Em breve, no seu Facebook, poderá ter uma secção inteiramente dedicada às notícias e atualidade. Segundo uma nova fonte, a rede social prepara-se para implementar um novo separador em que a imprensa poderá publicar o seu material, criando essencialmente um “quiosque” online, dentro da plataforma.
Já não é a primeira vez que a possibilidade é sugerida, com Mark Zuckerberg a apontar nesse sentido.
A empresa norte-americana terá feito uma oferta milionária a várias fontes noticiosas e principais entidades no setor das notícias. O relato, de acordo com o Wall Street Journal, fala em sérios esforços por parte do Facebook em conseguir o licenciamento para que o conteúdo fosse apresentado na nova secção da rede social.
Prepara-se para uma secção de notícias dentro do Facebook
Ainda de acordo com a fonte, a rede social estaria disposta a desembolsar 3 milhões de dólares por ano. Em troca, as notícias seriam apresentadas por várias organizações de renome, a partir da nova secção a ser criada e ultimada para a rede social. Além disso, contamos com a sua introdução durante o próximo outono.
Mais ainda, temos a indicação que o Facebook já terá reunido com a cadeia ABC News, detida pelo grupo Disney. De igual modo, também o The Washington Post e a Bloomberg terão sido contactadas. Aliás, a peça avança ainda outras figuras de dimensão similar, ou menor, a serem contactadas pela rede social.
No entanto, não sabemos se alguma destas entidades e grupos noticiosos já deu uma resposta, positiva, ou negativa à rede social. Acredita-se ainda que as negociações estão a decorrer neste momento. De igual modo, é apontado que os contratos estipulam um entendimento de duração variável, entre os três a quatro anos.
Um novo hub de notícias na rede social?
Ainda que alguns destes parceiros e valores possam surpreender, os planos já haviam sido sugeridos por Mark Zuckerberg. Com efeito, logo no início deste ano, Zuckerberg deu a conhecer as suas intenções em criar a nova secção de notícias. Algo que poderá assumir os contornos de um quiosque digital, agora na rede social.
A medida surgirá acompanhada dos esforços da Apple que também lançou o seu serviço de subscrição mensal para acesso a jornais e revistas. No entanto, não descartamos a hipótese de a nova aba, ou secção, dentro do Facebook ser de acesso gratuito. Algo que nos poderá conceder conteúdos exclusivos na rede social.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, poderemos ter aqui uma mistura entre artigos completos e trechos, ou sinopses de outras matérias. Isto é, um pouco de ambos, com a tónica a recair na diversidade de conteúdos e fontes dentro do Facebook. Já o modelo de negócio em si, acredita-se ser simbiótico, mas ainda sem certezas.
Se, por um lado, do Facebook chegaria mais tráfego (visitantes), aos sites de notícias, o Facebook poderia também pagar a estas agências por cada notícia. De momento não conhecemos os contornos desta próxima “aventura” da rede social.