Pplware

Meta é multada em 256 milhões de euros na UE por não proteger os dados dos utilizadores

As grandes tecnológicas têm como principal bandeira a segurança dos utilizadores. Contudo, por tudo o que vamos assistindo, sabemos que só nós, somos responsáveis pela nossa informação e que facilmente, aquilo que colocamos online, pode bem acabar por ser do acesso de qualquer um ou dos mais ardilosos hackers.

A Meta deixou que os dados de milhares de utilizadores do Facebook fossem roubados, sem que a proteção devida fosse dada. Na sequência de uma destas ações, a Meta foi multada na UE em 256 milhões de euros. O regulador da Irlanda já multou a Meta em quase mil milhões de euros nos últimos 18 meses.


A Meta foi multada em 265 milhões de euros por não impedir que milhões de números de telefone de utilizadores do Facebook e outros dados fossem roubados e partilhados ou vendidos online. Esta é a segunda multa aplicada pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados apenas nos últimos meses, após uma multa de 405 milhões de euros em setembro.

Estas multas somam-se a outras que, só nos últimos 18 meses, perfazem mais de mil milhões de euros.

A multa agora aplicada surge em resposta à fuga de dados de 533 milhões de utilizadores do Facebook, datada de abril do ano passado.

A lista de dados recolhidos incluía números de telefone, datas de nascimento, endereços de e-mail e moradas, informações que poderiam ser exploradas em phishing e outros ataques. As informações privadas de juízes, agentes penitenciários, assistentes sociais, jornalistas e outros foram publicadas online, segundo a Comissão.

Meta contesta a decisão

Apesar da Meta ter alegado “maus atores”, no roubo dos dados, o regulador considerou que foram incumpridas obrigações do RGPD.

Agora, a Meta continua a contestar a decisão Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, contudo, não avançou se iria ou não contestar, ou pagar a multa.

Exit mobile version