Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que ferramentas posso usar no macOS para editar o meu blog?

Hello!

Saudações a todos.

Edito um blog no blogs.sapo.pt, e até li o vosso artigo de 2008 sobre o tema, mas, ainda mal experimentei em Windows.
Actualmente estou a utilizar o Mac-OS, e tenho tido algumas dificuldades em editar o blog, no que respeita a utilizar recursos diversificados no sapo.pt.

Como sou cego, o recorrer a imagens, vídeos, etc., passa-me um pouco ao lado. Tenho estado a frequentar um curso do Atelié da Google em marketing por mail, e deparei-me com esta limitação. (pelos vistos os norma-visuais precisam de umas fotos para continuar a ler o blog…)

Certamente, o blog ficaria mais apelativo, o que também aumentaria os seguidores do mesmo, certo?.

Não conheço nenhum editor para blogs para utilizar em ambiente Mac-OS.

Será que podem dar-me umas dicas? Conhecem algum?

Abraço!

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

Do que sabemos, o sapo usa uma plataforma própria para alojar os seus blogs. Esta situação leva a que, e à partida, não exista uma app que possa usar para editar o seu blog no macOS ou noutro qualquer sistema operativo.

Uma vez que quer passar a usar imagens no seu blog, e atendendo à sua limitação, o que recomendamos é que peça ajuda a outra pessoa para lhe escolher as imagens mais adequadas aos temas sobre os quais escreve.

Pode não parecer lógico, mas a Internet é cada vez mais gráfica e depende muitos de conteúdos multimédia para enriquecer os sites e as páginas. Situações como a sua não são contempladas e acabam por criar limitações como as que apresenta.

[Respondido por Pedro Simões]


É possível esconder-me na Internet e escapar à recolha de metadados?

Olá.

Com todo este burburinho referente à aprovação da lei dos Metadados, gostava que me explicassem se a subscrição de uma VPN pode evitar a cedência dos nossos dados.

A nível de tráfego GSM e chamadas/sms via SIM a VPN não atua, pelo que existe algum método para salvaguardar a privacidade?

Em termos de VPN, normalmente perde-se muito em velocidade? Recomendam algum serviço pago?
Dá para jogar por VPN com latências aceitáveis?

Obrigado

Filipe Serra

Resposta:

Filipe,

O que foi aprovado foi o acesso aos metadados das comunicações, o que significa que não são as conversações ou os dados transmitidos que estão disponíveis, mas sim toda a informação associada.

No caso das chamadas de voz e SMS não tem forma de “esconder” esses dados. O que existe é a possibilidade de cifrar as comunicações entre equipamentos, não ficando acessíveis a possíveis escutas.

Na verdade este cenário não é o que pretende, uma vez que continua a estar disponíveis os metadados.

Aqui a solução pode passar pela utilização de um serviço VoIP, fora de Portugal.

Nas comunicações via internet, o problema será o mesmo, mas aqui existe uma pequena diferença, que pode ser substancial.

Uma VPN encaminha todo o tráfego para um determinado ponto, sendo cifrada entre estes dois pontos, e depois daí enviada para a Internet.

Caso se queira “esconder”, não é recomendado um serviço de VPN próprio, mas sim um que esteja alojado fora de Portugal, sendo que os pagos garantem melhor serviço que a maioria dos gratuitos.

Todo este caminho adicional leva a que exista uma pequena redução da velocidade de acesso à Internet e um normal incremento na latência. Tudo depende de vários fatores, que muitas vezes não controlamos.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo ligar o meu portátil à televisão?

Boa noite equipa do pplware,

Desde já congratulo-vos pelo vosso imenso e fantástico trabalho.

Eu tenho uma televisão bastante antiga que tem duas scarts, uma das quais está conectada com a box da meo. Eu gostaria de ligar a minha tv ao meu computador, mas não sei a melhor maneira de o fazer nem quais os instrumentos necessários. Será que me poderiam ajudar?

Obrigada

Bárbara

Resposta:

Bárbara,

Para fazer o que pretende, é preciso algo que converta a saída de imagem do computador para o formato que a TV conseguirá interpretar, que é analógico.

Falta saber quais as saídas de vídeo que o computador tem, se apenas digital (HDMI ou DisplayPort) ou também analógico (VGA). Seja qual for o caso, é sempre necessário um adaptador.

Por cerca de 10€ é possível adquirir um adaptar capaz de fazer o que pretende, considerando que a saída do computador é HDMI. Abaixo está um exemplo, à venda no ebay:

Existem muitas outras alternativas ao produto indicado e há, ainda, a possibilidade de colocar o sistema a funcionar sem fios.

Para isso pode ser utilizada uma box de TV que, desde que tenho saída AV (e utilizando um cabo adaptador deste género), poderá fazer o envio da imagem do PC para ser vista na própria box, estando os 2 dispositivos ligados à mesma rede Wi-Fi.

Uma box capaz de o fazer por um preço em conta é a TANIX TX3 Mini:

[Respondido por Hugo Cura]


É possível consigo salvar um telefone que caiu na água?

Bom dia.

Um familiar deixou cair o telemóvel (nokia) à água. Não sabia o que fazer e já passaram 2 semanas desde o acidente.

Não consigo descobrir qual é o modelo do telemóvel mas é um nokia de teclas, daí pensar que não tinha como fazer um back up de contatos.

Pergunto se existe alguma maneira de recuperar os contatos que existiam no telemóvel. Este não liga. Pensei em mudar a bateria para ver se ele ligava mas tenho receio de estragar a bateria que lá colocar.

Obrigada.

Filipa Silva

Resposta:

Filipa,

Só nos parece que exista uma solução se os contactos desse telefone estivessem a ser guardados no cartão SIM e não na memória do telefone

Para saber se é esse o caso, só tem de tirar o cartão SIM e colocá-lo noutro telefone e aceder ao cartão SIM, verificando assim se os contactos lá estão.

A ideia de colocar uma nova bateria no telefone não parece muito lógica pois o problema deverá estar nos componentes eletrónicos do telefone.

Apesar de terem passado 2 semanas, recomendamos que tente usar uma das medidas que apresentamos nos 2 artigos abaixo:

Tenha no entanto presente que muito provavelmente não conseguirá fazer muito para o salvar e nem o deverá conseguir ligar.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde estão as definições da impressão digital no Huawei P9 Lite?

Desde que o meu huawei p9 lite fez esta atualização, a minha impressão digital deixou de funcionar e não a encontro nas definições.

Como posso resolver o problema?

Agradecia ajuda.

Carvalho

Resposta:

Carvalho,

Não temos connosco um P9 Lite com a EMUI 5.1 instalada, mas sim um P10 com a mesma versão da EMUI.

Estivemos a verificar e essa definição está bem visível dentro das definições.

Só precisa de aceder a Definições e depois procurar por Impressão Digital. Será pedido o PIN de desbloqueio para aceder.

Ai dentro verá várias definições relativas à utilização da impressão digital em contextos de segurança e também a definição das próprias impressões digitais.

[Respondido por Pedro Simões]


Sabem se o Galaxy J5 vai receber o Android 7?

Bom dia,

Gostaria de saber se me conseguem dizer se o Samsung Galaxy J5(2016) irá ter atualização para o Android 7.

Obrigada, fico aguardar a resposta.

Daniela Pinto

Resposta:

Daniela,

De acordo com uma notícia recente, que surgiu num site que costuma ter informação fidedigna em relação à Samsung, já foi visto um J5 2016 com o Android 7.0 em funcionamento:

Assim, tudo indica que essa atualização surgirá, no entanto, será de forma muito gradual, tal como é habitual na Samsung. A atualização é lançada para diferentes mercados, com a normal distinção entre operadoras. Contudo, a atualização poderá ser feita manualmente, assim que tenha saído para a mesma variante, mesmo que o país seja outro.

Deverá verificar o lançamento da atualização aqui:

As instruções para instalação estão descritas na página de download de cada versão.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu smartphone vai receber o Android Oreo?

Olá bom dia,

Tenho um Asus ZenFone 3 e tem o Android Nougat.

Este equipamento terá atualização para o Android Oreo 8?

Obrigado

Dudu Cristovao

Resposta:

Dudu,

Publicámos um artigo que refere os modelos que (supostamente) receberão atualização para o Android 8, onde está listado esse modelo:

Embora nem todos os fabricantes tenham publicado uma lista oficial de dispositivos que terão acesso ao Android 8.0, é “quase certo” de que, pelo menos os modelos listados, receberão a atualização.

Resta aguardar por novidades, mas prepare-se para vários meses.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version