Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como consigo salvar os favoritos da app Android do Pplware?

Boa tarde Equipa.

Gostaria de ter o vosso apoio no sentido de me identificarem como poderei fazer backup/copiar os favoritos guardados na vossa APP para android.

Qual a pasta onde são guardados.

Uso actualmente a MIUI8.

Necessito de fazer um backup com urgência.

Antecipadamente grato,

Miguel Vaz

Resposta:

Miguel,

Como os dados da aplicação estão localizados na raiz do sistema, onde é necessária permissão de acesso root, a aplicação Helium é a solução para quem não tem root.

Na descrição da aplicação, na Play Store, está descrito o procedimento que precisa para fazer o backup do antigo smartphone e o restauro no novo, dos conteúdos que pretender.

No caso de querer restaurar posteriormente num smartphone com o MIUI 8, pode utilizar a ferramenta de backup nativa, que é bastante mais simples. Para tal, basta:

[Respondido por Hugo Cura]


Qual tem melhor câmara fotográfica? O Zenfone Zoom S ou um Huawei?

Bom dia.

Por favor, podem acrescentar a vossa opinião a outras que afirmam ser o Zenfone Zoom S o smartphone com melhor câmara fotográfica ou, pelo contrário, o Huawei suplanta na qualidade?

Tenho o Iphone 6 – justifica-se a mudança?

Pensam analisar este produto?

Grato pela vossa disponibilidade – cumprimentos.

Carlos A. Ramos

Resposta:

Não indicando qual o Huawei com que está a querer comparar, torna-se difícil poder dar uma opinião correta.

No entanto, e apontando para os Huawei mais recentes, só podemos indicar que têm câmaras fotográficas fantásticas.

A Huawei tem apostado na fotografia como elemento diferenciador dos seus smartphones e isso tem funcionado de forma muito positiva para os consumidores.

A parceria que estabeleceu com a Leica veio melhorar ainda mais a qualidade da fotografia destes smartphones e hoje estão no topo.

Assim, se estiver a falar de um Huawei Mate 9 ou um Huawei P10, dificilmente conseguirá um smartphone com uma câmara fotográfica melhor.

[Respondido por Pedro Simões]


Pode um Single-Board Computer substituir um tablet?

Olá.

Os SBCs tem-me fascinado durante algum tempo, mas ainda sei muito pouco sobre eles. É mais barato comprar um tablet ou comprar um SBC “às peças” (SBC, cabos, monitor touch, etc)?

Claro que a comparaçao é dificil, e o SBC iria sempre ficar muito maior que um tablet, mas baseando na performance, tendo um SBC com uma performance aproximada a um tablet, qual deles seria o mais barato e se a diferença de preço seria muito grande.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos,

Ricardo Coelho

Resposta:

Ricardo,

Antes de mais é importante perceber a utilização que quer dar a estes equipamentos. As diferenças entre um tablet e um SBC (Single-Board Computer) são muitas e este último pode não se adequar.

A maior diferença estará no hardware de cada um, sendo o tablet naturalmente mais poderoso e mais capaz que o SBC.

Depois temos a questão do sistema operativo. Apesar de poder correr mais SOs no SBC, o Android do tablet deverá estar mais adaptado e ser mais útil.

Resumindo, criar um SBC poderá ser um projeto muito interessante e engraçado, mas para ter um equipamento mais adaptado e mais simples de usar, a recomendação vai mesmo para o tablet.

[Respondido por Pedro Simões]


Se comprar um iPhone nos EUA ele funciona em Portugal?

Olá,

Vou para os EUA brevemente e estava a pensar em adquirir um iPhone. Se eu comprar lá ele funciona cá?

Obrigado

Sims Fans

Resposta:

Sims Fans,

Nos EUA existem 2 sistemas de rede móvel, GSM e CDMA, onde a AT&T e T-Mobile usam GSM e a Sprint, Verizon e U.S. Cellular usam CDMA.

Dos iPhones mais recentes, todos são compatíveis com todas as frequências GSM, havendo apenas algumas restrições quanto aos sistema CDMA, mas que em nada prejudica a utilização em Portugal.

Considerando que irá comprar um iPhone desbloqueado, sim, funcionará cá sem problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


Xiaomi Redmi Note 4 ou Huawei P10? Qual o melhor?

Boa tarde, Cara Equipa do Pplware.

Em primeiro lugar os meus parabéns pela excelência do blog e os meus agradecimentos pela vossa disponibilidade não só para comigo como para todos os outros leitores.

Gostava que me ajudassem com uma questão que antes de explicada não parece ter grande lógica.

Eu vou comprar um smartphone e estou dividido entre duas opções: o Xiaomi Redmi Note 4 (Mediatek) ou o Huawei P10 (bloqueado a uma operadora). A minha questão prende-se precisamente com o facto de um ser desbloqueado e o outro não. Bem sei que o P10 é superior em quase todos os aspectos só que a comprá-lo terá de ser bloqueado a uma operadora, com todas desvantagens que daí advêm (mais dificuldades em receber eventuais actualizações, bloatware com fartura, obrigatoriedade de utilizar cartão da operadora em questão, etc.) e por isso queria o vosso conselho.

Qual a melhor compra? Valerá a pena abdicar de performance de topo de gama em prol de actualizações com mais frequência (em princípio) e de um aparelho menos atascado com aplicações que de nada me servem?

Os meus sinceros agradecimentos pela vossa atenção e disponibilidade e votos de continuação do excelente trabalho que têm realizado.

Os Meus Melhores Cumprimentos

Sérgio Vasco

Resposta:

Sérgio,

Conseguindo esses dois equipamentos a preços similares, como parece que irá conseguir, a escolha acaba por ser óbvia.

O Huawei P10 é de longe uma máquina mais capaz, com melhores argumentos e com melhor performance.

A questão de estar preço ao operador não é um problema. Os updates surgem praticamente ao mesmo tempo que o fabricante os lança.

Não será no momento em que a Google os lança, mas sim passado algum tempo. Essa prioridade fica para os Nexus e para os Pixel.

As aplicações dos operadores são também cada vez menores e em vários casos pode ser removido sem sequer ter de fazer root ao telefone.

A questão do bloqueio da operadora é também irrelevante porque muitas já lançam os seus equipamentos desbloqueados ou cobram um valor simbólico para o fazerem.

Por isso, a escolha parece ser óbvia. O Huawei P10 é melhor que o Xiaomi Redmi Note 4 e não é por estar preso a uma operadora que vai deixar de ter uma performance acima da média.

[Respondido por Pedro Simões]


Como consigo assistir à SIC em Angola, pela Internet?

Boa Tarde.

Chamo-me Fernando Boluele, sou angolano residente e seguidor das vossas publicacoes Tecnologia, no site https://pplware.sapo.pt.

Como sabem, devido as relacoes Politicas entre Angola e Portugal, as empresas prestadora de servico de TV (Zap e Multichoice), barrara o o canal da Sic Noticias e Sic Internacional.

Minhas pergunta, tenho o usado a aplicacao do IPTV, mas nao consigo ver tambem os canais SIC acima descrito. Por acaso conhecem algum servico que possamos usar para accessar os canais mencionado, via internet (VPN)?

Ficarei a espera da vossa resposta.

Regards,

Fernando Boluele

Resposta:

Fernando,

Pelos meios legais, que são unicamente os que sugerimos, apenas tem uma alternativa para aceder ao canal SIC normal, a partir do seguinte endereço:

Este é o único canal disponibilizado online pela SIC, que ainda assim pode ter restrições de emissão online, dependendo dos direitos de autor que a programação tenha.

Caso não consiga ver este canal, poderá ser por razões de localização, pelo que poderá utilizar um proxy português. Para facilitar, e caso seja utilizador do Google Chrome, pode utilizar a extensão Hola VPN.

Para outros conteúdos que não são transmitidos em direto, tem outras vias disponíveis a partir do site da SIC:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version