Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Posso ter um smartwatch e uns headphones ligados por bluetooth?

Tenho um smartwatch e uns headphones, ambos requerem ligação bluetooth.

É possível ter os dois ligados em simultâneo?

David Branco

Resposta:

David,

Qualquer smartphone permite várias ligações bluetooth em simultâneo. O mesmo é aplicável a um smartwatch.

Não indicando qual o dispositivo que servirá de base de ligação a esses equipamentos vamos assumir que é um smartphone.

Assim, a resposta à sua questão é sim, esses dois dispositivos vão-se conseguir ligar sem problemas ao seu telefone, por bluetooth.

Poderá no entanto ter alguns problemas se quiser usar a mesma função em vários dispositivos. Testes realizados por nós confirmam que, por exemplo, não é possível ter as chamadas telefónicas a saírem pelo bluetooth de um carro e por um smartwatch.

O mesmo deverá acontecer com o áudio, que apenas pode ser recebido por um desses dispositivos.

[Respondido por Pedro Simões]


Que câmara de ação me aconselham comprar?

Boa tarde!

Pretendo comprar uma câmara de ação para gravar algumas aventuras com as filhotas dentro de água, mas também para utilizar em desporto (BTT e corrida em trilhos).

Além da qualidade de vídeo e fotografia, pretendo um bom estabilizador. Tenho lido alguma coisa e lido alguns “reviews” e até vídeos de análise no youtube. Li várias vezes elogios à Gitup git 2. Entretanto saíu a Giiup G3 Duo Pro que na BanGood se encontra a cerca de 112€.

Estou inclinado pra adquirir esta última. A minha questão é… dentro deste valor (mais coisa menos coisa) é a melhor compra tendo em conta a utilização que pretendo, ou recomendam outra opção?

Com os melhores cumprimentos,

César Moreira

Resposta:

César,

Sim, nessa gama de preços há uma opção mais económica e no geral apresenta melhores características. Falo da Xiaomi Mijia Mini 4K:

É capaz de uma gravação 4K real (3840×2160 píxeis) a 30 fps, tem estabilizador eletrónico de imagem de 6 eixos, ecrã tátil de 2,4” de grande resolução e autonomia para 2 horas em 4K ou 3 horas em 1080p.

Perde no ângulo de visão, que é de 145º contra os 170º da Gitup G3 Duo Pro, que não é algo necessariamente mau, pois o efeito de “olho de peixe” não é tão acentuado.

Para terminar, na Gitup G3 Duo Pro tem a possibilidade de adquirir separadamente a 2ª câmara, que poderá ser útil dependendo do caso. Tirando isso, fica em desvantagem para com a Mijia Mini 4K.

[Respondido por Hugo Cura]


Tentei fazer um upgrade de memória, mas falhou. O que devo fazer?

Bom dia,

Tenho um computador de secretária já com algum tempo e quis fazer-lhe um upgrade de RAM porque atualmente tem apenas 2GB (DDR 3).

Fui ao site da Asus e lá consta que pode ser extensível até 8GB, fui a uma loja comprei 2 slots de 4GB pensando em retirar o que tem neste momento, mas para meu espanto depois de colocar os novos slots o computador não liga.

Levei o computador à loja e não me resolveram o problema, fazendo me apenas uma nota de crédito do valor das RAM adquiridas.

Board Asus: P5G41T-M LX

Obrigado e bom fim de semana,

Carlos Reis

Resposta:

Carlos,

Esse é um problema que pode acontecer e que terá uma solução simples. Provavelmente as memórias que comprou não são suportadas pela sua board.

O site da Asus, referente a essa board específica, indica qual o tipo de memória suportada, e que deverá respeitar.

Há ainda indicação de quais os fabricantes de memórias são suportados pela board, o que aconselhamos que siga.

Para solucionar o seu problema recomendamos que identifique bem quais as memórias suportadas e que compre/troque por essas.

Com as memórias certas a sua board deverá funcionar e o seu computador funcionará sem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu telefone não arranca, por isso peço a vossa ajuda

Boa Tarde,

Sr. Vitor Martins

De acordo com o nosso telefonema venho solicitar que me possam ajudar com o meu nome aparelho Xiaomi M5 que não consigo ligar.

Mais informação: não sai do ecrã onde aparece o logo MI e primir o botão power e volume UP em simultâneo não permite aceder à recovery

Obrigado,

Cumprimentos,

Rui Silva

Resposta:

Rui,

O estado do smartphone indica que existe um problema no arranque que poderá dever-se a ficheiros do sistema corrompidos, como resultado de algum exploit que poderá ter entrado para o sistema de forma impercetível.

Como o smartphone tem o bootloader bloqueado, não é possível aceder à recovey, e por essa razão é possível ver a imagem de um smartphone a sugerir a ligação do cabo USB.

Como tal, para instalar uma ROM original, basta aceder ao site oficial da MIUI, fazer o download e seguir as instruções.

Recomendo que seja utilizada a versão estável da ROM Global:

Para instalar a ROM, ou tentar reparar a situação desse smartphone, recomendo primeiro experimentar o Mi PC Suite:

Existem opções de recovery e update que poderão conseguir reparar o problema.

De outra forma, será necessário necessário utilizar o método de update por Fastboot, já que o smartphone está num estado que não arranca:

Como o bootloader está bloqueado, será necessário fazer o pedido de desbloqueio e esperar que seja recebido o OK, por SMS, tendo em conta que o pedido tem de ser feito utilizando a conta Mi que estava configurada no smartphone. O Step 2 é o download, que já terá sido feito anteriormente. De resto, é só seguir cuidadosamente todos os passos.

[Respondido por Hugo Cura]


Será que ainda consigo atualizar o meu Windows 7?

Quando estava a instalar o SP1 no W7 Starter, num PC Acer com 1GB de RAM, apareceu uma mensagem da Microsoft a oferecer o W10.

Será que ele aguenta ou tenho que instalar primeiro o SP2 ou deixo ficar só o W7? O portátil é da minha filhota para o trabalho.

Desde já muito obrigado!

Telmo Santos

Resposta:

Telmo,

Em termos de recursos mínimos entre o Windows 7 e Windows 10, são os mesmos (considerando a versão de 32-bits) mas o Windows 10 pode tornar-se mais expedito e deverá manter a estabilidade ao longo do tempo. 1 GB de RAM é sempre muito limitativo, embora seja suficiente para as tarefas mais básicas.

O update deve ser feito a partir do Windows 7 SP1.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Windows 10 está lento demais, como posso resolver?

Boa tarde. Preciso de ajuda.

Comprei um portátil lenovo ideapad 320 amd 4gb ram e notei que iniciar e desligar o computador demora imenso tempo, assim como desde que meto as credenciais de login no windows até aparecer o ambiente de trabalho demora cerca de 25 segundos.

Estas demoras são normais no windows 10 ou serão devido à performance do computador?

Luis Silva

Resposta:

Luís,

Essa demora, de facto, não é muito normal, mas é aceitável no caso de o computador ter um disco mecânico (HDD). Havendo muitos processos a serem carregados no início da sessão, poderá necessitar desse tempo para iniciar completamente.

De outra forma, se tiver uma drive SSD, que tem um tempo de acesso muito inferior e maior velocidade, essa é uma duração exagerada e algo de errado se pode passar com a máquina. Se for esse o caso, recomendo que faça um restauro de fábrica o mesmo contactar a assistência.

Se então tiver um disco mecânico, sugerimos algumas práticas para melhorar o tempo de arranque:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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