A importância de um utilizador, hoje em dia, vai muito para além do que os serviços que utiliza. Os dados que fornece às empresas são muitas vezes o seu maior bem.
O Facebook é um dos serviços que mais dados recolhe e agora quer colocá-los numa nova perspectiva. O Facebook quer prever a localização dos seus utilizadores antes mesmo destes chegarem ao seu destino.
Ainda não existe qualquer materialização desta ideia que seja conhecida, mas sabe-se que o Facebook está a trabalhar numa forma de prever a localização dos seus utilizadores, mesmo quando estes não estão ligados e a fornecer dados.
Para isso submeteu várias patentes que descrevem um sistema que faz uso de várias variáveis para conseguir determinar essa localização, de forma precisa e, muitas vezes, antes mesmo dos utilizadores chegarem a esse suposto destino.
Dessas patentes surge uma ideia chamada “Offline Trajectories”, que usa algoritmos de machine learning algorithms para analisar os dados de localizações anteriores e também informações de localizações de amigos e desconhecidos, para calcular a probabilidade de um determinado destino.
Depois, e com todos esses dados, o Facebook irá calcular o destino e pré-carregar informação específica sobre esses locais, conseguindo dar ao utilizador informação útil para o caso de não existir ligação à rede nesses locais.
Claro que os críticos já se colocaram em campo e questionam a legitimidade do Facebook em usar esta tecnologia, mostrando que com esta informação a privacidade volta a estar em causa e que os dados dos utilizadores vão ser usados em propósitos menos claros.
Esta não é uma ideia nova, até porque a Google já em 2016 teve um sistema similar em testes no Android, que acabaria por deixar cair, precisamente por questões de privacidade. O Facebook volta agora a pegar nesta ideia e vai, provavelmente, usá-la para garantir uma presença ainda mais forte junto dos utilizadores.