Já foram detetadas falhas na aplicação WhatsApp que estão a permitir aos hackers manipular mensagens em conversações públicas e privadas através da app. Fazem-no para difundir, assim, informação falsa, com do nome de remetentes nos quais os utilizadores confiam. É a mais recente ameaça a ser descoberta.
A app de mensagens instantâneas goza de uma popularidade incontestável, mas há novos riscos!
O serviço detido pelo grupo Facebook é também um alvo extremamente atraente para mentes mal intencionadas. Por conseguinte, é já rotineiro encontrarmos relatos das mais variadas tentativas de subversão e esquemas com vista a tirar proveito da parte mais incauta. Com efeito, esta é mais uma destas instâncias.
A nova falha no WhatsApp está a ser aproveitada pelos hackers
“O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais popular do mundo. Estas falhas na segurança que foram encontradas na app são, de facto, muito preocupantes, uma vez que os utilizadores podem ser humilhados numa conversa de grupo, através de mensagens falsas enviadas pelos hackers. No entanto, isto não significa que se deve deixar de utilizar o WhatsApp.
Apesar destes «bugs» na segurança serem muito perigosos, a verdade é que são muito comuns em qualquer software. Os utilizadores devem ser muito cautelosos ao utilizar a app, principalmente nas conversas de grupo.
Em caso de suspeita, os utilizadores devem confirmar com o remetente a autoria das mensagens, numa conversa privada. Recomendamos fortemente que os utilizadores se mantenham atentos às atualizações recentes do WhatsApp e que façam o download das novas versões o mais rápido possível, de forma a permanecerem em segurança”.
As mensagens privadas dentro da app estavam a ser visadas pelos hackers
A falha foi descoberta pela agência de segurança Kaspersky, fonte que permanece atenta às questões de ciber-segurança. No entanto, já no passado vimos até cidadãos comuns a reportar erros ou falhas similares, com a empresa a encetar esforços para as corrigir logo que possível. Este é o grande valor das investigações.
Em síntese, para fazer frente a esta falha na app, recomendamos que atualize a mesma. Isto é, logo que a empresa disponibilizar uma nova versão, lembre-se de a receber no seu terminal. Algo que vale tanto para dispositivos móveis Android e iOS.
Alguma vez sentiu que uma das suas mensagens privadas pudesse ter sido alterada?
Leia mais…