Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O meu Windows deixou de actualizar. O que posso fazer?

Primeiro que tudo, os meus parabéns e agradecimentos pelo trabalho que vêm desenvolvendo. É de facto magnífico!

Desde à muito tempo que diariamente vos acompanho e agora preciso da V/ preciosa ajuda.

Tenho o Windows home basic e desde algum tempo o Windows update ao iniciar o computador informa que não consegue procurar atualizações. Gostava que me pudessem ajudar. Desde já o meu muito obrigado.
Carlos André

Resposta:

Carlos,

Ao não indicar qual a versão do Windows que usa, limita-nos um pouco no que possamos ajudar.

De qualquer modo, existem alguns elementos similares entre versões e que podem estar na origem desse problema.

Provavelmente a causa está no serviço Windows Update que não está a funcionar de forma correcta.

O que a Microsoft recomenda, como pode ser visto nesta página de suporte, é que seja verificado se esse serviço está a correr e que passe a ser sempre que o Windows arrancar.

Desta forma deverá conseguir verificar a existência de actualizações de forma automática.

[Respondido por Pedro Simões]


Será que consigo jogar Rocket League no meu PC?

Eu queria comprar o jogo Rocket League mas não sei se o meu computador o suporta e como confio na PPLWARE gostava que respondessem à minha pergunta. Este computador suporta Rocket League?

Gamer Tota

Resposta:

Gamer Tota,

Existem vários sites online fornecem os requisitos mínimos e recomendados de grande parte dos jogos. Aqui está um exemplo:

Pelo screenshot que nos enviou, é possível verificar que pelo processador, versão do Windows e memória RAM, sim, é possível correr o jogo. No entanto, falta informação quanto à placa gráfica, que poderá ser decisiva para se concluir se o computador tem realmente os requisitos mínimos.

Caso não tenha a certeza de qual a placa gráfoca, pode consultar essa informação no GPU-Z:

Há computadores portáteis que têm duas placas gráficas (uma integrada e uma dedicada, que é sempre melhor), e também poderá consultar essa informação na aplicação, alterando a placa gráfica no canto inferior esquerdo. Se tiver dúvidas quanto ao desempenho da placa gráfica relativamente às referidas “NVIDIA GTX 260 or ATI 4850”, poderá facilmente encontrar comparações no Google.

[Respondido por Hugo Cura]


E qual é o smartphone que devo comprar?

Olá, tudo bem?

Eu já ando num pequeno impasse há já algum tempo, e vim falar com vocês… Porquê perguntam vocês.

Então é assim, eu estou com imensas dúvidas na compra de um novo smartphone visto que este y625 não é bem aquilo que eu quero usar.

Quando falo em “não é bem aquilo que eu quero usar”, quero dizer que ando à procura de um ótimo smartphone com boas características a nivel de performance como também tenha boas características a nível de video e fotos, captação do som no vídeo, para situações como por exemplo num festival de música eletrónica, seja fácil a captação de video e som, tanto de dia como à noite e sem grande distorção.

Outra coisa que sou amante nos telemóveis e até no PC, é o multitasking, sem que as apps estejam constantemente a reiniciarem… Por exemplo usei o facebook no meu antigo 4s ao mesmo tempo com o whatsapp e só com esses dois ou ate com o instagram, já me reiniciava tudo um atrás de outro, levando quase até 20 segundos para abrir o facebook.

Outra coisa é o que já toda a gente quer e gosta, gaming no telemóvel, eu agora de momento jogo mais pokémon go e outro parecido, mas o principal é pokémon que me traz alguns problemas a nivel de qualidade do telemóvel, ou seja, o meu actual, o tipo de GPS não deve ser lá muito bom, porque está constantemente a aparecer o aviso do “sinal não encontrado” ficando o boneco parado e sem registar bem o meu verdadeiro trajeto, ou ate quando o GPS funciona, o boneco aparece num local do mapa onde nem sequer estou.

Por isso, vim pedir-vos ajuda no que toca a escolher um telemóvel de boa qualidade pois sei que vocês têm um enorme conhecimento a nivel dos telemóveis.

Agradecia imenso se me pudessem ajudar!

Cumprimentos,

João Canadinhas

Resposta:

Faltou referir quanto dinheiro está disposto a investir nesse novo smartphone, digamos que é mesmo uma informação importante, a mais importante!

E porque nos segue e nos conhece, também já deverá saber que damos relevância também a marcas chinesas, não comercializadas em Portugal, mas que nem todos estão dispostos a adquirir um smartphone nessas condições… e é também uma opinião importante, para que lhe possamos dar uma sugestão mais próxima do que pretende.

Ainda assim, podemos avançar com algumas sugestões. No mercado nacional, o Huawei P9 Lite de 3GB de RAM é uma excelente opção e cumpre todos os requisitos que refere, estando disponível a partir de 270€. O Wiko Fever, também de 3GB de RAM, é uma opção mais barata mas também muito competente, igualmente a considerar. Se for para uma gama mais alta, como o Galaxy S6 (a partir de 400€) ou o LG G4 (a partir de 330€), saberá que pode contar com boa qualidade e desempenho.

Já no que diz respeito a marcas alternativas, tem opções como o Vernee Apollo Lite, o Xiaomi Mi 5 ou mesmo o OnePlus 3, mas, mais uma vez, tudo depende do valor que está disposto a investir.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter dual-boot no Windows 10? Ajudem-me!

Olá.

Tenho um PC com Windows 10, que já vinha instalado e que está devidamente licenciado.

Haverá alguma possibilidade de, sem alterar a instalação original,instalar o Windows 7 de forma a ter um Dual Boot?

No caso de ser possível, como fazer?

Desde já agradeço imenso qualquer ajuda!

David

Resposta:

David,

Como resposta curta e rápida, sim, pode fazer o que pretende, mas há vários pormenores que podem complicar o processo.

Primeiro que tudo, deve ter uma outra partição no disco rígido (além da unidade C) para instalar o Windows 7. Supondo que cumpre este requisito, após instalar o Windows 7 é provável que perca o boot do Windows 10, pelo que terá de o recuperar recorrendo a ferramentas como esta, mas que podem não resolver o problema de forma tão fácil como seria inicialmente esperado.

Terá de começar por ter a instalação do Windows 7 (a partir do .ISO) numa Pen Drive (ver aqui) para que arranque o computador a partir da Pen, e depois siga todo o processo de instalação.

Dependendo do motivo pelo qual quer ter o Windows 7, há outras alternativas que pode considerar para utilizar esse sistema operativo, como a virtualização, nomeadamente a utilização do VirtualBox para criar uma máquina virtual com o Windows 7. Pode ver como o fazer neste artigo.

[Respondido por Hugo Cura]


O meu Galaxy S6 é original? Como o provar?

Bom dia

As uns meses (3 meses) comprei a um amigo um Samsung S6 32gb Branco, a poucos dias um amigo quis trocar comigo por um One plus 3 com uma diferença em dinheiro.

Horas depois ele diz que o S6 é uma replica, eu incrédulo, desfiz o negocio e em casa instalei o antutu benchmark e o antutu officer e o S6 é official.

A minha pergunta é haverá algum programa para eu ter a certeza?

Desde já Muito Obrigado.

Daniel

Resposta:

Daniel,

Se a aplicação Antutu Officer comprovou que o smartphone é original, então em princípio não deverá ter com que se preocupar.

Não perguntou ao amigo qual a razão de ele achar que é uma réplica? É essencial saber esta informação, para que saiba realmente o que deve verificar.

Comprou esse S6 usado? O local onde o comprou não é uma loja oficial ou bem conhecida? Tem caixa e acessórios originais? Nunca desconfiou de nada que pudesse sugerir ser uma réplica?

Todas as réplicas têm qualidade e desempenho inferiores ao original, e pode fazer um teste no Antutu Benchmark para verificar que o resultado final deve ser superior a, pelo menos, 70 mil pontos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como saber o armazenamento real do Xiaomi Mi5?

Bom dia,

Desde já gostava de agradecer todo o conteudo de qualidade que nos têm trazido diariamente.

Tenho uma questão que gostava que me ajudassem a esclarecer:

Qual é a memória “util” (memória que o telemovel tem menos o espaco gasto pelo SO) do Xiaomi Mi5 de 32GB?

Obridado pela atenção,
Afonso Benedito

Resposta:

Afonso,

Esse valor pode variar consoante a versão do sistema operativo (entre ter a interface MIUI7 e MIUI8), no entanto pelo menos 26GB deverão estar garantidos para utilização.

Se a quantidade de armazenamento for realmente uma necessidade para a sua utilização, os modelos de 64GB e 128GB não têm um preço muito mais elevado, ao contrário do que é praticado por outras marcas de smartphones.

[Respondido por Hugo Cura]


Qual a melhor câmara de acção que consigo comprar a baixo custo?

Boa noite,

tenho visto atentamente as vossas reviews sobre câmaras de acção mas continuo indeciso!

Com tanta escolha no mercado fico confuso, queria uma câmara com “apenas” estas características:

1080p 60 fps
Wifi c/ app para Android
Acessórios incluídos (de preferência)
Até 140€

O 4K que tem vindo a ser apresentado pelas marcas parece-me desnecessário e pouco satisfatório pelo que não necessito disso.

O que aconselham?

Melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta:

Pedro,

De facto, concordo com o que diz relativamente ao 4K. Tem havido algum “frenesim” entre as marcas para o lançamento dessa especificação, mas que no final não se traduz em algo que seja realmente necessário ou faça falta.

Quanto a uma câmara com essas características, a Xiaomi Yi Camera parece-me a escolha mais acertada. Não é comum ver a câmara a ser vendida juntamente com acessórios, mas encontra facilmente Kits de acessórios que incluem os mais típicos. Na loja Honorbuy poderá encontrar essa câmara com stock em armazém europeu.

[Respondido por Hugo Cura]


Não consigo fazer a actualização para a MIUI8 no meu Xiaomi MI5!

Olá pplware,

desde já parabéns pelo vosso trabalho. O vosso site tem sido de grande utilidade para mim, principalmente no momento de indecisão nas compras. Dito isto…

Comprei recentemente um Xiaomi MI5 atravez da honorbuy, chegou tudo direitinho, com o smartphone a trabalhar sem problema algum.

Recentemente com a saída do MIUI8 queria atualizar, já que o meu era o 7.

Vou ao site da Xiaomi faço o download do update e sigo as instruções para fazer o update. Nesse momento deparo-me com um problema… não consigo fazer a atualização.

Tentei pela app “atualizar”.. seleciono a rom e depois começa a pensar e apresenta a mensagem de que não consegue validar a atualização.

Quando vou tentar fazer o update via recovery mode verifico que o meu mi5 não consegue entrar em modo recovery mode. Nem através da app “actualizar” nem manualmente (volume + e ligar).

Tentei repor para as definições do fabricante, mas deparo-me com outro problema… também não consegue restaurar para as definições do fabricante. Tenta, mas simplesmente desliga-se.

Por acaso, reparei que desde que comprei o smartphone ele nunca detectou qualquer actualização, o que achei estranho, mas nunca me passou que fosse do aparelho.

Dito isto tudo, venho pedir a vossa ajuda.
Há alguma maneira de resolver o problema? Tenho que enviar o MI5 para o fabricante? se sim para onde e como? há algum tipo de garantia, visto que comprei em Maio deste ano?

Desde já um obrigado,

Cumprimentos,

Manuel Oliveira

Resposta:

Manuel,

Começando pelo fim, não há razão para accionar qualquer tipo de garantia, já que inicialmente tudo estava a funcionar correctamente… embora talvez o tentassem ajudar no processo que quer fazer.

Os smartphones Xiaomi, na generalidade das lojas, sofrem uma modificação antes de irem para o cliente. Como originalmente não existem idiomas europeus, já que a versão base da ROM é a chinesa, então é adicionado um pack de idiomas e os serviços Google… e depois é invalidada a possibilidade de fazer updates (repare que deve ter a versão do MIUI com 5 números, quando deveria ter apenas 4).

A razão é simples: se for feito um update, que tem como base a ROM chinesa, o pack de idiomas e os serviços Google vão ser sobrepostos, pelo que iria ficar sujeito aos idiomas chinês e inglês, e teria de corrigir o funcionamento dos serviços Google. À partida parece uma manobra injusta por parte das lojas, mas é a forma mais equilibrada que encontraram para garantir que o utilizador não tem problemas na utilização.

O que recomendo é que instale a versão MIUI8 do site Xiaomi.eu, e seguir o procedimento com cuidado:

Esta versão tem todos os idiomas europeus e está optimizada para o nosso mercado, não tendo conteúdos nem aplicações em chinês.

Como o Mi 5 é um modelo com o bootloader bloqueado, tem de fazer o pedido de desbloqueio (tal como está referido no link acima), que deve ser feito no site oficial. Resumindo, deve seguir este guia à risca, no método 1, instalando primeiro a ROM “Stable 7.2.13.0 for MiFlash”, disponível mais abaixo no guia:

Após isso, já poderá fazer o download da versão MIUI8 mais recente para o Mi 5, e instalá-la a partir da recovery. Note que poderá instalar directamente esta ROM, mas terá de fazer o método 2, que é um pouco mais complexo… no entanto, funciona.

Para terminar, pode sentir alguma dificuldade na primeira vez que iniciar a recovery TWRP, devido a estar tudo em chinês. Para conseguir alterar o idioma facilmente, pode seguir este guia com imagens:

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


A rede do Windows 10 desaparece. Fazem ideia porquê?

Boa Tarde,

O meu pc tem andado com um comportamento estranho na internet.

O wifi mais ou menos uma vez por dia desliga-se e só reiniciando é que fica bom, e por cabo de rede o problema é semelhante, eu conecto o cabo de rede e o pc não se consegue ligar, e ás vezes nem reiniciando dá.

Pensei que o problema fosse do windows mas acho que não, pois formatei-o e ficou na mesma.

Já experimentei com outro router e acontece o mesmo.

Se tiverem alguma dica/sugestão para tentar resolver este problema, agradecia.

Cumprimentos

Nuno

Resposta:

Nuno,

Na maioria dos casos os problemas de rede estão nos computadores que lhes acedem e não nos routers ou nos AP’s que as servem.

A reinstalação do o Windows poderia ser a solução mais indicada na maioria dos casos, mas acabou não se revelar suficiente.

Na verdade o seu problema deverá mesmo estar no Windows, em particular nos drivers da placa wifi e ethernet.

A confirmação vem do facto de ter tentado aceder noutra rede e noutro router e o problema se manter. Pode ainda olhar para o Event Viewer e procurar alertas e problemas com serviços.

Para ultrapassar este problema procure encontrar os drivers mais recentes, criados para a versão do Windows que usa.

Provavelmente irá encontrá-los no site do fabricante, mas existem casos em que existem drivers criados pela comunidade e que ultrapassam o problema. Se ainda assim o problema subsistir, tem duas alternativas que pode usar. A primeira é usar um CD Linux, que irá correr em modo Live (sem instalação) e onde poderá testar a ligação wifi e cabo. Caso o problema se resolva, então é mesmo do Windows, com um driver ou um serviço com problemas.

A segunda solução passa pela utilização de placas de rede e/ou wifi com ligação USB, dando assim ao seu Windows ligações alternativas.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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