Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que software usar para recuperar ficheiros do meu disco?

Boa tarde.

Recorro ao vosso email, para pedir a V/ ajuda numa questão que me preocupa e tem a haver com o Software Wondershare Data Recovery.

O meu computador teve um crash, e fiquei sem o poder utilizar durante um dia, até utilizar o disco de recuperação, só que esta recuperação apagou a maior parte dos meus ficheiros.

Em pesquisa na net, consultei a V/ informação sobre Softwares disponíveis para recuperar ficheiros apagados, e este software era um dos melhores testados.

Fiz o download e pela quantidade de ficheiros adquiri a licença para a recuperação total dos mesmos. Corri o software e neste momento tenho uma pen drive usb, com ficheiros formatados e com extensões que nada tem com os originais.

Posso contar com a V/ boa vontade?

Desde já agradeço e apresento os meus melhores cumprimentos.

Resposta:

Luís,

Existem vários processos de recuperação e nem sempre é possível utilizar todos eles.

Mas comecemos por partes: num disco rígido existe uma tabela de ficheiros (MFT, master file table) que inclui variada informação acerca de cada ficheiro, como o nome, tamanho e sectores físicos do disco nos quais está armazenado.

Quando essa tabela é comprometida, apagada ou simplesmente deixa de ser possível aceder-lhe, os dados continuam fisicamente guardados no disco, no entanto foi perdida alguma da informação que lhes diz respeito. Dessa forma, para os recuperar, são percorridos todos os sectores do disco para reconhecer e recuperar esses ficheiros “perdidos”.

Resumindo, se já tentou outros métodos de recuperação e a MFT está realmente apagada, não irá conseguir recuperar os nomes originais dos ficheiros, tendo assim que abrir cada um deles e dar-lhe manualmente um nome.

[Respondido por Hugo Cura]


Que se passa com o leitor de CD/DVD do meu Windows 10?

Bons dias.

Após a instalação do Windows 10 os meus leitores de CD/DVD começaram a ter um comportamento bizarro.

Quando ponho um disco de audio/video no leitor aparece-me o menu para eu escolher qual o programa que quero usar.

Seleccione eu o programa que seleccionar aparece-ma a seguinte mensagem: Aplicação não encontrada

Só consigo ouvir /ver os ficheiros se for “Meu Computador” e usar a opção abrir,

Aparecem os ficheiros com a extensão respectiva, deixando-me depois usar a opção “abrir com”.

Com um disco de dados tenho que ir na mesma pelo “My Computer” e abrir.

Só que aí não havendo opões de escolha é só usar o executável.

Agradecia o vosso interesse no assunto pois estou farto de “googlar” e não encontro nada sobre o assunto.

M Cumprimentos

Manuel José M F Tojeiro

Resposta:

Manuel,

Após umas rápidas pesquisas, encontrei muita informação acerca do assunto. Experimente pesquisar por “windows 10 autoplay application not found”.

Saltou-me à vista uma solução:

No caso de o problema persistir, tente outras soluções que surgem na pesquisa sugerida.

[Respondido por Hugo Cura]


Que drone devo comprar para me iniciar neste mundo?

Boa tarde,

Estou a pensar adquirir um drone com um preco que nao seja muito superior a 40 eurose gostaria de saber se me podem recomendar algum modelo. O uso principal do drone seria a diversao, pelo que a inclusao de camera seria secundaria.

Ate agora os modelos que mais me chamaram a atencao foram:

  • JJRC H31 Waterproof Drone – cerca de 30 euros
  • SYMA X8G – cerca de 45 euros

Cumprimentos e continuacao do vosso excelente trabalho

Diogo Rei

Resposta:

Diogo,

Qualquer um desses modelos me parece adequado para o que pretende, mas o Syma X8G parece ser mais vantajoso, pois permite maior distância de controlo e maior autonomia. Já testámos um drone Syma, que cumpriu com o prometido.

Depois, para qualquer um dos drones, no caso de precisar de peças em separado, no ebay existem todas as peças, para que facilmente possam ser substituídas para que não tenha de deitar o drone fora devido a uma pequena avaria.

[Respondido por Hugo Cura]


Como desactivar o Wifi do router MEO a determinadas horas?

Boa tarde

Sabem se é possível desativar a wireless de um router meo durante determinado intervalo de horas?

Por exemplo: wireless desligada das 19:00 às 08:00?

Ou então criar um batch file para desligar a wireless e outro para ligar?

A única solução que conheço é ir às definições do router e desativar ou ativar a wireless

Cumprimentos

Pedro Reis

Resposta:

Pedro,

Ao não especificar qual o modelo do router MEO que tem fica quase impossível ajudá-lo. No entanto vamos deixar aqui o link para um guia que já publicámos e que o poderá ajudar.

Este guia foi criado para o modelo Technicolor TG784n v3, mas poderá explorar o seu router e tentar encontrar funcionalidades semelhantes.

O guia explica como bloquear o acesso à rede dispositivo a dispositivo e não de uma forma geral a todos.

Explore a interface de configuração do seu router e procure encontrar uma funcionalidade semelhante.

[Respondido por Pedro Simões]


Ainda posso fazer a actualização gratuita para o Windows 10?

Bom dia gurus

Ainda é possivel instalar gratuitamente o windows 10 num aparelho (torre) com o Vista?

Aguardo a vossa resposta

Cumprimentos

José Vaz

Resposta:

José,

Infelizmente a resposta à sua questão é não. A oferta da versão gratuita do Windows 10 terminou no passado dia 29 de Julho.

No entanto, e no cenário que descreve, nunca teria sido possível instalar essa versão. A actualização era oferecida apenas para os computadores que tivessem a correr as versões 7 e 8.1 do Windows.

A única alternativa que tem neste momento é comprar o Windows 10 e instalar no seu computador.

[Respondido por Pedro Simões]


Posso usar um projector para substituir a minha televisão?

Boa tarde,

Gostaria de saber se acham uma boa ideia retirar a minha tv e substitui por este projetor que vocês aconselharam, no post de experiências por menos de 25 €

http://www.igogo.es/product246730.html

Mas gostaria de saber ser era possível ligar o Chromecast ao projetor.

Atentamente,

Rui Fernandes

Resposta:

Rui,

Sim, com esse projector deverá ser capaz de ver conteúdos sem problemas, em substituição de uma TV num espaço pequeno. Note que é determinante que o quarto esteja escuro para que haja o máximo brilho na imagem, já que a intensidade de brilho não é muito elevada.

Não deverá ter qualquer problema na utilização do Chromecast. O projector suporta HDMI, portanto é o quanto basta. Note também que, dada a baixa resolução do projector, poderá haver dificuldade na leitura de texto de menor dimensão, no entanto é suposto ser suficiente para ler as legendas num filme.

[Respondido por Hugo Cura]


Já existe algum tablet Android que suporte perfis de utilizador?

Olá Pplware,

Venho aqui solicitar ajuda para o seguinte:

Quero adquirir um tablet (android) , para uso em casa, mas partilhado com a minha esposa. Como é uma compra muito pontual, não me importo de gastar o que for necessário, mas ficar bem servido. Dentro dos requisitos, pretendemos, um bom ecrã ao nível da resolução e cores, tamanho para cima de 9 polegadas até 10.1, boa bateria e com processador e memória ram necessária, para ser fluido o suficiente.

No entanto a característica principal, é a possibilidade de configurar múltiplos utilizadores. Ou seja, tal como no Windows cada um ter a sua conta de utilizador, com o seu email, aplicações, etc.

O que me podem recomendar e sugerir?

Obrigado a todos,

Pedro Simões

Resposta:

Caro “homónimo”,

As ofertas que existem no mercado, com as especificações que pede, não são muitas, mas existem boas marcas como a BQ, a Samsung ou a Huawei que têm ofertas que de certeza o vão satisfazer.

Quanto à característica mais importante, como descreve, ela é simples de satisfazer. Desde o Android 6 que está disponível, de forma bem implementada, a possibilidade de ter vários perfis, com aplicações distintas e com configurações próprias.

Não é ainda um sistema perfeito, mas consegue dar já a capacidade de ter perfis e áreas distintas de trabalho completas.

[Respondido por Pedro Simões]


Parti o ecrã do meu smartphone, como posso agora aceder aos meus dados?

 

Olá

Tive um acidente com o meu android e o ecra partiu-se. Preciso de recuperar os contactos, mas o Dr.phone não aceita o meu telefone.

É um lg Leon, o que posso fazer?

Saudações académicas

Mario Jorge

Resposta:

Jorge,

Partindo do princípio que o ecrã partiu mas ainda consegue visualizar o conteúdo, estando apenas danificado o touch, pode conectar um rato por USB OTG para realizar a operação pretendida.

Caso tenha sido realmente o ecrã que tenha partido e que não se veja nada, deverá substituir o ecrã de modo a ter acesso a estes dados.

No futuro não se esqueça de guardar todos os seus contactos na conta Google, podendo estes ser, assim, acessíveis a partir de qualquer lugar e/ou dispositivo.

Nota: O Dr. Fone, em grande parte dos casos, é uma opção muito válida, mas, como neste, há alguns casos que nem este software ajuda.

[Respondido por Daniel Jesus]


Fico com um Samsung ou aceito a devolução da Samsung?

Boa tarde-sou vosso seguidor assíduo e aproveito para dar os parabéns pela qualidade e quantidade da sempre útil informação que prestam diariamente.

A razão deste meu contacto prende-se com o facto de ter adquirido,via Fnac.pt, o Samsung Galaxy Note 7-entretanto antes de me enviarem o equipamento em causa, sucederam os casos já amplamente noticiados com este

modelo específico-e a Fnac enviou-me um mail a propôr ou o reembolso ,pois já tinha pago o aparelho, ou se preferia continuar a esperar.

Optei por esperar e há cerca de 10-12 dias foi-me entregue o telemóvel.

Já confirmei que é dos aparelhos,digamos, ” novos”, mas em face das mais recentes notícias,de que já há equipamentos que foram substituidos a terem o mesmo tipo de problemas que os anteriores, agradeço a vossa

opinião acerca do futuro a dar ao meu equipamento : continuo a usar ? peço reembolso?

Qual a vossa opinião?

Peço desculpa pela extensão do texto.

Jorge Barvinho

Resposta:

Jorge,

A resposta ao seu dilema surgiu esta semana, por parte da Samsung. O Note7 é neste momento um telefone que não pode e nem deve ser usado, tendo sido terminada a sua venda.

A Samsung está a obrigar todos os que o compraram a devolvê-lo e a aceitar ou um novo equipamento, que não será um Note7, ou a devolução do dinheiro.

Se conhece os Galaxy S7 ou S7 Edge deveria ponderar estes equipamentos como uma troca. Em especial o Edge é um equipamentos de topo, com características únicas e provas dadas a todos os níveis.

Se por outro lado ficou desagradado com a Samsung e com a forma como este processo foi tratado pela Samsung, então a escolha óbvia é aceitar o retorno da verba gasta e procurar as alternativas que existem no mercado.

Leia o nosso artigo onde detalhamos todas as possibilidades que tem e que pode usar:

A decisão final é sua e depende apenas da boa ou má imagem com que ficou da Samsung. Como nota final deixamos o alerta. O Note7 é mesmo para ser desligar e devolvido à Samsung para sua segurança.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version