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Quer pagar para usar o Facebook, Instagram e WhatsApp? Meta já pensa neste cenário

Sempre nos habituámos a ter o Facebook e outras redes sociais de forma gratuita, sendo recheadas de publicidade e de outras formas de rentabilização. Este é um cenário que aceitamos e que nos habituámos a ter presente.

Este poderá ser um cenário que será mudado, se a Meta levar avante parte dos seus planos para o Facebook, Instagram e WhatsApp. Não será uma mudança completa, mas parte das suas funções podem passar a ter um custo para poderem ser usados.


Apesar de ser um ponto central da Internet, o Facebook e outros serviços da Meta são a forma desta empresa ganhar dinheiro. Este tem sido um ponto importante e que tem dado problemas, com os ganhos a serem reduzidos a cada novo trimestre em que os resultados são revelados.

Uma informação nova veio mostrar que em breve serviços e redes como o Facebook, Instagram ou WhatsApp vão ter uma nova forma de monetização. Estes podem passar a ser pagos, pelo menos em algumas funcionalidades extra e que os utilizadores queiram passar a usar.

Do que é revelado, a Meta terá criado uma nova divisão chamada New Monetization Experiences. Esta será focada exclusivamente na criação e monetização de novos recursos pagos para serem disponibilizados nas apps que os serviços disponibilizados desta empresa têm disponíveis.

Apesar de ser confirmado que este será o caminho da Meta para o Facebook, Instagram e WhatsApp, não fica claro de que forma isto vai ser aplicado. A empresa já revelou que está de olho no que a concorrência oferece e como se está a adaptar às novas realidades.

Apesar de ser uma novidade no que toca a alguns serviços, há já partes das redes da Meta que têm já componentes que são apenas acessíveis de forma paga. Estes devem ser alargados e passar a ser controlado de forma mais central e provavelmente centralizada.

A Meta e os seus serviços Facebook, Instagram e WhatsApp estão a sofrer um impacto forte no que toca à publicidade e fontes de rendimento. As novas regras de privacidade da Apple para o iOS acabaram por criar barreiras em informação que esta empresa julgava acessível sem limites.

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