Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como posso instalar apps no Windows RT fora da Store?

Bom dia,

Sou utilizador de um Surface RT com Windows 8.1, existe alguma forma de instalar aplicações sem ser através da Windows Store?

Obrigado

Carlos Lopes

Resposta:

Carlos,

Sim, há forma de instalar aplicações fora da Loja Windows, mas trata-se de um método não oficial.

Temos um artigo com indicações de como o fazer mas, dado que a ferramenta está sem suporte há algum tempo, e no caso de o Windows ter sofrido uma actualização posterior que tenha anulado essa possibilidade, agora poderá não funcionar.

Ainda assim, poderá testar e verificar se funciona:

Adicionalmente, existe também um emulador que funcionava com algumas aplicações x86, mas entretanto o projecto foi abandonado precocemente. Tem aqui o artigo:

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como maximizar a janela de instalação do Office 2007?

Boa tarde,

recentemente comprei um computador novo com o windows 10 e tentei instalar o MS office 2007 tenho uma versão enterprise mas penso que não deverá fazer muita diferença, mas não o consigo instalar uma vez que a caixa onde deveria aparecer o local para colocar a chave não abre toda, ficando muito pequena, logo não aparecendo todos os campos necessários para a instalação do produto. Já a tentei esticar, mas também não permite, mudei a resolução do ecrã para mais pequeno para ver se a caixa ficaria no seu tamanho normal e nada.

Em anexo envio uma imagem para perceberem como me aparece a caixa.

Em termos de compatibilidade a Microsoft diz que deveria funcionar.

Estive também a ver na vossa página e não consegui encontrar nada relativo a este assunto, será que me podem ajudar.

Obrigada

Cumprimentos

Carla Carvalho

Resposta:

Carla,

Provavelmente já tentou com o rato redimensionar essa janela, sem ter o sucesso esperado. Esta não é uma situação normal, mas que poderá ser facilmente tornada.

A solução para o seu problema poderá estar num sítio onde ainda não se lembrou de verificar. Vamos usar o teclado para abrir um menu dessa janela e depois ter acesso à mesma em modo maximizado.

Carregue então com o rato na janela para a selecionar. Depois disso carregue simultaneamente nas teclas ALT e Espaço.

Um menu será apresentado, devendo apenas usar as setas cima ou baixo para chegar à opção pretendida, ou seja, Maximizar.

De imediato a janela deve assumir proporções que já mostram todos os elementos, entre eles a caixa para colocar a chave do Office 2007.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual a melhor ROM para o meu Samsung Galaxy Core Prime?

Boa noite,

tenho este telemóvel ” http://www.gsmarena.com/samsung_galaxy_core_prime-6716.php ” gostava que me ajudassem a escolher a melhor rom fiável e de confiança para o mesmo.

Obrigado

Armando Silva Duarte

Resposta:

Armando,

Genericamente, a ROM que costuma servir melhor o utilizador, tanto em funcionalidades como em desempenho, é a CyanogenMod… que “fechou portas” recentemente e deu origem ao LineageOS.

Ainda não existe versão do LineageOS para o Galaxy Core Prime, mas existem boas versões do CyanogenMod 13, baseado no Android 6.0 Marshmallow. Tendo a versão oficial para esse smartphone terminado na versão 5.0 Lollipop, esta CyanogenMod 13 será sempre uma boa evolução. Existe também a Resurrection Remix N, baseada no Android 7.0 Nougat.

Não tenho um guia nosso para lhe sugerir mas existem imensos guias disponíveis por esta Internet fora.

Recomendo que comece por aqui:

Lembre-se que primeiro deve instalar uma Recovery TWRP para que depois possa ser instalado o .zip da ROM e das Gapps (serviços e aplicações Google).

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


O áudio do VoiceOver do meu macOS está com problemas?

Olá e boa tarde!
Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho! :

Tenho um Macbook PRO Intel Core I5 a 2.6GHz com 16GB de RAM de Fevereiro de 2015, e como sou cego, utilizo o VO (VoiceOver). Infelizmente, tenho-me deparado com um problema bastante peculiar na utilização do Macbook PRO com o MACOS Sierra, e também, acontecia já em versões anteriores – El Capitan; Iozemit, etc.
Trata-se do seguinte, e passo a explicar:

Ao utilizar o MacOS Sierra, o volume do VO diminui de forma crítica. Acontece estar em plena força, e subitamente, o som vai-se, ou seja, baixa gradualmente ou até assentadamente. Por vezes fica em silêncio total!

Mesmo ao momento, e enquanto escrevo este mail, está cada vez mais a baixar o volume! Inacreditável! Mesmo carregando no botão de volume físico, aumenta, mas… pouco depois volta a baixar de novo. O contrário também acontece, embora menos frequente.

É uma situação incompreensível, pois, o Macbook tem 16 GB de RAM, independentemente da sua velocidade rps, não?

é bem vinda!de certeza que não é por falta de RAM! Talvez a placa de som, mas… não acredito muito! Sempre funcionou assim, embora esteja a fazer a transição\ao de PC para Mac, parece-me pouco provável essa causa. A placa de som nunca sofreu nenhum acidente que levasse a isso. Por outro lado (fiquei a cismar), e fui experimentar outras unidades em lojas, e o problema é sempre igual. Talvez seja um bug, mas então, a Apple anda mesmo desleixada de todo. 😉

Por acaso já se depararam com tal situação? Conhecem alguma solução? Qualquer luz… é sempre bem vinda!

Cumprimentos e obrigado!!

Pedro Ferreira Braga

Resposta:

Pedro,

Provavelmente o que descreve poderá não ser um problema, mas será uma situação normal e que é rapidamente corrigido com o desativar de uma opção.

Essa situação está presente em alguns fóruns e nos mesmos é apresentada uma solução rápida que poderá aplicar.

O que é referido é que poderá ser o áudio ducking a criar este problema. Leia aqui mais sobre o áudio ducking.

Abra então as Preferências do sistema e depois a área da Acessibilidade. Ai escolha o separador Voice Over e abra depois o Utilitário VoiceOver.

Nessa nova área deve aceder ao separador Som e, finalmente, desativar a opção ducking de áudio.

[Respondido por Pedro Simões]


Em que browsers ainda consigo correr Java?

Ex.mos Sr.s

Sou um vosso leitor e gostaria de alertar para uma situação que considero muito grave. (Não sei se o PPLWare já tratou o tema mas se tratou deverá tratar de novo e retratar e retratar…

Estamos à porta da entrega do IRS através do site da AT usando Java…

O Firefox 52 não executa java
O Chrome 45 não executa java
O EDGE não executa java

Parece que o ultimo reduto é o Internet Explorer, não explorei outros (haverá certamente).

No sentido de agilizar o terremoto da entrega do IRS poderiam começar a alertar, e alertar e depois disso voltar a alertar os coitados dos entregadores de IRS para que não sejam obrigados a aceitar por inacção o que a AT lá tem.

Parece um complot… Parece mesmo…

Espero que dediquem a este tema o tempo suficiente de forma a sensibilizar para a gravidade desta situação.

A menos de um mês de entregar o IRS maioritariamente pela internet e (que eu saiba usando Java) os 3 principais browsers barram a utilização do Java.

Atentamente

Luis Ramalho

Resposta:

Luís,

Sem dúvida, é verdade que o desenvolvimento de uma ferramenta tão popular como o preenchimento do IRS não está a acompanhar a evolução das tecnologias Web, que atempadamente mostrou as acções que deveriam ser tomadas… é realmente lamentável.

Quanto a isso, e porque nem todos podem aceder ao Internet explorer, a solução passa apenas pela utilização da ferramenta offline do Modelo3IRS, compatível com Windows, Mac e outros sistemas Linux:

Mas falta realmente abrir a porta aos dispositivos móveis, numa plataforma baseada em HTML5. Seja como for, havendo a possibilidade de instalar a aplicação no computador, a obrigação do contribuinte em o fazer mantém-se de pé e, dificilmente, veremos algum avanço em breve.

[Respondido por Hugo Cura]


Como transfiro os meus dados para o meu novo smartphone?

Adquiri Ulefone gemini e estou com alguma dificuldade em encontrar o drive para instalar no pc.

Pretendo também saber se é possível passar toda a informação que tenho no antigo tlm Galaxi S duo GT s7562 para este novo Ulefone e como o fazer.

Obrigado,

Hélder Frade

Resposta:

Hélder,

Experimente este driver:

Quanto à passagem de toda a informação, certamente estará a utilizar a mesma conta Google nos 2 smartphones, que apenas não suporta guardar os dados de algumas aplicações.

Se ainda assim o recurso à conta Google não for suficiente, poderá utilizar uma aplicação para fazer a cópia integral dos dados, em que não precisa de root… mas precisa que o driver funcione 🙂

A aplicação que deve utilizar chama-se Helium:

Na descrição da aplicação, na Play Store, está descrito o procedimento que precisa para fazer o backup do antigo smartphone e o restauro no novo.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version