Pplware

Facebook testa dialer para Android, com bloqueio de chamadas

O Facebook tem estado a investir de forma muito intensa na criação de aplicações dedicadas aos dispositivos móveis. Esta é uma área de interesse e onde a empresa quer ter uma posição muito forte.

Tomando como base a sua aplicação de acesso ao seu serviço principal, tem-se ramificado em ofertas que complementam as necessidades dos utilizadores, criando novas aplicações e novos serviços.

Uma nova aplicação poderá estar a preparar-se para chegar, dedicada às chamadas de voz e com a possibilidade de bloquear chamadas não desejadas.

A nova aplicação, de nome Phone, pretende substituir a aplicação nativa do Android, dando aos utilizadores mais uma alternativa para esta função.

Ainda não está disponível na Play Store mas já começa a surgir a alguns utilizadores como alternativa, dentro da própria aplicação do Facebook.

Não é claro se esta será um aplicação exclusiva para a rede de utilizadores do Facebook ou se poderá ser usada fora desta, mas garantidamente poderá ser usada para realizar chamadas de voz para os contactos que estejam na lista do Android.

Uma funcionalidade que o Phone vai ter é a possibilidade de serem criadas listas de exclusão de chamadas, garantindo que os números de telefone que constarem dessa lista não vão poder ligar para o utilizador.

A novidade deverá integrar a capacidade de realizar chamadas dentro da rede do Facebook, já disponível para todos os utilizadores, integrando-a com o normal serviço de chamadas do Android.

Poderá fazer a identificação dos utilizadores e encaminhar as chamadas dentro da rede de voz do Facebook mesmo que estes dois utilizadores estiverem ligados entre si directamente, salvaguardando a privacidade e não dando acesso a dados do destinatário da chamada, mas mostrando informação variada sobre o contacto que está a ligar.

Dadas as limitações do iOS nesta área é pouco provável que o Phone seja disponibiliza noutra plataforma que não o Android.

O Phone será mais uma aplicação do Facebook dedicada aos dispositivos móveis, que terá uma integração grande com a maior rede social do planeta e que conseguirá manter os utilizadores dentro desta, mantendo-os ligados e a interagirem.

É curiosa a escolha do nome da aplicação, Phone, mantendo-se na mesma linha de nomes usados antes, que estão associados à função da aplicação.

Esta fuga de informação deverá ter sido resultado de uma falha dentro do próprio Facebook, uma vez que a indicação que surge na mensagem apresentada aos utilizadores indica que é uma aplicação apenas para uso do próprio Facebook.

O Phone será eventualmente lançado e passará a fazer parte da oferta de aplicações do Facebook, dedicadas a suprir outras necessidades dos utilizadores, mesmo as que não estão relacionadas directamente com a rede social e com os serviços que esta presta.

Exit mobile version