Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Afinal, o meu PC é de 32 ou de 64 bits?

Boa Tarde

Tenho o Win 10 pro de 32 bits e o Office pro 2016, instalados num ACER ASPIRE 5538G.

Fiz todos os testes com o 64 bits Checker, e com o outro programa de testar o processador, e indicam-me que este corre 64 bits.

Certo é que ao tentar instalar o W10 de 64 bits, recebo a mensagem, de que não é possível instalar, para verificar a arquitectura do PC.

No processador diz sistema operativo de 32 bits, processador baseado em x-64.

Agradeciam, se me davam algum esclarecimento sobre este assunto

Obrigado

José Bernardo

Resposta:

José,

Dado que a versão do Windows que tem é de 32 bits, não pode fazer um “upgrade” para a versão de 64 bits sobre a versão que tem atualmente.

Isto significa que, para ter o Windows em 64 bits, terá de instalar essa versão de raiz, utilizando um DVD ou Drive USB de arranque, onde perderá tudo o que tem da atual versão. Dado isso, diria que deve avaliar os prós e os contras de o fazer, pois essa alteração pode realmente não se justificar.

Em todo o caso, pode preparar a Drive USB de instalação a partir deste guia:

[Respondido por Hugo Cura]


O meu portátil consegue correr o Windows 10 de 64 bits?

Boas!

Eu tenho o windows 10 home 32 bits actualizado do win vista via actualização de graça.

Está permanentemente activado, terei algum problema se formatar o pc com o windows 10 home 64 bits? Tenho 6GB de ram e queria os usar.

Obrigado, bom trabalho, rapazes e raparigas!

Cumprimentos.

Frederico Macias

Resposta:

Frederico,

Há algo incorreto na informação que nos enviou. A Microsoft apenas permitia a atualização para o Windows 10 de forma gratuita a máquinas em que estivesse instalado o Windows 7 ou o Windows 8.1. Ao dizer que atualizou gratuitamente de um Windows Vista é estranho.

Ainda assim, e tomando como certo que o seu Windows 10 está permanentemente registado, não terá qualquer problema em fazer a atualização de 32 para 64 bits.

A Microsoft garante essa atualização de forma gratuita, desde que seja mantida a versão do Windows 10.

Algo que é incontornável, é que tenha de realizar uma instalação limpa do Windows 10. Isto significa ter de formatar a máquina e fazer uma nova instalação, desta vez já com a versão de 64 bits do Windows.

[Respondido por Pedro Simões]


Muitas dúvidas sobre o router Xiaomi Mi R1D

Boa Tarde,

depois de ler a vossa análise ao router da Xiaomi, o Mi R1D, fiquei com alguma curiosidade e algumas questões que gostaria de discutir, pois estou em pensar adquirir um…

  • É referido que o disco que nele se encontra é por vezes ruidoso, no entanto, não tem algum modo ou setup na interface do router para “adormecer” o disco quando não está a ser utilizado ?
  • Quanto aos resultados ( https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2017/05/r1d_benchs_small.png), o resultado “Cópia ficheiro 1GB” refere-se à escrita de um ficheiro do computador para o disco do router, via wireless? Isto pois, mais abaixo, apresentam o resultado em segundos “Escrita disco do router (cabo 1 Gbit, ficheiro de 1 GB) “, e gostaria de saber o mesmo desempenho do router via wireless 5ghz…

Obrigado pela atenção,

Bernardo Barbosa

Resposta:

Bernardo,

Vamos responder às suas questões de forma isolada, separando cada uma delas para que entenda bem e não se misturem.

No primeira questão, sim, existe uma opção para que o disco se desligue (spin down) até que seja necessário novo acesso à informação. No menu Storage, basta ligar a opção Hard drive sleep. Em todo o caso, a pequena ventoinha no interior do disco continua a funcionar, pelo que surgirá sempre algum (ainda que pouco) ruído do router.

Na segunda questão, efetivamente a indicação “Cópia ficheiro 1GB” refere-se à escrita de um ficheiro do computador para o disco do router, via wireless, já que os resultados são referidos dependendo da distância ao router.

Os valores apresentados para a escrita através de uma ligação por cabo são para dar ao utilizador uma base de comparação face ao que o Wi-Fi oferece.

Quanto às velocidades de transferência na banda dos 5GHz, estas estão expressas nessa mesma tabela, abaixo dos testes de 2,4GHz.

[Respondido por Pedro Simões]


Ajudem-me! No meu portátil, troco disco, memória ou os 2?

Olá a todos!

Mais uma vez, parabéns pelo magnífico trabalho já desenvolvido!

A questão é a seguinte, e para abreviar.

  • Portátil: HP Pavilion DM 1 (2011) com upgrade for Windows 10 Creators + Avasta internet security (até Fev. 2018 – actualizado)
  • Processador: AMD Athlon e-350 a 1.6 Ghz / 4 GB RAM
  • Capacidade: 300 GB (disco mecânico)

Situação: Após o upgrade para o Windows 10 em 2016, comecei a notar alguns problemas desempenho. Assim que inicia, sem grandes problemas. Mas ao longo da utilização, vai começando a perder desempenho, sobretudo, quando carregada a suite de produtividade MS Office 2016 (30 dias).

Tenho seguido os vossos conselhos para tornar o Windows mais rápido e eficiente. E após as optimizações, começo a achar que se calhar este velhote precisa de mais RAM ou um disco novo.

Serão estas as causas de desempenho diminuido? E se optar por substituir a RAM, onde posso verificar a velocidade dos 4 GB instalados?

Já andei à procura onde de ver a informação relativa à questão: onde posso verificar a velocidade da RAM?, mas, até ao momento sem grande sucesso.

NOTA: Utilizo um leitor de ecrã, o NVDA, e sem razão aparente, o portátil fica lento em algumas tarefas, chegando a bloquear e/ou mesmo a desligar-se. Então, assim que reiniciado e sobretudo no Office Word, nota-se um significativo atraso da informação áudio (caractéres; menus; etc.). mas assim que o Office Word é encerrado… o problema parece desaparecer, embora…

Se poderem dar umas luzes…

Abraço!

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

Tal como sugere, a substituição do disco mecânico por um SSD e a (pelo menos) duplicação da memória RAM podem resolver esses problemas, no entanto, seria necessário mais informação para ter a certeza disso.

A memória RAM cheia vai originar que o sistema recorra ao ficheiro de paginação no disco… que consequentemente vai deixar todo o sistema mais lento, pois o acesso ao disco vai ter grandes atrasos.

A substituição do disco, por si só, é muito mais vantajosa que a adição de mais memória, pois no caso de ser necessário recorrer ao ficheiro de paginação, o disco SSD irá lidar muito melhor com esse problema, havendo pouca quebra de desempenho.

Resumindo, primeiro recomendo que abra o gestor de tarefas do Windows (Ctrl+Shift+Esc), depois clique em “Mais detalhes” e observe a utilização da memória, tanto no separador “Processos” como no “Desempenho”. Aí poderá avaliar se está com problemas de memória RAM, sendo que a partir de 80% é expectável que o sistema recorra ao ficheiro de paginação.

O disco, sendo mecânico, poderá também ter sofrido uma grande fragmentação após a instalação do novo update. O ideal seria mesmo a instalação do sistema de raiz, mas é claro que isso é sempre uma carga de trabalhos 🙂

Quanto ao tipo de memória, basta utilizar a aplicação gratuita CPU-Z. No separador SPD tem toda a informação.

Nunca há uma resposta concreta ao problema que descreveu, e apenas podemos deixar algumas dicas para que consiga tentar perceber a origem do problema e otimizar o sistema.

[Respondido por Hugo Cura]


Para que servem os sintonizadores na box WeTek Play 2?

Boa tarde,

Gostaria de esclarecer uma duvida, pretendo adquirir uma box android e vi recentemente a vossa análise à WeTek Play 2.

Na análise referem que existe a possibilidade de a adquirir um de três sintonizadores. Mas não sei qual a vantagem de ter um sintonizador, qual é a vantagem em ter uma box com um sintonizador.

Um sintonizador por exemplo de DVB-C/T/T2 (cabo/terrestre HD) permite usar na NOS/MEO e VODAFONE por cabo e usar em alternativa à box fornecida pelos operadores?

Obrigado e continuação de bom trabalho,

Abraço,

Nuno Dias

Resposta:

Nuno,

Tal como é referido na análise, o sintonizador permite aceder aos canais difundidos em sinal aberto, desde que chegue à sua casa esse tipo de ligação.

No entanto, esta box não poderá ser um substituto (legal) à box do operador devido aos canais codificados que, por razões óbvias, só podem ser acedidos utilizando os dispositivos do operador.

A utilidade de aceder aos canais em sinal aberto é útil para ter alguns canais numa segunda TV, com a possibilidade de gravar a emissão (seja cabo, satélite ou TDT).

[Respondido por Hugo Cura]


Muitas dúvidas sobre o poderoso Xiaomi Mi5

Bom dia desde já agradeço a vossa atenção, tenho algumas dúvidas relacionadas com o xiaomi mi5 e resolvi dar um número a cada uma para facilitar a resposta.

1- Este smartphone teve que ir para a garantia e quando voltou depois de eu ter pedido para que lhe colocassem a rom global oficial ele veio com o bootloader desbloqueado e sempre que reinicio aparece a mensagem de “unlocked” e eu gostava de saber se existem vantagens em voltar a bloquear e qual o melhor procedimento sem mexer na rom?

2- Vi numa das vossas publicações um artigo sobre fotografia que reduzir Os megapixéis da câmara poderia conseguir melhor qualidade em fotos com pouca luminosidade mas não encontrei forma de o fazer no mi5 se for possível podem indicar como o fazer?

3- Este smartphone vem com carregador chinês acompanhado com um adaptador solução que não me deixa seguro. Gostava de comprar outro mas tenho algum medo visto que é um elemento sensível pelo que li vocês recomendam o carregador original mas não sei onde comprar devido as muitas falsificações nessa área será possível indicarem um link de um carregador que recomendem e de uma loja de confiança? E se for possível também de um cabo USB tipo-c para o mesmo visto que preciso de um suplente para o powerbank?

Agradeço imenso e desejo que continuem o excelente trabalho por muitos anos…

Ricardo Antunes

Resposta:

Ricardo,

Respondendo às questões:

1- Não há vantagens em voltar a bloquear o bootloader. Se o bloquear deverá perder acesso ao sistema atual que tem, onde apenas poderá depois instalar a uma versão oficial da Xiaomi. Se ainda assim o quiser bloquear, tem aqui um guia:

2- Talvez não tenha sido exactamente isso que leu. O que provavelmente leu é que um sensor, ao ter mais megapíxeis que outro (considerando que são do mesmo tamanho), cada píxel vai receber uma quantidade menor de luz por ser mais pequeno, ou seja, quanto maiores forem os píxeis, mais luz capturam e melhor é o resultado em ambientes de pouca luz.

Portanto, por um sensor ter mais megapíxeis que outro, não será necessariamente melhor em todos os aspetos pois há muito mais coisas que influenciam na qualidade da foto, nomeadamente o tamanho do próprio sensor, na abertura, na qualidade do grupo óptico, entre outros.

Ah, e como é óbvio, isso não é possível de configurar.

3- Existem marcas de confiança como a Blitzwolf, Ugreen, entre outras, que têm uma excelente qualidade, não só em carregadores como também nos cabos. Apenas recomendo que não compre do mais barato neste tipo de produtos e não deverá ter problemas.

[Respondido por Hugo Cura]


Que app usar para ter de volta o meu scanner a funcionar?

Boa Tarde

Gostaria que ajudassem que uma dúvida que tenho, tenho laptop antigo em que tive de fazer um reset porque ele nem iniciava, porém quando fiz esse devo ter perdido o programa que utiliza para fazer digitalizações de documentos, gostaria de saber quais são os programas para digitalizar documentos gratuitos que recomendam.

Grato pela atenção dispensada

Sem outro assunto de momento

Com os melhores cumprimentos

Alexandre Albuquerque

Resposta:

Alexandre,

Tem duas possibilidades para ter de volta a digitalização de documentos no seu portátil mais antigo.

A primeira, e mais lógica, é que instale o software que acompanha o scanner que tem ligado ao seu computador. Por norma as marcas acompanham um software dedicado a esta função. Procure o CD de instalação e irá conseguir resolver o seu problema.

Se ainda assim não conseguir encontrar o cd do scanner, tem mais uma opção, óbvia e até lógica.

A Microsoft tem disponível uma aplicação para Windows que lhe resolve o problema. Segundo a empresa, o Scanner do Windows (ou Windows Fax and Scan) é instalado de forma automática assim que é detetado um scanner, mas obviamente que pode ser descarregado manualmente. Se precisar de ajuda, pode também contar com a FAQ desta aplicação.

[Respondido por Pedro Simões]


Como conseguir os efeitos de imagem do Honor 6x?

Boa tarde,

Estive a ler a análise efectuada ao Honor 6x, realizada pela Maria Inês Coelho, e concordo com o veredicto quanto à classificação, tenho um telefone igual e estou bastante satisfeito com a performance do mesmo.

No entanto há uma situação que me despertou especial atenção, como é que foi conseguida a foto que foi publicada no teste e que abaixo colei? Aquele efeito desfocado mas também cheio de movimento que normalmente só consigo na minha camara fotográfica reflex.

Já tentei algumas opções no telefone mas não consigo aquele efeito. Consigo através do modo “grande abertura” desfocar o que está à volta do que quero focado mas aquela sensação de movimento é que está difícil… J será possível a Maria Inês dar-me uma dica?

Desde já agradecido pela atenção dispensada.

Gonçalo Dias

Resposta:

Gonçalo,

Para conseguir esse efeito, depois de tirar a fotografia em modo de grande abertura, deverá abri-la diretamente ou a partir da galeria, todas as fotos tiradas nesse modo irão surgir com o ícone respetivo e todas essas darão para colocar este tipo de efeitos (anexo 1).

Ao abrir a foto, irá novamente surgir o ícone relativo à grande abertura, mas agora para aceder aos Efeitos de grande abertura. Aí, tocando nalgum ponto específico da imagem, poderá alterar a zona focada e desfocada, bem como aumentar ou diminuir a abertura.

Terá ainda um outro menu com os efeitos a aplicar em volta do elemento focado, tal como o exemplo que coloquei na análise (anexo 2 e anexo 3).

[Respondido por Inês Coelho]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version