Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que códigos são estes que posso usar no meu telefone?

Bom dia,

Um amigo enviou-me um email com o seguinte texto

“Marque *#21# e é mostrado no visor se há ligações e SMS a serem redireccionadas e para onde são redirecionadas.

Marque *#62# para ver para onde vão as suas chamadas quando não atende;

Se detetar numeros estranhos em algum destes codigos, marque ##002# e
todos os reenvios serão eliminados.

É importante que partilhe isto com os seus Amigos. OBG”.

É correcto, útil e posso confiar?

Agradeço que me confirmem.

Joaquim Pacheco

Resposta:

Joaquim,

Sim, essa informação é correta, pode confiar, mas não diria que seja importante partilhar com os amigos.

Quando configura as opções de reencaminhamento de chamadas no telemóvel, no caso de querer reencaminhar todas as chamadas (nessa situação surge um ícone sempre presente no ecrã), reencaminhar para o voice mail se estiver ocupado ou se demorar a atender, são esses códigos universais que o telemóvel utiliza com o operador para configurar essas opções, sem que o utilizador se aperceba disso.

Portanto, é uma forma rápida de verificar e anular configurações anteriores, sem ter de andar no telemóvel à procura da opção para o fazer.

[Respondido por Hugo Cura]


Como corrigir informações do Google Maps?

Quando pesquisamos no Google Maps a empresa “Gransilfer-Granitos, Lda.”, este indica-nos um local incorrecto.

Como devemos proceder para rectificar esta situação?

Obrigado pela atenção dispensada.

Atentamente

Carlos Silva

Resposta:

Carlos,

O pesquisar por qualquer local, no Google Maps, tem acesso a um conjunto de opções que permitem, entre várias coisas, sugerir a alteração do local.

Pode também reivindicar o negócio, no caso de ser o dono legítimo.

Pode ver essas opções assinaladas nesta imagem.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ligar o meu router ao que vou receber do operador?

Boa tarde,

Eu tenho um router da tp-link tl-mt3220 para puder dar wifi pela minha casa, onde tenho ligado uma pen 3G. Mas agora vou ter um router da NOS, e como só tem uma entrada Lan/Wan (para ter mais entradas lan, vou ligar ao router que já tenho), queria saber quais os procedimentos para ligar o meu router da tp-link ao router da nos?

Por isso tenho duas dúvidas:

1- Ao ligar por cabo do router da Nos, devo ligar à porta WAN do router da TP-link ou a uma porta LAN.

2- Vi na net que devo desativar o protocolo DHCP do segundo router (neste caso o router TP-Link). É necessário isto?

Obrigado,

Ricardo Pinto

Resposta:

Ricardo,

Considerando que o router NOS (#1) servirá apenas e só para fornecer Internet ao router TP-Link (#2), então sim, deve ligar o cabo de rede à porta WAN do router #2.

Nessa situação, os routers terão redes independentes e, caso ligue ao Wi-Fi do router #1, não estará na mesma rede de outros dispositivos ligados ao router #2. Por outro lado, se não quer que isso aconteça, então deve ligar o router #1 a uma porta LAN.

Relativamente ao DHCP, e partindo do princípio que não existe incompatibilidades entre os routers, não será necessário desativar o recurso DHCP, a menos que queira (por alguma razão) forçar o IP para esse dispositivo.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo controlar o volume do Windows 8.1?

Olá pplware,

eu tenho um computador portátil com o windows 8.1.

ao carregar nas teclas de aumento e diminuição do volume, o volume salta em incrementos de 2.

há alguma maneira de fazer com que os incrementos passem a ser de 1?

Obrigado,

José Ribeiro

Resposta:

José,

Esse é um pormenor que, embora já tenha reparado, nunca me incomodou e os steps de 2 sempre me serviram sem problemas.

Essas teclas, que fazem a chamada de um recurso que realmente está configurado para saltar de 2 em 2, mas é possível ajustar para o valor que pretender, até decimal.

Olhando ainda à restrição existente no Windows (pelo menos no Windows 10), alterando o volume de som pelo teclado surge, no canto superior esquerdo, o indicador de som. Se colocar depois o rato sobre esse indicador e utilizar o scroll, poderá alterar a intensidade de som de 1 em 1.

Quanto à solução para fazer tudo a partir do teclado, poderá utilizar este pequeno programa:

Depois de descompactar, editar o ficheiro volstep_START.bat no bloco de notas e alterar o valor de VOLUME_STEP para o que pretende (por omissão está em 0.5). Depois basta guardar e abrir esse ficheiro batch. Os steps passam imediatamente para o valor definido mas, em contrapartida, já não aparece o indicador de volume (nem artista em reprodução) no canto superior esquerdo do ecrã.

Para terminar essa configuração basta abrir o ficheiro volstep_STOP.bat.

Se gostar dessa forma de funcionamento, pode criar um atalho para o volstep_START.bat e copiá-lo para a pasta C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\StartUp, para que inicie automaticamente com o Windows. Note que esta é uma pasta oculta e, para a ver, necessita de ativar a opção para mostrar as pastas ocultas do sistema.

[Respondido por Pedro Simões]


Que smartphone compro entre os 100 e os 200 euros?

Boa Noite,

poderiam me dar a opinião do telemóvel entre os 100-200€?

Afonso Rodrigues

Resposta:

Afonso,

Em lojas nacionais, recomendamos o Huawei P8 lite (2017), é um smartphone muito equilibrado e com grande reputação.

Se tiver oportunidade de comprar numa loja online, como a Gearbest ou Honorbuy, o Xiaomi Redmi Note 4/4X é um smartphone que fica mais barato que o P8 lite sugerido e é superior em praticamente todos os aspetos.

E claro, no que diz respeito ao sistema operativo, se preferir o Android puro da Google em relação à interface EMUI da Huawei ou MIUI da Xiaomi, tem o Xiaomi Mi A1 também por cerca de 200€.

É claro que existem outras escolhas possíveis, dependendo do seu gosto, mas estes são os 2 modelos que sobressaem nessa gama de preços, tendo em conta os diferentes locais de compra.

[Respondido por Hugo Cura]


A Fall Creators Update não aparece, o que devo fazer?

Olá Pplware,

Gostaria que me informassem mais sobre a atualização fall creators update do windows 10.

Já vi notícias vossas sobre a sua chegada há algum tempo, mas ainda não a vejo para instalação no meu PC.

Acho esta situação estranha porque tudo no meu PC funciona de forma perfeita.

Estarei a falar alguma coisa de mal?

Obrigado

Mário Silva

Resposta:

João,

Essa não parece ser uma situação normal, ainda para mais, num computador que diz estar a funcionar sem qualquer problema.

Provavelmente ele existe e não está visível ou ainda não se manifestou. Caso estivesse tudo bem, essa atualização já deveria estar na sua máquina.

O que recomendamos, para garantir a chegada da Fall Creators Update, é que a instale manualmente, recorrendo a algumas das ferramentas que estão disponíveis.

Deixamos abaixo um artigo que o poderá ajudar neste processo:

Caso surjam problemas, recomendamos que leia este nosso artigo e que o siga:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version