O Facebook está a melhorar os seus botões de interacção, será fruto de um abrandamento no interesse dos utilizadores ou é hora de uniformizar a sua imagem?
A rede social mais utilizada no planeta, o Facebook, tem sofrido nos últimos tempos algumas alterações estéticas, principalmente na aplicação móvel. Agora, para acompanhar esta evolução gráfica, foram também melhorados outros componentes espalhos dos milhões de sítios.
O Facebook desenhou esta nova linha de botões para ir ao encontro do trabalho feito na app para os dispositivos móveis. Agora, o tradicional botão do Gosto e da Partilha, que há anos não evoluíam, têm agora algumas alterações.
O famoso “f” de Facebook irá agora desaparecer, ficando apenas a mão com o sinal de positividade.
Estes botões já eram utilizados nas aplicações móveis, no entanto, vão agora mudar no próprio site. Se o botão de “gosto” irá perder o “f”, o mesmo não acontece no botão de “Partilhar” e “Seguir” que irão manter o “f”, ganhando um design mais simples e minimalista. Já na versão móvel, os botões irão ganhar um novo tamanho mais cómodos para o utilizador.
Como será feita esta alteração?
Os proprietários dos sites não necessitam de fazer absolutamente nada. O processo será feito de forma automático em cada sítio onde tenha o antigo design. A rede social promete que nas próximas semanas as alterações estarão feitas em todos os locais. Assim, nos websites que já tinham a integração antiga, irão aparecer os novos botões.
Mas as novidades passam também por novas extensões do Chrome que prometem facilitar a partilha de publicações mas também ajudam a que possamos guardar publicações para ver depois. O Facebook considera ser importante a nova ferramenta para que os utilizadores possam guardar o que estão a ver, quer seja para partilhar mais tarde ou apenas para relembrar.
Ao aumentar a simplicidade da interacção, a rede social espera que a utilização da mesma cresça ainda mais do que o que tem acontecido. Esta forma de facilitação da utilização da página, é algo que a empresa espera que cative os utilizadores a manterem-se fieis e activos.