Artigos instantâneos é o novo update do Facebook que o utilizador poderá ver em muitos sites já a partir do dia 12 de Abril, na próxima terça-feira.
Com este novo update, todos os problemas relacionados com a velocidade de abertura de um artigo, em dispositivos móveis, terminam. Mas não é só isso que muda. Uma nova forma de interacção com o conteúdo vai ser criada: os vídeos reproduzem-se automaticamente, os mapas são interactivos, o áudio incorporado, etc.
Conheçam todas as novidades deste nova super funcionalidade.
Uma melhor interacção
Sempre que vir um artigo com o símbolo de um raio é porque este incorpora esta nova tecnologia.
A velocidade de abertura é assombrosa e o design melhorado. Tudo é aproveitado e organizado para mostrar o que realmente interessa: o artigo.
Para que um site possa apresentar os seus artigos desta forma, apenas precisa de se ligar a um Feed RSS com o Instant Articles. Depois, quando for publicado um novo artigo no Feed, o artigo pode ser partilhado e o utilizador “abrir como um raio”, ou seja quase de forma instantânea.
Para se percebe melhor esta nova característica, vejam o seguinte vídeo:
Para que um post seja aberto instantaneamente é preciso que esteja preparado e formatado de acordo com algumas regras do Facebook.
Se é um blogger e utiliza WordPress como eu, isto é o que deve fazer:
- Defina o seu Feed RSS para que mostre a totalidade do artigo e não apenas um resumo
- Especifique o URL canónico no cabeçalho do seu artigo
- Especifique uma imagem portada para o artigo (pode ser um GIF)
- Incorpore elementos multimédia no seu artigo (não é estritamente necessário, mas se quer aproveitar ao máximo esta nova tecnologia, porque não?)
- Adicione Open Graph metadata aos artigos
- Automatize a publicação com um Feed RSS
- Instale o plugin Simple Facebook Instant Articles
Prepare tudo isto para o dia 12 de Abril, dia em que o Facebook permitirá a todos os criadores de conteúdos utilizar esta nova ferramenta.
Preciso realmente de fazer isto?
Sim! Ainda mais em Portugal, onde o Facebook é a rede social mais utilizada.
É importante que optimize os seus artigos e permita que os seus leitores possam utilizar esta ferramenta nos seus equipamentos. Se quer manter os seus leitores no Facebook e dar-lhes uma melhor experiência, isto não é uma opção, é uma obrigação!
Outro ponto a destacar é a possibilidade de analisar os dados destes artigos com Google Analytics e com a própria ferramenta de análise do Facebook.
Se monetiza o seu blog deves estar a perguntar: os meus anúncios continuarão visíveis? A resposta é sim. Cada editor terá a possibilidade de mudar o aspecto das páginas como quiser e de incorporar publicidade nos artigos.
Se deseja saber mais sobre os Artigos Instantâneos entre neste link.