De forma muito discreta, a plataforma Facebook tem vindo a ganhar diversas funções que garantem a melhor experiência de utilização aos utilizadores.
No que diz respeito às imagens, além da compressão (necessária) e inteligente, a maior rede social deverá ter disponível, em breve, uma função que irá permitir abrir os olhos de pessoas que apareçam nas fotografias com eles fechados.
Redes Neuronais: Facebook abre-lhe os olhos
Hoje em dia existem diversos algoritmos que permitem manipular as fotografias. É possível, por exemplo, remover os olhos vermelhos, dar um toque ao nível de feições, ao nível do cabelo e muito mais. No entanto, ficar numa fotografia com os olhos fechados parece ser o maior dos problemas quando temos uma fotografia nossa publicada. Tal cenário pode mudar em breve no Facebook, após o desenvolvimento de ferramentas que “substituem” os olhos fechados por outros abertos de uma maneira extraordinariamente convincente.
Para tal o Facebook irá recorrer a machine learning, mais concretamente a uma rede Generative Adversarial Network (GAN) que é composta por duas redes neuronais que “competem” uma com a outra.
Na prática, uma GAN, irá aprender a reconhecer rostos e corrigir aqueles que apareçam com olhos fechados (incluindo a cor, forma, etc). Os resultados até agora obtidos são bastante positivos como se pode ver pela imagem que foi partilhada pela própria rede social.
De referir que os elementos da coluna C foram tratados com o Adobe Photoshop Elements e as imagens que aparecem na coluna D são resultado do algoritmo desenvolvido pelo Facebook.
Por agora ainda não há informações de quando esta funcionalidade estará disponível no Facebook. Como se pode ver pela imagem anterior, os resultados mostram que a “investigação” está no bom caminho e certamente que será mais um ponto forte da rede social a juntar a muitos outros.
Via rappler