Pplware

A Google quer tornar o seu Android mais seguro e por isso desativou esta função

A tecnológica de Mountain View, Google, está constantemente a desenvolver novas funcionalidades e formas de melhorar todo o seu ecossistema de produtos e serviços. Entre eles, temos o sistema operativo Android para o tornar mais seguro, acabou por perder uma função, a Voice Match Unlock.

Presente em alguns dispositivos móveis Android, através da Assistente Google o equipamento podia ser completamente desbloqueado com um comando de voz.


Bastando dizer “Ok Google”, através do Voice Match Unlock, o dispositivo móvel desbloqueava-se completamente. Entretanto, foi constatado que era possível iludir este sistema com uma simples gravação ou memorando de voz do utilizador registado. Por outras palavras, tornava-se extremamente fácil aceder ao equipamento.

O Voice Match Unlock podia ser facilmente enganado

Ainda que fosse uma maneira fácil e eficaz de desbloquear o dispositivo Android, era igualmente fácil enganar o sistema. O reconhecimento da voz registada não consegue distinguir uma gravação de uma pessoa real a lançar o comando “Ok Google”. Algo que estava a deixar alguns utilizadores expostos a invasões à sua privacidade.

Esta função estava presente nos novos Google Pixel 3, bem como no Google Pixel 3 XL. Agora, a própria tecnológica de Mountain View está a revogar as permissões do Voice Match Unlock. Assim sendo, coloca-se um ponto final no desbloqueio do smartphone através do reconhecimento da voz.

De acordo com o relato do portal 9to5Google, após a última atualização, esta função passou a chamar-se apenas Voice Match (correspondência de voz). Tal como é apontado por esta publicação, foi a própria Google a remover a possibilidade deste mecanismo desbloquear totalmente o smartphone. Tudo isto com a voz.

A Google removeu esta função do sistema Android

Contudo, o Voice Match não desapareceu. Ainda que não desbloqueio o dispositivo Android, dar-lhe-á informações de cariz mais pessoal. Aqui, por exemplo, os emails mais recentes, os compromissos da agenda, voos reservados, ou até mesmo contas a pagar, bem como outras informações diretamente ligadas ao utilizador.

Cumpre ainda salientar que os utilizadores poderão continuar a usufruir da assistente virtual da Google, mesmo sem ter desbloqueado o equipamento. Sem recurso à autenticação da impressão digital ou código PIN, mas temos algumas alterações. Com o dispositivo bloqueado, será apresentado um cadeado – imagem acima.

O ícone sinaliza que a assistente só lhe dará algumas informações, mais pessoais. Algo que só mudará quando o dispositivo Android for devidamente desbloqueado. Note-se que até ao momento, com um comando da assistente virtual, ao dar um toque no ecrã desbloqueava o terminal.

Por fim, esta mudança não deixará o utilizador, por exemplo, mandar a assistente reproduzir alguma música em determinado objetivo. Algo que até ao momento era perfeitamente exequível com o comando “Ok Google, play X”.

Agora, terá que desbloquear o equipamento Android antes de poder ordenar este tipo de comandos. Assim, passa a ser necessário efetuar mais um passo, estando o utilizador mais alerta. Numa última nota, a atualização já está a ser distribuída pela própria tecnológica.

Exit mobile version