A maior rede social da Internet foca-se muito nos utilizadores e no que estes querem mostrar ao mundo. É uma atitude que muitos podem considerar egocêntrica, mas é esta a natureza desta rede.
Claro que existem muitas funcionalidades no Facebook que conseguem mostrar que esta é também uma rede que se dedica à entre-ajuda e ao apoio a terceiros. A provar isso foram agora anunciados valores para a recolha de fundos dos Aniversários do Facebook.
Foi o próprio fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que num post na sua conta pessoal veio revelar os valores da função de recolha de fundos associada aos Aniversários do Facebook.
Até agora são mais de 300 milhões de dólares que foram conseguidos para mais de 750 mil organizações sem fins lucrativos, que cobrem áreas tão dispares como bancos alimentares, abrigos de animais ou pesquisa associada ao Alzheimer.
A prova deste sucesso está no tempo em que este valor demorou a ser atingido. Recordamos que esta novidade do Facebook foi lançada há apenas 1 ano.
Para além da recolha de verbas que os utilizadores podem fazer nos seus aniversários, o próprio Facebook também abraçou esta iniciativa de forma firme.
Alguns meses depois de anunciar esta iniciativa associada aos aniversários, a empresa abdicou dos 5% que cobrava por transação. Para além disso, e mais recentemente, passou a contribuir também com 5 dólares por cada iniciativa que fosse feita para estas associações.
Esta vertente filantrópica do Facebook é menos conhecida pelos utilizadores, mas mostra que tem um elevado sucesso. Os 300 milhões de dólares recolhidos em apenas um ano mostram que os utilizadores aderem e que contribuem para as causas, mesmo que apenas em alturas de aniversários.