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A Xiaomi vai reduzir a quantidade de publicidade na MIUI 11

A próxima versão da interface própria da Xiaomi, a MIUI 11 continuará a ter publicidade. Porém, será agora menos incomodativa e em menor quantidade. A princípio, continuaremos a ter esta sintomática dentro dos seus dispositivos Android, por muito que se deseje o contrário, não será o fim deste conteúdo dentro da MIUI.

Apesar de às vezes ser mais tentador mascarar a verdade, nas palavras do CEO da Xiaomi, teremos mudanças.


Neste momento, grande parte dos utilizadores de um dispositivo móvel Android desta fabricante já se terão apercebido do quão incómoda pode ser esta prática. Por muito que se tente ignorar, às vezes acaba por ser irritante estarmos a navegar pelas definições da MIUI, e ser-nos apresentada uma publicidade, sem aviso.

Continuaremos a ter publicidade na MIUI 11

Aliás, não só nos seus smartphones, mas em praticamente todo o seu hardware. Dentro dos seus produtos, somos polvilhados com alguns anúncios aqui ou acolá. Trata-se de uma prática admitida pela Xiaomi como sendo uma fonte de rendimento, além de também ajudar a marca a manter os seus preços baixos.

A colocação de publicidade é feita a fim de obter uma fonte extra de rendimento. Porém, começa a ser um espinho na face da 4.ª maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis. Sobretudo agora em 2019, com a expansão global a ser a sua absoluta prioridade. Por conseguinte, algo tinha de ser feito.

Os seus produtos já são bem recebidos em Portugal, na Europa e em todo o mundo. Facto comprovado pelas diversas agências de análise de mercado que lhe atribuem o 4.º lugar no mercado mundial. Contudo, esta empresa fundada em 2010 tem ainda um longo percurso pela frente até que possa chegar ao atual Top 3.

Menos publicidade nos dispositivos Xiaomi

Era, porém, uma questão de tempo até que a contestação dos utilizadores subisse de tom. Agora, as queixas fazem-se sentir não só na Europa, mas também na Índia, mercado por si dominado, bem como na China, o seu mercado natal. Perante esta crescente aversão à publicidade incomodativa, Lei Jun já se pronunciou.

Através da rede social chinesa Weibo, o CEO da Xiaomi deu a saber que iria resolver a questão:

Nós (Xiaomi), vamos absolutamente remover as publicidades incomodativas que afetam a experiência de utilização, bem como as publicidades vulgares e antigas / militares.

O seu testemunho na rede social foi colhido pela IT Home que, entretanto, também o deu a conhecer. O CEO da empresa aproveitou uma publicação para tocar em alguns pontos da sua próxima interface para dispositivos Android. Aí mesmo, foi interpelado por um dos utilizadores, descontente com a MIUI 10.

Ainda que sejam declarações promissoras, isto não significa que a MIUI 11 estará isenta de anúncios ou publicidade. Aliás, tal como aponta também a imprensa internacional, a remoção total é altamente improvável tendo em conta que esta é uma das principais fontes de receitas para a fabricante Android.

A MIUI 11 será baseada no Android Pie 9.0

Nesse sentido apontam também a recente publicação na página oficial da MIUI. Aí, através das redes sociais, a empresa deu a saber que existem outras questões igualmente pertinentes e que merecem toda a atenção da marca. Portanto, dedicará a sua atenção (também) a outros pontos, atendendo assim ao feedback do público.

A Xiaomi é uma empresa dedicada sobretudo ao Mobile Internet pelo que seria contraproducente abdicar de uma fonte tão importante de rendimento. Contudo, é já um bom sinal e teremos, à partida, uma redução na quantidade, teor e formato da publicidade apresentada. Mais uma vez, de acordo com as declarações do CEO.

Por fim, se também está à espera da chegada da MIUI 11, terá que aguardar um pouco mais. A interface, baseada no Android Pie 9.0, deverá chegar no final do verão. Até lá, estaremos atentos a qualquer desenvolvimento.

Deveria a Xiaomi abolir esta prática, mesmo que isso significasse um aumento de preço nos produtos?
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