Pplware

WhatsApp: saiba se alguém está a ver as suas mensagens via Web

O WhatsApp Web é a versão para computadores do serviço de mensagens mais popular da atualidade. A versão, que pode ser utilizada através de um navegador como, por exemplo, o Google Chrome, trata-se de uma ferramenta deveras útil. No entanto, acaba por trazer também algumas preocupações para os utilizadores.

Uma vez registado na versão Web no seu computador, é possível que outra pessoa leia as suas mensagens.


Ainda que possa parecer rebuscado, não é um cenário tão impossível quanto isso. Imagine, por exemplo, que deixa o seu computador ligado e, entre os separadores abertos está o WhatsApp Web. A partir daí, é possível que outra pessoa passa a “espiar” as suas mensagens com relativa facilidade.

Utiliza o WhatsApp Web no seu computador?

O primeiro passo, ainda que estritamente óbvio, passa por ter o cuidado de encerrar sempre o seu computador, ou então fechar pelo menos todos os separadores do navegador. No entanto, importa ainda perceber como é que pode sincronizar a conta do WhatsApp do seu smartphone, para o computador – versão Web.

Para tal, é necessário identificar, com o smartphone (ou tablet), o código QR apresentado no ecrã do computador. Com efeito, este é o mecanismo de segurança implementado pela plataforma de mensagens. É, ao mesmo tempo, uma solução relativamente segura, mas acima de tudo bastante conveniente.

 

 

Ainda assim, é relativamente fácil ou pelo menos dentro do reino do possível, alguém pegar no seu smartphone ou tablet. Em seguida, por exemplo, com um computador portátil basta aceder à versão Web da plataforma através do seu navegador. Alternativamente, pode ser utilizada a aplicação para computadores.

Independentemente da opção tomada, ao abrir o WhatsApp Web, ser-lhe-á apresentado o código QR. A partir daí, basta apontar a câmara do smartphone para o mesmo. Em segundos, a sincronização e autenticação será feita de forma automática. Findo o processo, terá todas as mensagens e chats também no computador.

O “truque”? Ficar atento ao seu smartphone Android ou iOS

Mais concretamente, fique atento à barra de notificações do seu dispositivo móvel. Note-se que uma vez ativa a versão Web do WhatsApp, aparecerá um ícone caraterístico a expressar isso mesmo. Portanto, se não se lembra de ter utilizado esta versão para computadores, então alguém o pode ter feito por si, mesmo sem saber.

Se vir o ícone, apresentado em seguida, na barra de notificações do seu dispositivo móvel saberá que algures está ativa a versão Web. Algo que sucede em todos os telefones, independentemente do modelo, ou sistema operativo. Este é o sinal de avisto e/ou alerta.

 

 

Já a partir do seu smartphone, ou tablet, pode ver as sessões ativas. Para tal, após abrir a aplicação clique no símbolo das Definições. Em seguida, escolha “versão Web” e, a partir daí, verá um menu / janela idêntica à imagem apresentada em seguida. Aí verá um relatório sucinto da atividade da sua conta.

Aceda ao WhatsApp Web via app

Ainda dentro deste menu, a partir da aplicação do WhatsApp, pode fechar todas as atividades Web. Algo que deve fazer de imediato caso não tenha sido o próprio a dar início às mesmas. Além disso, pode impedir novos acessos a partir de um determinado computador. Na prática, é uma forma de evitar reincidências.

 

Acreditamos que a sua privacidade deve ser assegurada. Como tal, cientes da popularidade desta plataforma de mensagens, a mesma torna-se também num alvo tentador para olhares indiscretos. Esperamos ainda que tire proveito destas dicas de segurança, por muito simples que possam ser, convém não as descartar.

Esperamos ainda que a versão multiplataforma do serviço venha também reforçar toda a sua segurança.

Leia mais…

 

Exit mobile version