Desde que o escândalo da Cambridge Analytica veio a público e foi revelado que os dados dos utilizadores do Facebook eram usados sem qualquer controlo que a confiança na maior rede social da Internet desceu a níveis muito baixos.
Isso refletiu-se no abandono de muitos e numa diminuição clara no número de utilizadores do Facebook. Os mais recentes dados apresentados mostram que o Facebook ainda cresce, mas a um ritmo muito mais baixo a que esta rede nos habituou.
Com razões claras e bem conhecidas, o crescimento do Facebook já não é o que nos habituámos a ver nos últimos anos. Os dados do terceiro trimestre de 2018 mostra que o crescimento desta rede social está estagnado.
O fim do crescimento dos utilizadores do Facebook
O número de utilizadores ativos diariamente parou de crescer na América do Norte, com 185 milhões. No caso da Europa, e resultado do RGPD, este número desceu de 279 milhões para 278 milhões. Esta quebra tinha já sido vista com a perda de 1 milhão de utilizadores ativos mensais.
No geral, o Facebook continua a crescer nos mercados internacionais, tendo adicionado 9% no acumulado do ano a ano no que toca a utilizadores ativos diários, sendo agora de 1,47 mil milhões. Quando a medida é de utilizadores ativos mensais, este número cresce para 2,27 mil milhões de pessoas, tendo aumentado 10% face ao ano passado.
No geral, o Facebook continua a crescer nos mercados internacionais, tendo adicionado 9% no acumulado do ano a ano no que toca a utilizadores ativos diários, sendo agora de 1,47 mil milhões.
Quando a medida é de utilizadores ativos mensais, este número cresce para 2,27 mil milhões de pessoas, tendo aumentado 10% face ao ano passado.
As receitas do Facebook não abrandaram
Mas, e mesmo com este cenário menos positivo, é na publicidade que o Facebook continua a crescer mais. A rede social revelou que neste trimestre as receitas provenientes de publicidade cresceram 33% face ao ano anterior, o que se converte em 13,73 mil milhões de dólares.
Como está a Família dos serviços do Facebook
Olhando de forma global para todos os serviços que a rede social disponibiliza, onde temos o Facebook, WhatsApp, Instagram e o Messenger, foi anunciado que os utilizadores mensais são já 2,6 mil milhões. Mais de 2 mil milhões de pessoas usam um destes serviços todos os dias em média.
Estas não são boas notícias para o Facebook, com a quebra evidente dos utilizadores nos seus principais mercados. Ainda assim as suas receitas cresceram, em particular na publicidade, uma das suas principais fontes de receitas.
Resta saber o que acontecerá no futuro, agora que estes casos de quebra de privacidade começam a ser esquecidos e os utilizadores começam a querer voltar.