Têm sido frequentes as novidades no Twitter. A ideia é rejuvenescer esta rede social e dar-lhe mas funcionalidades. Entre as muitas novidades que surgiram nos últimos anos estão estão as mensagens privadas. Ao contrário do esperado, descobriu-se agora que estas não estão a ser eliminadas quando os utilizadores as apagam das suas contas.
As mensagens diretas do Twitter são uma forma simples dos utilizadores comunicarem entre si dentro desta rede. Não são públicas e podem ser rapidamente eliminadas, tanto na conta do emissor como na conta do recetor.
Mensagens privadas que utilizadores apagam são mantidas
O que se descobriu agora contraria esta ideia natural e esperada pelos utilizadores desta rede. Um investigador de segurança detetou que estas mensagens continuam presentes e até acessíveis anos depois de eliminadas.
O Twitter tem descrito nas suas regras que estas seriam eliminadas e que iriam desaparecer. Ao confirmar-se esta situação, a mesma representa uma falha grave de privacidade dos utilizadores, que vê as suas mensagens a serem mantidas.
Os dados das contas apagadas no Twitter são mantidos
Este mesmo investigador descobriu outro problema de segurança. Ao retirar os seus dados pessoais do Twitter encontrou referencias a contas já eliminadas ou suspensas há alguns anos. Esses dados vão desde informações de contas e até mensagens.
O problema aqui está mais uma vez nas regras do próprio Twitter. A informação disponível diz que os dados são eliminados ao fim de 30 dias numa conta apagada. No limite, e em casos especiais, a rede social pode guardar estes dados por 90 dias.
O Twitter já reconheceu este problema e garantiu que o irá investigar. Claro que irá também eliminar estes dados e confirmar que estas situações não acontecem no futuro. Esta é mais uma quebra de privacidade que atinge as redes sociais e expõem os dados dos utilizadores.