Pplware

A Google vai atualizar as suas aplicações mais importantes mesmo que não saiba o que é a Play Store

A Google está a testar uma nova forma de atualizar as aplicações de sistema e conteúdo pré-instalado, mesmo que o utilizador não tenha feito login no smartphone em questão. A medida foi recentemente comunicada tecnológica norte-americana aos programadores de software Android.

Na prática, a empresa está a testar uma forma de atualizar as aplicações de sistema, mesmo que o utilizador, por exemplo, não aceda à Play Store.


Através de um email enviado aos programadores Android, a Google fez saber que estava a testar a nova ferramenta supracitada. Uma forma de atualizar automaticamente todas as aplicações de sistema, mesmo que o utilizador não se tenha inserido a sua conta ao configurar o novo dispositivo.

Atualização automática de todas as aplicações de sistema

Tal como notaPhonearena, a função será aplicada a dispositivos que utilizem o Android Lollipop 5.0 ou superior. Contudo, os utilizadores poderão optar por não tirar proveito desta função, sendo-lhes assim  dada a opção de a desativar.

Aos programadores Android, a Google pede que este verifiquem e se as suas aplicações funcionarão como desejado, mesmo se o utilizador nunca aceder à Play Store, a título de exemplo. Mais concretamente, com a implementação desta novidade, a utilização de uma conta Google não será um pré-requisito para usufruir de atualizações para as aplicações.

Caso a tecnológica de Mountain View implemente efetivamente esta nova opção, o que é que mudará para o utilizador? Aqui, se o seu smartphone ou tablet estiver a utilizar o Android 5.0 Lollipop ou uma versão superior, não terá que se preocupar com as aplicações de sistema.

Não usa a Play Store ou não introduziu a conta Google?

Ainda que não aceda à Play Store. Ainda que não tenha inserido o seu email na configuração inicial do smartphone ou tablet. Isso não fará diferença. Desde que este utilize pelo menos o Android Lollipop ou uma versão mais recente, estas aplicações basilares serão atualizadas.

Estas sendo as aplicações mais importantes do seu smartphone ou tablet Android. Cruciais para o bom funcionamento do seu dispositivo, na sua maioria são verdadeiramente indispensáveis. Assim, a Google quer garantir que pelo menos estas aplicações estarão sempre atualizadas.

Pode ler-se no comunicado da Google aos programadores:

Nos próximos meses, a Google Play vai começar a testar uma nova função que permitirá a atualização automática de aplicações pré-instaladas. A atualização será igualmente automática para os utilizadores que não se registaram ou introduziram a sua conta Google. Os utilizadores poderão desativar esta opção a qualquer altura, caso assim desejem.

Esta nova função dará aos utilizadores uma experiência mais consistente em vários dispositivos e permitir-lhes-á desfrutar das melhores e mais recentes funcionalidades preparadas pelos programadores. Por sua vez, isto ajudará também os programadores a reduzir custos pois desta forma não terão que suportar versões obsoletas do sistema Android.

Por fim, a grande maioria dos utilizadores Android introduz a sua conta Google ao configurar o seu novo smartphone ou tablet Android. Assim sendo, esta medida não deverá afetar um número significativo de utilizadores. Não que isto retire algum mérito à iniciativa.

A Play Store é o exemplo paradigmático para fruição dos serviços Google

A maior parte dos utilizadores Android, para usufruir dos serviços da empresa, acaba por introduzir a sua conta. Quando muito não seja, para aceder ao email. Contudo, não deixa de ser uma benesse, até para quem nunca acedeu à Play Store.

Seja por desconhecimento do utilizador ou de forma propositada, a empresa não quer deixar ninguém com aplicações de sistema desatualizadas. Note-se que esta é apenas uma das mais recentes alterações introduzidas pela empresa de Mountain View.

 

 

 

Exit mobile version