Nos últimos meses muito se tem debatido sobre o fraquejar da Samsung e a opinião é unânime “A culpa é da concorrência chinesa! (e também da própria Samsung)”.
A confirmar tal situação, foi agora publicado um estudo pela TrendForce que dá conta que 40% dos smartphones vendidos em todo o mundo são de fabricantes chineses. Um valor simplesmente impressionante que, sendo as projecções, poderá passar para os 50% daqui a dois anos.
450 milhões de smartphones vendidos até ao final de 2014 é este o número que os fabricantes chineses esperam alcançar já neste final de 2014 (um crescimento de 38,6% face a 2013).
A Lenovo, Huawei, Xiaomi e OnePlus lideram o mercado de vendas, de acordo com a TrendForce, e espera-se que em 2016 metade dos smartphones vendidos em todo o mundo sejam de fabricantes chineses.
Só para 2015, a Huawei, Lenovo e Xiaomi esperam vender, em conjunto, cerca de 300 milhões de smartphones.
O estudo mostra também que 30% das vendas da Huawei e ZTE foram fora da Chiae. Com o objectivo de fugir à saturação do mercado local, as empresas chinesas irão apostar na Índia e América Latina, onde a penetração de smartphones é baixa.
Via TrendForce