Habituámo-nos a ver as redes sociais como lugares onde deixamos toda as nossas memórias. Acreditamos que uma vez ali, ficam guardados para sempre. Isto não é verdade, como agora se está a provar.
O MySpace, uma antiga rede social, anunciou agora que todas as fotos, vídeos e músicas com mais de 3 anos foram apagadas. Infelizmente este processo é irreversível e irrecuperável.
Muitos lembram-se do MySpace como uma das maiores redes sociais há alguns anos. Era ali que se guardavam imagens, vídeos e músicas, à imagem do que hoje fazemos nas redes disponíveis.
O MySpace apagou dados dos seus utilizadores
Agora, como muitos utilizadores estão a descobrir, os seus dados nesta rede desapareceram. Do que se sabe, todas as fotos, vídeos e músicas com mais de 3 anos foram apagados do MySpace, de forma irreversível.
Apesar de apenas ter sido reportado agora, há mais de 1 ano que alguns utilizadores notaram esta situação. Segundo estes, muitas das músicas que tinham carregadas deixaram de funcionar e não estavam disponíveis para serem descarregadas.
Justificação revela que culpa foi de uma migração de dados
A justificação que o Myspace apresentou para esta situação não é normal e poucos a entendem. Segundo o que é descrito num email, tudo terá acontecido numa migração de dados de servidores, que levou a esta situação.
Supostamente o MySpace estaria há já algum tempo a tentar solucionar esta situação, sem que no entanto tenha conseguido recuperar os dados que foram eliminados neste processo. Apenas agora admitiram que este processo é irrecuperável.
Fotos, vídeos e músicas estão perdidas para sempre
Assim, anunciaram aos utilizadores que os dados com mais de 3 anos deixaram de estar disponíveis no MySpace, sem hipótese de recuperação. Todos os dados carregados entre 2003 e 2015 desapareceram de forma definitiva.
Myspace accidentally lost all the music uploaded from its first 12 years in a server migration, losing over 50 million songs from 14 million artists. https://t.co/OyKB5Dxtw9
— Andy Baio (@waxpancake) March 18, 2019
Esta perda é para muitos irreparável pois era no MySpace que alojavam a sua música e outros dados. Alojaram ali de forma cega e confiaram que esta rede nunca teria problemas e que, por isso, nunca perderiam toda a sua informação.
O MySpace foi em tempos uma das maiores redes que existiam na Internet. Em 2006 chegou a ter mais tráfego que o Goole e era um marco da Internet. Perderam-se assim 12 anos de dados, que correspondem a mais de 50 milhões de músicas de 14 milhões de artistas.