Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como alterar a ROM do meu xiaomi redmi pro?

Bom dia,

Gostaria de saber como colocar uma rom com a linguagem portuguesa no meu xiaomi redmi pro, pois tenho o telemóvel à cerca de um ano, que até foi avaliado por voces com muito boa classificação, mas so tem chines e ingles.

Já procurei em vários foruns, e segui os passos à risca mas nao funciona. Penso ja ter o bootload desbloqueado, mas a partir daí não consigo fazer mais nada.

Aguardo resposta,

Com os melhores cumprimentos,

Agostinho Caetano

Resposta:

Agostinho,

De facto o Redmi Pro não tem ROM Global oficial, pelo que é necessário recorrer a uma comunidade, como a Xiaomi.eu.

Temos um guia que explica exatamente esse mesmo procedimento, para instalação de uma ROM da comunidade Xiaomi.eu, com o nome de código “omega”.

O vídeo com o tudo o que precisa de saber, e também alguma informação adicional, pode ser visto no seguinte link:

Se encontrar algum problema específico, basta colocar a questão nos comentários, com todos os detalhes, para que o possa ajudar.

[Respondido por Hugo Cura]


Faz mal ter o ecrã do meu telefone exposto à luz direta do sol?

Boas equipa

Isto é uma dúvida que ja tenho a algum tempo.

A exposição do ecrã do smartphone à luz do sol faz mal ao ecrã?

Tenho uns colegas que dizem que o melhor é por o telemóvel com ecrã para baixo pois com o ecrã exposto ao sol o “liquido do ecra” poderà expalhar-se.

Diga-me a sua opinião.

Obrigado

Diogo Oliveira

Resposta:

Diogo,

Os smartphones são fabricados para servirem o seu utilizador, e não o contrário. Com isso quero dizer que os smartphones têm que suportar um estado tão comum como apanhar luz direta do sol, pois de outra forma o problema que mais haveria por aí era ecrãs danificados pelo sol 🙂

Não há qualquer problema em que um ecrã seja exposto à luz direta do sol, mesmo que por um tempo prolongado, desde que não atinja temperaturas demasiadamente altas. Aí sim, pode colocar a integridade do smartphone em risco, não necessariamente para o ecrã mas principalmente para a bateria.

O que os seus colegas referem é um mito.

[Respondido por Hugo Cura]


Será que o  Xiaomi Mi6 é melhor que o OnePlus 5?

Bom dia:

Ando para trocar de telemóvel, e estive à espera da chegada do One Plus 5 para fazer uma evolução, pois tenho o OnePlus3. No entanto, fiquei um pouco desapontado, pois não me deixou com muita vontade por não ter nada de “diferente”

Entretanto, vi o vosso post sobre o Xiaomi Mi6, e gostei, (já tive um redmi note 3), mas embora seja mais barato, tenho receio em que loja usar e tem aquele inconveniente do 4g fora de cidade.

Por isso perguntava, que aconselhavam se estivessem no meu lugar. Sempre optar pelo OnePlus 5 ou então pelo Mi6 (gosto dos dois na imagem, por isso, não importaria esse fator). Mas sim, assistência, actualizações/segurança, e também tenho receio nas roms da Xiaomi, pois parece que dependendo da loja, elas serão diferentes, e não quero chinesisses nas aplicações.

Caso me aconselhem o Mi6, pergunto que loja me recomendam, seja por preço, seja pela ROM, seja pela confiança na entrega.

Obrigado e ao dispor para esclarecimentos.

Sebastião Miguel de Sena Coelho

Resposta:

Sebastião,

O OnePlus 3 continua a ser um excelente smartphone, muito competente. O SoC Snapdragon 820 é um topo de gama do ano passado e, comparando o OP3 com o OP5 não irá notar diferenças significativas. Portanto, trocar só por trocar, sinceramente não acho que se justifique.

Ainda assim, havendo vontade de o fazer, o Mi 6 está realmente muito bom e, na minha opinião, não acho que os cerca de 100€ que o OP5 custa a mais que o Mi 6 justifiquem a diferença.

A questão de não ter 4G na banda 20, sim, é algo que pode fazer a diferença para alguns utilizadores, mas isso só poderá ser avaliado por cada um, mediante o local onde é utilizada a rede 4G.

Quanto à ROM, em princípio todas as lojas o estão a vender com a tal “Shop ROM”, que não permite updates automáticos mas vem com todos os idiomas e os serviços Google a funcionar sem problemas. Em todo o caso, temos um guia que permite instalar outras ROMs com alguma facilidade:

Quanto a lojas, a Honorbuy tem um serviço de entrega muito rápido, de 1 a 4 dias (dependendo do local de entrega), enviado a partir da europa. Já a Gearbest por exemplo, também aprovada por nós, tem um serviço de entrega mais demorado mas conseguirá comprar por um valor mais em conta.

[Respondido por Hugo Cura]


Que Xiaomi Mi6 devo comprar?

Bom dia,

Estou interessado na compra de um Xiaomi Mi6 mas estou com algumas dificuldades na escolha da melhor versão. Fiz uma pesquisa tanto no site da HonorBuy como no GearBest e existe alguma diferença nos preços apresentados em cada uma das versões. As questões principais são: qual é a diferença entre a ROM International e a Rom Global? A Rom International é a chinesa ou é diferente? Se optar pela compra da versão international é possível a instalação da versão global? E se optar pela chinesa?

Parece-me que a marca está a fazer um belo trabalho ao nível das especificações dos equipamentos e da sua qualidade/preço, mas precisa de simplificar um pouco a quantidade de versões de software..

Obrigado

Luís Santos

Resposta:

Luís,

As versões International e Global são a mesma, apenas são chamadas de forma diferente dependendo da loja. Esta versão inclui a ROM Global, lançada oficialmente há pouco tempo para o Mi 6, e permite updates automáticos, tem idioma português (apenas brasileiro por enquanto, mas português de portugal será disponibilizado em breve) e não tem qualquer aplicação chinesa.

A ROM chinesa, comparando com a ROM International ou Global, não traz serviços Google de raiz, tem apenas idioma chinês e inglês. Geralmente, quando uma loja vende o smartphone com esta ROM, é incluído um pack de idiomas e também os serviços Google, mas os updates estão desactivados, pois ao acontecer um update irá inviabilizar o funcionamento dos conteúdos incluídos “manualmente” pela loja.

É possível a instalação da ROM em qualquer um dos casos. Recomendo que veja o seguinte vídeo onde tudo é explicado em pormenor:

[Respondido por Hugo Cura]


Como recuperar uma conta iCloud?

Boa noite, tenho o iCloud partilhado em família e não consigo sacar aplicações porque o organizador é uma pessoa que já faleceu e pedem me a palavra pass e eu não sei.

Será que me conseguiam ajudar? Obrigada desde já.

Catarina Ferrinho

Resposta:

Boa noite Catarina,

Esse tipo de situação está prevista pela Apple, que é quem a pode ajudar.

Para poder “herdar” os direitos de acesso de alguém terá contactar o serviço de apoio ao cliente e fazer prova da situação, com toda a documentação que eventuamente lhe será solicitada.

Se forem cumpridas todas as exigências, então ser-lhe-á concedido o acesso.

[Respondido por Vitor Martins]


Como fazer para comprar na China e não parar na alfândega?

Boa tarde,

Já li vários posts no vosso fórum acerca das compras online em diferentes loja chinesas.

A minha pergunta é se têm conhecimento na Banggood, através do envio Priority Direct Mail, estando o artigo no armazém de Hong Kong, se fica na alfandega?

Pergunto porque já li algures, que só artigos que estejam no armazém China, é que não ficam na alfandega.

Uma compra na igogo.es realizada há uns meses atrás,, não reparei no pormenor de localização do artigo, que era precisamente Hong Kong e não China, apesar de ter escolhido o envio recomendado para a Europa, o artigo ficou retido na alfandega e sujeito a taxas.

Obrigado.

Hugo Malhoa

Resposta:

Hugo,

De acordo com a informação que recebemos da loja, não é esperado que o produto fique retido na alfândega sempre que o método “Priority Direct Mail” estiver disponível. Se tal acontecer, pode contactar o serviço ao cliente da Banggood, com prova de pagamento das taxas, para que o valor possa ser reembolsado.

A igogo.es, desde sensivelmente o mês de março, ajustou o tipo de entrega das encomendas para Portugal, onde tudo é enviado utilizando automaticamente o método que evita a alfândega, quer tenha stock no armazém China, HK ou HK-2, tal como acontece na Gearbest. Só precisa de selecionar o método “Envio terrestre”.

[Respondido por Hugo Cura]


Acham que meter mais memória no meu portátil é acertado?

Boas, eu possuo um portátil Asus i3 com 4g ram e uma nvidia 920M e Tava a pensar colocar mais ram mas não sei se vale a pena colocar uma de 8g.

O que é que vocês me recomendam.

Obrigado pela atenção.

(modelo do PC x555lj r92w1b)

Filipe Pereira

Resposta:

Duarte,

Uma das mais normais atualizações que se fazem num PC é o aumento da memória RAM disponível. A par desta melhoria, é também aconselhada a troca do disco mecânico por um SSD.

Assim, e respondendo à sua pergunta, a atualização de 4 para 8GB de RAM no seu portátil vai trazer melhorias imediatas ao comportamento e rendimento da sua máquina.

Tenha em atenção à capacidade de memória que o seu computador suporta e escolha um pente de memória similar ao já existente. Em alternativa pode comprar um de 8GB e remover o atual.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version