Pplware

Facebook: Aplicação Android foi sabotada para testar lealdade

Há testes estranhos que as marcas fazem para testar os seus produtos. O objectivo é apenas um, testar a lealdade dos utilizadores às marcas.

O Facebook, a maior rede social da Internet, esteve no passado em testes com a sua aplicação Android. O objectivo era também o de medir a lealdade dos utilizadores e ver o que os faria abandonar a sua aplicação.

Estes testes estão já terminados há bastante tempo e sabe-se agora que pretendiam medir apenas e só a capacidade de resistência dos utilizadores e a sua lealdade a esta rede.

Segundo foi descoberto, estes testes criavam problemas na utilização da aplicação do Facebook, impossibilitando que esta pudesse ser utilizada por vários e largos períodos de tempo.

Mesmo com todas estas adversidades, e segundo alguns elementos ligados a estes testes do Facebook, os utilizadores não deixaram de voltar à aplicação.

O curioso, que foi visto em muitos dos casos reais dos testes, foi a mudança dos utilizadores da aplicação para a versão web móvel do Facebook.

Estes utilizadores preferiram adaptar-se aos problemas e escolher outras forma de acesso em vez de simplesmente abandonarem a rede momentaneamente ou de forma mais permanente.

Qual a razão destes testes?

Para além dos óbvios testes de lealdade e de comportamento dos utilizadores, estas alterações que foram provocadas propositadamente pretenderam avaliar a possibilidade dos utilizadores Android de dispensarem as aplicações do Facebook.

Estes foram testes mais alargados e que pretenderam medir a dependência que o Facebook tem da Google e prepará-lo para um eventual conflito entre estas empresas e a remoção das aplicações da Play Store.

Não existem planos para qualquer um destes cenários, mas o Facebook quis preparar-se para um futuro menos brilhante e que não dependa da Google, quer através da instalação directa das aplicações quer via outras lojas de aplicações.

Como seria a vossa reacção a estes testes do Facebook?

Exit mobile version