Pplware

Facebook compra Oculus Rift por 2 mil milhões de dólares

O mundo já está habituado a estas aquisições de milhões e, certamente, não se surpreenderá se lhe disser que o Facebook acaba de anunciar a aquisição da Oculus VR, a empresa que criou os Oculus Rift. Um dispositivo inovador de realidade virtual.

Por esta tecnologia, referida como o futuro da área gaming, a gigante das redes sociais pagou dois mil milhões de dólares.

A empresa de Zuckerberg adquiriu esta nova tecnologia por 2 mil milhões de dólares que serão fraccionados entre pagamentos em dinheiro e acções do Facebook.

Serão serão cerca de 400 milhões de dólares em dinheiro e 23,1 milhões de acções da empresa que Mark Zuckerberg terá de desembolsar. Assim, na cotação actual das acções do Facebook, que estão valorizadas em 69,35 dólares cada acção, em títulos serão cerca de 1,6 mil milhões de dólares. Há ainda um pagamento de 300 milhões de dólares para cumprimento de alguns objectivos negociados.

Esta empresa que se iniciou com um projecto Kikstarter tem como principal produto os Oculus Rift, uma tecnologia que traz o mundo virtual mais perto do utilizador, de uma forma imensamente real, como descreveram aqueles que já utilizaram. O utilizador é envolvido num ambiente 3D enfrentando o cenário virtual de frente, conforme move a cabeça.

Actualmente, o alvo desta tecnologia são os jogos e Mark Zuckerberg diz mesmo que esse é o primeiro objectivo mas que o potencial é grande para muito mais:

But this is just the start. After games, we’re going to make Oculus a platform for many other experiences. Imagine enjoying a court side seat at a game, studying in a classroom of students and teachers all over the world or consulting with a doctor face-to-face — just by putting on goggles in your home.

Esta é uma aquisição com alguns contornos ainda por esclarecer, é uma área que não se percebe se é integradora ou de salto para outros mercados, outras áreas de desenvolvimento tecnológico, tal como outras empresas fazem, nomeadamente a Google. Mas isso saberemos mais para a frente, para já, como diz Zuckerberg “The future is coming and we have a chance to build it together“.

Vamos esperar para ver!

Exit mobile version