A maior rede social da Internet tem de se adaptar periodicamente às novas realidades. São pequenas mudanças que concretiza, mas que melhoram de forma drástica a sua utilização.
O Graph Search, a sua pesquisa mais avançada e muito mais inteligente, tem lentamente assumido o seu papel e passado a estar presente de forma mais activa junto dos utilizadores.
Esta forma de pesquisa está agora a chegar aos dispositivos móveis e traz com ela outras novidades e melhorias que vão facilitar ainda mais a pesquisa.
O Graph Search surgiu no Facebook em Janeiro de 2013 e pretendia ser uma forma completamente diferente de pesquisar informação dentro da maior rede social do planeta.
Com esta pesquisa os utilizadores passavam a poder interligar a informação e a ter acesso a pesquisas sobre diversas coisas acerca dos seus amigos, locais, fotos e interesses.
Apesar de ainda não estar totalmente disponibilizada a todos os utilizadores, o Graph Search tem conseguido dar ao Facebook uma forma mais directa e útil de pesquisar informação.
Se o seu sucesso no desktop (interface web) tem sido grande, é agora a vez dos dispositivos móveis terem acesso a essa mesma pesquisa, alargando ainda mais a sua base de utilizadores.
Mas o Facebook tem sabido aproveitar bem todas estas novidades e resolveu adicionar uma novidade a esta pesquisa, que acompanhará também o Graph Search na sua transposição para o mundo mobile.
Falamos da pesquisa completa, que deixa de se limitar apenas a pessoas, páginas, grupos ou empresas e que se alarga também a qualquer post ou publicação que exista no Facebook.
Com esta nova funcionalidade a pesquisa fica muito mais alargada e sempre virada para os conteúdos que são publicados no Facebook.
Claro que esta pesquisa estará sempre abrangida pelas regras de privacidade e segurança que o Facebook impõe, estando limitada apenas ao que se pode ver na timeline do utilizador, publicado pelo mesmo ou por qualquer um dos seus contactos.
As novidades apresentadas vão agora começar a ser lançadas primeiro no iOS e apenas nos Estados Unidos. Há planos do Facebook para serem alargados ao Android e ao Windows Phone, bem como a outros países, mas ainda sem qualquer data anunciada.
Este é mais um pequeno passo dado pelo Facebook, mas que mostra que os desenvolvimentos nas plataformas móveis são o seu principal foco e que querem dar-lhes o máximo de funcionalidades que conseguirem.
A nova pesquisa é também uma evolução importante, ao dar acesso a ainda mais informação, muita dela que deixámos para trás e que de outra forma não conseguiríamos voltar a encontrar.