O Twitter é, desde o seu lançamento, uma rede social em que as palavras valem ouro. Com apenas 140 caracteres disponíveis, os utilizadores têm de ser sucintos e objectivos no que querem partilhar.
Mesmo com esta limitação natural esta é uma rede de sucesso e em breve poderá ver surgir novidades que a vão mudar de forma radical. Existe dentro do Twitter a vontade e a ideia de remover a limitação dos 140 caracteres.
A utilização do Twitter sempre esteve limitada à utilização de 140 caracteres e esta é uma as suas características mais marcantes e até mais interessantes.
Com esses 140 caracteres os utilizadores têm de expressar as suas ideias e os seus comentários. Com o passar dos anos o Twitter foi reforçado com a presença de imagens e até de vídeos, que vieram aumentar as suas potencialidades.
Estas novidades eram uma das formas mais usadas sempre que os utilizadores queriam partilhar textos mais longos, fotografando-os ou filmando-os.
Mas este problema pode estar resolvido em breve com o alargamento do número de caracteres disponíveis. A ideia tem estado a tomar forma dentro do Twitter e até o seu actual CEO, Jack Dorsey, está receptivo a esta ideia.
People have been very precious at Twitter about what Twitter can be and how much it can be evolved. Having Jack come in and say it’s okay makes all the difference in the world.
Caso se concretize esta será uma das maiores mudanças que o Twitter sofrerá, mudando-o de forma completa.
Na verdade o Twitter já realizou esta alteração no seu serviço de mensagens directas, onde actualmente não existe qualquer limite máximo de caracteres.
Mesmo sendo uma vertente diferente e menos visível do seu serviço, a alteração que as mensagens directas sofreram garantem uma muito maior usabilidade aos utilizadores.
Estando desesperado para cativar os utilizadores, e assim aumentar os seus lucros, o Twitter tem de se reinventar e dar acesso a melhorias que tornem o seu serviço mais atractivo.
Se os utilizadores querem ter a capacidade de partilhar mais texto, então o Twitter adaptar-se-à e disponibilizará esta melhoria. A verdade é que ao fazê-lo pode estar a perder uma das sua características mais emblemáticas e apelativa.
Esta é ainda apenas uma ideia e uma discussão interna dentro do Twitter, e que será alvo de testes intensivos antes de ver a luz do dia, se algum dia chegar a ser lançada.