Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Porque não tenho som na minha box MSI Cubi?

Bom dia caríssimos,

Tenho uma questão pertinente onde julgo já ter explorado todas as possíveis soluções sem sucesso!

Comprei recentemente um MSI Cubi e um monitor ASUS. Instalei o Windows 10 e todos os drivers do cubi, incluindo os drivers gráficos da Intel (que incluíam o Display Audio Driver).

Não consigo ter som no monitor de maneira nenhuma! Quando vou aos dispositivos de som no Windows e testo o HDMI audio vejo lá as barras a subir, indicando que estará a sair audio para o HDMI no entanto nada é reproduzido no monitor. Já fiz os seguintes testes/verificações: volume das colunas do monitor, volume do audio no Windows, ligar umas colunas na saida audio do monitor: TENHO SOM!, reinstalar drivers, ativar o “display audio” nas preferencias gráficas da Intel… já fui ao Fórum da Intel e vi pessoas com problemas idênticos, apliquei as soluções que indicavam e nada… enfim, estou a desesperar!

O monitor é novo em principio não deverá haver problemas, por isso a minha questão é: pode um cabo HDMI não passar audio?! Se não, se todos os cabos HDMI passarem audio (o que me parece ser óbvio), têm alguma ideia genial para resolver isto?

Obrigado pela atenção e continuem o bom trabalho.

Cumprimentos,

Cláudio Oliveira

Resposta:

Cláudio,

Estando a comunicação HDMI estabelecida, é suposto que passe áudio e vídeo.

Se refere que o som chega à saída de áudio do monitor (devido às colunas emitirem som), então o som chegará efectivamente ao monitor, pelo cabo HDMI.

O que recomendo fazer, para deixar de parte qualquer problema com o hardware que utiliza, é:

Só assim ficará com certezas de onde poderá vir o problema, mas tudo aponta para que seja problema interno do monitor, ou de alguma opção (não esqueça de fazer o restauro de fábrica do monitor).

[Respondido por Hugo Cura]


O meu P8 Lite tem grandes problemas de rede, ajudem-me!

Boa Noite.

Antes de mais, quero parabenizar toda a equipa do Pplware pelo fantástico trabalho desenvolvido.

Eu tenho um Huawei p8 Lite desde dezembro do ano passado.

Ultimamente tenho tido erros de ligação ao Wi-Fi. Fica constantemente em ‘Guardado, encriptado’ e depois vai para Acesso Negado à Rede.

Já fiz de tudo, voltar a colocar a password, desligar o aparelho, fazer ‘Wipe Cache Partition’. etc.

Conseguem me ajudar? Não sou o unico com este problema, já vi em bastantes foruns, sem obter solução.

Obrigado!

António Barbosa

Resposta:

António,

Com a informação que deu, não consegui perceber se só não consegue ligar a uma rede Wi-Fi específica (a de sua casa, por exemplo), ou se não consegue mesmo ligar a qualquer rede.

Se for o caso de ser apenas uma rede, por alguma razão o seu router pode estar a rejeitar a ligação desse dispositivo, até por algum bloqueio ao Mac Address que possa ter sido adicionado inadvertidamente.

Se achar que o problema poderá mesmo ser do smartphone, então o melhor é recorrer à garantia para que o problema seja resolvido.

[Respondido por Hugo Cura]


Consigo instalar o Windows 10 no meu Surface RT?

Bom dia.

Tenho um Surface com Windows Rt e gostava de saber se é possível retirar este e colocar uma versão normal.

Na altura da aquisição foi informado na loja das limitações desta versão mas como não a conhecia não dei muita importância ao lojista infelizmente.

Cpts,

Marco.

Resposta:

Marco,

O Surface RT foi uma (má) aposta da Microsoft para conseguir fazer tablets com custo mais reduzido, utilizando para isso processadores ARM.

Criaram aplicações funcionais para esse processador mas a “coisa” não foi muito mais longe que isso, e ficou com imensas restrições.

Devido à limitação da arquitectura, não é possível utilizar uma versão normal do Windows, pois isso requer mesmo um processador x86/64.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso usar o ecrã do meu portátil como segundo monitor?

Boa tarde,

Como precisava de usar um segundo monitor, e visto que tenho um portátil mais antigo parado, existe alguma forma de o usar como segundo monitor do meu portátil actual?

Obrigado,

José Maia

Resposta:

José,

Num computador portátil, o monitor está ligado directamente à placa gráfica, pelo que o computador tem de estar em funcionamento para que tudo seja processado e surja a respectiva imagem no ecrã.

Por essa razão, não é possível fazer directamente o que pretende, no entanto, dependendo do objectivo e das exigências do trabalho, é possível utilizar o rato e teclado do computador principal para tomar controlo do computador secundário, como se se tratasse de uma extensão do ambiente de trabalho (tal como se fosse 1 computador com 2 monitores).

Ou seja, vamos imaginar que está a escrever um documento no Word e precisa de outro ecrã para o auxiliar em informação, por exemplo com o browser ou com um leitor PDF. Numa situação destas, um segundo PC+ecrã poderá ser utilizado para mostrar esse conteúdo auxiliar (ou vice-versa), e controlado unicamente com os controlos do primeiro, utilizando para isso o software Input Director:

Este software, quando configurado correctamente, permite que ao encostar o cursor do rato a um lado do ecrã (vamos supor que seja configurado o lado mais próximo do outro ecrã), seja tomado o controlo do outro computador, sendo toda a informação passada pela rede.

[Respondido por Hugo Cura]


Como conseguir que a OnePlus envie encomendas para os Açores?

Boas,

Eu estou interessado em comprar o Oneplus 3 mas a Oneplus recusa-se a mandar para os Açores, gostava de saber se sabem de uma outra maneira que possa usar para comprar?

E não, não tenho ninguém que me possa mandar para cá.

Um obrigado desde já!

Paulo Silva

Resposta:

Paulo,

Efectivamente a OnePlus tem um problema bem conhecido e que impede o envio das compras feitas no site para os Açores e a Madeira.

O problema foi já reportado diversas vezes e existe até um thread para esta situação nos fóruns da OnePlus.

Mas felizmente, e para além das queixas e problemas, existe também nesse thread informação clara como contornar o problema.

Pode consultar o thread em causa neste link abaixo:

Basicamente o que fazem é preencher alguns campos com valores referentes a Lisboa e noutros adicionam informação adicional e que complementam a morada.

Leia as 9 páginas no thread e vai encontrar a solução. De início trata apenas do problema, mas a meio tem a solução completa.

[Respondido por Pedro Simões]


De onde descarregar o Windows live Essentials?

Bom dia!

Eu precisava do instalador do Windows live Essentials que vocês disponibilizam para download através de um link, mas este link não funciona mais.

Se possível me informem se tem alguma forma de me enviar, é para uma empresa que precisa daquela versão especifica.

Grato desde já!

Douglas Neri

Resposta:

Douglas,

Sem referir onde temos esse link torna-se difícil ajudá-lo. Temos vários artigos com os links do Windows live Essentials.

Mas como o queremos ajudar, deixamos aqui um link para download oficial da última versão do Windows live Essentials:

Tenha no entanto a noção que a versão disponível é a 2012 e que o seu suporte termina já no próximo dia 01 de Janeiro de 2017.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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