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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O Cubot H3 é um boa escolha para um telefone?

Boa noite pessoal.

Sou um vosso leitor diário.

Tenho uma questão, mandei vir pela gearbest um Tlm cubot.

Tenho noção que o forte deles é a Gama baixa, e sendo eu um utilizador mediano de Tlm, ou seja, redes sociais, alguns vídeos e jogos não muito pesados, tenho sofrido na pele a parca bateria do meu p8lite comprado em 2015.

Ele continua ágil, mas as vezes tenho de o carregar 2 vezes por dia.

Escolhi como substituto o cubot h3.

Sei que vou perder na fluidez, mas como já estive a mexer noutros tlms que usam o mesmo mediatek quadcore, não achei o tombo muito grande.

No restante ganho em ram e memória interna e talvez na gráfica Antiga mas mais atual.

Ora a minha questão posto isto é simples. Quão fiável em comparação ao meu p8lite será este cubot que aparentemente cobre a minha principal queixa da falta de bateria.

Pessoalmente não gosto muito de xiaomis, por isso

Tenho receio de ter optado por um modelo que me desilude, já que online não se vê muitas reviews, embora as poucas sejam positivas.

Obg e continuem o bom trabalho

Abraço

Bruno L

Resposta:

Bruno,

Ainda não tivemos oportunidade de testar o Cubot H3, para podermos sustentar a nossa opinião com conhecimento de causa, mas já não passaram pelas mãos alguns equipamentos Cubot.

A qualidade de construção e de materiais da marca Cubot está ao nível de marcas como a Doogee, Ulefone, Bluboo, Oukitel, entre outras, que estão ligeiramente abaixo de marcas como Huawei ou Xiaomi.

Diria que a probabilidade de acontecer uma avaria em dispositivos de qualquer uma das marcas não será muito diferente, e portanto a fiabilidade também deve ser semelhante, mas em termos de otimização de software e suporte, não tenho dúvidas que é bem superior em marcas como a Huawei ou Xiaomi.

Tendo em conta a necessidade, a escolha de um smartphone com bateria com capacidade de 6000 mAh parece-me adequada, tem um aspeto interessante e no geral é equilibrado tendo em conta o preço, mas naturalmente que a exigência não é a mesma das outras marcas superiores.

Compreendi que não gosta de smartphones Xiaomi, mas ainda assim arrisco a sugerir o Redmi Note 4. Além de ter melhores especificações, acredito que a autonomia com 4100 mAh seja semelhante, ou até superior, à autonomia do Cubot H3 com bateria de 6000 mAh.

[Respondido por Hugo Cura]


O Messenger consegue alterar o desempenho do meu telefone?

Olá Pplware,

Uma questão, é possível o meu smartphone piorar o seu desempenho a altos níveis, causado pelo Messenger?

João Martins

Resposta:

João,

O Messenger do Facebook é uma aplicação que, embora moderna, está bem otimizada e funciona bem na generalidade dos smartphones. No entanto, é claro, depende muito do smartphone que for.

Se for um smartphone de baixa gama já com alguns anos, poderá ter dificuldades em lidar com os efeitos gráficos dessa app. Por outro lado, um acumular de atualizações da app poderá causa problemas a médio prazo, pelo que recomendamos que desinstale e volte a instalar a app no seu smartphone.

Mas, resumidamente, não é nada normal que o Messenger piore o desempenho do smartphone “a altos níveis”.

[Respondido por Hugo Cura]


Em que loja posso comprar o meu próximo telefone?

Bom dia. Conhecem algum site onde se possa pesquisar smartphones por características e preço ?

Agradeço a informação.

Paulo Magalhães

Resposta:

Paulo,

Geralmente as lojas permitem fazer pesquisas por características, como a Fnac, Worten, Radio Popular, entre outras.

Pode também fazer pesquisa por características no site Kimovil, onde pode também filtrar por preço, embora as lojas sejam online internacionais:

Se chegar a um modelo de smartphone que tenha interesse em adquirir, pode depois procurar nas lojas mais conhecidas.

[Respondido por Hugo Cura]


Não consigo clonar o meu disco, sabem porquê?

Bom dia.

Peço desde já desculpa pelo “testamento” que se segue.

O que se passa é o seguinte:

Tenho um pc desktop com windows 10 home instalado (Sem instalação limpa. Foi upgrade do Windows 7). Recentemente tenho notado o pc mais lento no arranque, no acesso ao software etc. O PC é de 2012.

Em conversa com amigos, recomendaram-me a compra um disco SSD. Após alguma pesquisa verifiquei que era possível a clonagem ou migração de todo o conteudo do disco HDD para o disco SDD, Sistema Operativo incluido. Ou seja do que percebi, seria possivel copiar todo o conteúdo do HDD para o SDD e passar a usar o SSD como disco de boot, ficando o HDD para backup.

Vi tutoriais em video que assim o indicavam. Comprei então um SDD Samsung Evo 500gb. Este SSD vem com um Software(Samsung Data Migration) que permite a clonagem/migração para SSD. Instalei o SSD no PC e corri o software. Ao correr o Software ocorreu este erro: “Cloning Failed. An error occurred while defragmenting the disk.” . Desfragmentei o HHD e corri a análise de disco para verificar se tinha erros no disco HDD e nada de erros. Corri novamente o Software e ocorreu o mesmo erro que descrevi atrás. Não sei o que fazer mais.

Gostaria se possivel de ter alguma ajuda da vossa parte.

Atenciosamente

Nuno Jordão

Resposta:

Nuno,

Antes de mais, a recomendação do upgrade para uma drive SSD é do melhor que se pode fazer atualmente.

Quanto ao processo de clonagem, sim, é possível fazê-lo, mas há questões que podem não funcionar tão bem, principalmente quando o disco de origem é maior que o disco de destino, mesmo que o espaço ocupado no disco de origem seja inferior ao tamanho do disco destino. Será esse o caso?

Seja como for, poderá ser um problema específico dessa ferramenta da Samsung. Assim, recomendo a utilização de uma ferramenta gratuita que já foi bem sucedida em vários processos de clonagem de discos HDD para drives SSD:

Basta ter ambos os discos ligados, abrir a aplicação e escolher a opção “Migrate OS to SSD/HD”. O sistema reinicia num modo especial para proceder ao clone. Quando o clone ficar concluído, o computador deve depois iniciar apenas com a drive SSD.

[Respondido por Hugo Cura]


O novo Sony XZ2 é já uma boa aposta?

Olá Pplware,

Quais as principais diferenças entre o Sony xperia XZ1 64 GB e o novo XZ2 ?

Obrigado.

Jorge Ramos

Resposta:

Jorge,

Existem muitas diferentes entre esses dois smartphones, a começar no design.

O novo XZ2 segue a tendência dos “ecrãs infinitos” e tem um maior aproveitamento da área frontal para o ecrã, agora com uma proporção 18:9 (1080×2160) e uma tamanho de 5,7″, meia polegada maior mas com um tamanho da estrutura praticamente igual.

Estranhamente tem uma espessura bastante maior, com um aumento de quase 4mm, tendo agora 11,1mm. Estas alterações bruscas de espessura normalmente estão relacionados com um aumento significativo da capacidade da bateria, no entanto, não é o caso, já que aumentou apenas 480mAh, sendo agora de 3180mAh.

Depois tem as atualizações de hardware habituais, passando a ter o mais recente SoC da Qualcomm, o Snapdragon 845, a câmara continua a não estabilizador ótico de imagem (OIS), tem apenas estabilizador eletrónico (EIS) e o sensor traseiro manteve-se de 19MP. Já o frontal, passou de 13MP para 5MP, o que não é necessariamente mau, pois a qualidade não se mede em “megapíxeis”.

Continua a ter grande capacidade de reprodução de som stereo e de resto mantém-se fiel ao seu antecessor.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo recuperar a password de um RAR?

Boa tarde

Necessito da vossa ajuda

Esqueci me de uma password de um ficheiro .RAR ,. Como é que posso descobrir qual é?!

Diogo Alexandre

Resposta:

Diogo,

Não são conhecidas vulnerabilidades na proteção de ficheiros RAR, pelo que não há outra forma senão o método de tentativa/erro, o conhecido como brute force.

Esse método exige muito tempo de processamento e recorre também à placa gráfica (GPU) para conseguir acelerar o processo.

Considerando letras minúsculas, maiúsculas e números, são necessárias 13759005997841642 combinações considerando um tamanho de 9 letras, e o tempo necessário para testar todas as combinações pode atingir centenas de anos.

Por essa razão, há ferramentas onde são escolhidas as letras a permutar, tendo em conta o conhecimento prévio dos caracteres que acha que fazem parte da palavra-passe.

Existem ferramentas gratuitas, como o cRARk, e muitas outras pagas que podem ser mais eficientes. Basta pesquisar por “rar password recovery”.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Windows está preso num update, o que fazer?

Preciso de ajuda com um problema no meu PC.

Ha uns dias eu estava a fazer uma atualização do win que o pc estava a pedir, e era uma atualização grande, então deixei o pc ligado a fazer a atualização enquanto fui ao café.

Quando cheguei a casa o pc estava desligado, ficou sem bateria no meio da atualização e quando ligo o pc aparece me um Aviso a dizer ” O windows não conseguiu concluir a instalação. Para instalar o Windows neste computador, reinicie a instalação.” mas sempre que carrego no ok o PC reinicia e volta sempre ao mesmo lugar c o aviso.

Como posso resolver isto?

Ben Vieira

Resposta:

Ben,

Tudo indica que a instalação terá sido interrompida a meio e terá ficado, de alguma forma, corrompida.

Não consegui perceber o local onde aparece esse aviso: é ao arrancar o Windows ou é já dentro do Windows?

Se for durante o arranque, tipicamente, depois do arranque falhar 2 vezes, é possível aceder ao menu de arranque onde terá opções de arranque avançadas. Aí poderá escolher a opções de restauro do sistema e poderá ter a possibilidade de utilizar um ponto de restauro a funcionar corretamente.

O mesmo pode tentar fazer dentro do Windows: no menu Iniciar, basta escrever “Criar um ponto”, abrir o resultado, clicar em Restauro do Sistema e verificar se existe um ponto de restauro disponível.

Se nada disso for possível fazer, então deve criar um Pen de arranque do Windows 10, utilizando outro computador, para que depois possa corrigir a instalação atual do Windows, sem apagar a instalação existente. Temos um guia de como criar essa Pen:

[Respondido por Hugo Cura]


Como faço para devolver apps do Android?

Bom dia pplware,

Sendo eu utilizadora de Android com muitas apps instaladas, algumas delas pagas, tenho uma dúvida que gostava de ver respondida.

Se algum dia comprar uma app erradamente ou que entenda que não a quero, posso devolvê-la? Que passos ou processo tenho de fazer para ver de volta o meu dinheiro?

Calculo que possa haver uma forma de devolver uma app que não queremos.

Maria Francisca

Resposta:

Francisca,

Claro que a Google pensou nessa sua questão quando criou o seu ecossistema de aplicações Android.

Este processo tem mudado ao longo dos anos, tornando-se melhor e mais justo para todos,

Tem de entender que existem 2 momentos distintos em que poderá devolver uma app Android.

O primeiro é dentro do período de 2 horas após a compra, em que a devolução se faz mesmo dentro da Play Store e é instantânea e sem questões.

O segundo é após esse tempo, em que deverá enviar uma mensagem ao programador que criou a app, que irá avaliar a razão da devolução e dar-lhe, ou não,  de volta o valor gasto.

Pode testar este processo, mas tenha atenção que a Google controla este processo e pode cancelar uma devolução mesmo que dentro do tempo definido.

O Pplware tem um artigo dedicado a este tema, que poderá encontrar no link abaixo:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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