Pplware

WhatsApp testa função que permite o bloqueio de mensagens

Com o intuito de continuar a combater a propagação de fake news, o WhatsApp está a testar uma nova função para a sua plataforma. Assim, temos já na nova versão beta para Android e iOS a possibilidade de bloqueio de mensagens reencaminhadas. A nova opção já está a ser distribuída aos utilizadores interessados no seu teste.

Em causa está a versão beta para Android, 2.19.86, e a versão beta para iOS 2.19.40.23, já em circulação.


Como resultado de uma política mais rigorosa no combate às notícias falsas, o WhatsApp dará mais controlo aos utilizadores. Assim, o bloqueio de mensagens reencaminhadas mais de 5 vezes, poderá impedir a sua contínua distribuição, ainda que não elimine por completo este flagelo dentro da plataforma de comunicação.

O bloqueio de mensagens reencaminhadas no WhatsApp

Aliás, este bloqueio de mensagens poderá servir diversos propósitos. Com o propósito de evitar a propagação de uma determinada mensagem, o utilizador poderá assim colocar um travão em vários conteúdos. Estes incluem temáticas como o dinheiro contrafeito, vendas de credenciais e, por exemplo, pornografia.

As novidades foram detetadas pela publicação WABetaInfo que acompanha o desenvolvimento do WhatsApp e respetivas funções. Assim, de acordo com o seu relato, vemos esta nova função a ser testada nas apps para Android e iOS da plataforma de comunicação instantânea. Em seguida vemos um exemplo da nova função.

O utilizador poderá, portanto, definir o bloqueio de mensagens frequentemente reencaminhadas entre os vários grupos do WhatsApp. A nova função terá sido desenvolvida com base nas queixas dos utilizadores, e perante realidade verificada. Assim, o utilizador passará a ter mais uma opção ou ferramenta à sua escolha.

Já em fase de testes na app para Android e iOS

Com efeito, a nova medida está a ser testada em ambas as plataformas Android e iOS. Tal como já é hábito, o WhatsApp testa as novas funções durante um certo período de tempo antes de decidir distribuir as novidades ao grande público. Algo que permite à empresa despistar possíveis erros, evitando uma experiência instável.

Ainda de acordo com a WABetaInfo, o WhatsApp vai apelidar estas mensagens de frequentemente reencaminhadas, não contemplando o conteúdo, mas sim o número de vezes que essa mensagem circulou dentro da sua plataforma. O controlo final ficará assim entregue ao utilizador do serviço.

Portanto, este bloqueio de mensagens afetará os conteúdos partilhados mais de 5 vezes em grupos do WhatsApp. A partir daí, as imagens, vídeos, arquivos de áudio ou texto serão identificados pela app. Algo que, por exemplo, dará aos administradores dos grupos a possibilidade de impedir uma nova partilha do conteúdo.

Pelo menos em teoria, a função poderá prevenir o envio de notícias falsas, uma das recentes prioridades do WhatsApp. Seja através das novas regras para adicionar pessoas aos grupos, até ao limite de reenvio de mensagens até 5 grupos em simultâneo, são várias as medidas similarmente aplicadas desde o início de 2019.

Considera proveitoso o bloqueio de mensagens reencaminhadas no WhatsApp?
Exit mobile version