O Bluesky tem sido o porto de abrigo para todos os que estão a fugir do X. Esta rede social criada por Jack Dorsey já provou ser uma alternativa para a proposta de Elon Musk, que perde utilizadores a um ritmo elevado. Agora, o Bluesky resolveu dar mais segurança aos utilizadores, ao mesmo tempo que se distingue do X: garantiu que não usará dados dos utilizadores para treinar a IA.
A Bluesky, o concorrente do X que atraiu mais de três milhões de seguidores desde a eleição presidencial dos EUA, não treina modelos generativos de IA com dados de utilizadores. Esta é uma declaração importante, dado que a sua concorrência tem apostado nestes repositórios de informação para treinar os seus sistemas.
Numa publicação recente, o Bluesky disse que “não usamos nenhum dos seus conteúdos para treinar a IA generativa e não temos nenhuma intenção de o fazer”. Numa publicação de acompanhamento, explicou que utiliza a IA para auxiliar na moderação de conteúdos e no feed algorítmico do Discover, antes de acrescentar que “nenhum destes são sistemas Gen AI treinados com conteúdo do utilizador”.
Bluesky uses AI internally to assist in content moderation, which helps us triage posts and shield human moderators from harmful content. We also use AI in the Discover algorithmic feed to serve you posts that we think you’d like.
None of these are Gen AI systems trained on user content.
— Bluesky (@bsky.app) November 15, 2024 at 5:17 PM
O anúncio coincidiu com grandes mudanças no X e um influxo de novos utilizadores no Bluesky. Recentemente, o X alterou o funcionamento da função de bloqueio e modificou a sua política de privacidade, permitindo que o seu LLM Grok treinasse com base nos dados do utilizador. Isto, mais o apoio forte de Elon Musk ao Presidente Trump, parece ter provocado um êxodo do X – muitos viraram-se para o Bluesky.
A Bluesky tem atualmente mais de 18 milhões de utilizadores, saltando de 9 milhões de utilizadores em setembro. Os utilizadores passaram a desconfiar de empresas como a X, Meta e Google por utilizarem os seus dados para treinar modelos generativos de IA sem opções de exclusão.
Como o Bluesky passou a ser visto como a versão menos tóxica do X, a declaração explícita da empresa sobre as suas políticas de dados de utilizadores é uma boa notícia para os utilizadores cansados da exploração dos seus dados.
A number of artists and creators have made their home on Bluesky, and we hear their concerns with other platforms training on their data. We do not use any of your content to train generative AI, and have no intention of doing so.
— Bluesky (@bsky.app) November 15, 2024 at 5:17 PM
O Bluesky não tem atualmente qualquer recurso generativo de IA, sendo fácil para a aplicação dizer que não está a treinar nada. Como sabemos pelas frequentes atualizações da política do X, tudo isto pode mudar a qualquer momento.
Os Termos de Serviço da Bluesky, ligados no post, não contêm qualquer menção explícita ao treino do modelo de IA, pelo que a desvantagem é que uma nova cláusula pode facilmente aparecer. Por outras palavras, nunca diga nunca, mas os utilizadores do Bluesky estão seguros por enquanto.