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Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Qual escolho, Oukitel K6000 Pro ou Xiaomi Redmi 3 Pro?

Boa Noite Pplware,

Quero comprar um smartphone novo, mas estou indeciso entre 2 modelos, Oukitel K6000 Pro ou Xiaomi Redmi 3 Pro.

O que eu gosto no Oukitel K6000 Pro é a sua autonomia no entanto questiono-me se tem muitos problemas de bugs como no Umi Super.

No Xiaomi Redmi 3 Pro gosto das specs e é acredito que seja a opção mais segura pois já li muitas opiniões positivas sobre ele.

Devo comprar um destes dois ou outro? Se me sugerirem outro tenham em conta que o preço deve estar à volta dos 150€.

Cumprimentos,

André Almeida

Resposta:

André,

Já tive oportunidade de utilizar o Oukitel K6000 (análise aqui) e o Xiaomi Redmi 3 (análise aqui) e, mesmo não sendo exatamente as mesmas versões (apenas ligeiras diferenças nas especificações), é possível compará-los de igual forma.

Sim, o software do K6000 é mais instável e mais pobre, e a autonomia não faz realmente jus à capacidade de 6000 mAh que a bateria tem. Além disso é um “calhamaço”, com 211g.

Já o Redmi 3 Pro, por outro lado, é um smartphone de dimensões e peso comuns (pesa 144g), tem um software muito rico e estável e a bateria de 4100 mAh acaba por permitir uma autonomia semelhante à do K6000… mas com muito mais estilo e conforto.

É sem dúvida uma excelente escolha. Note só que está a comparar um smartphone com ecrã de 5,5” (K6000) com um de 5” (Redmi 3 Pro). Pode também considerar o Redmi Note 3 Pro, com preço semelhante, igual qualidade e autonomia, mas tamanho de 5,5”.

[Respondido por Hugo Cura]


Preciso de mais informação sobre a Xiaomi!

Saudações!

Estou baralhado relativamente à marca Xiaomi! Tenho lido muita coisa e cada vez percebo menos, ou seja:

Se quiser comprar um smartphone Xiaomi, (1) tenho que posteriormente andar a trocar de ROM para, por exemplo, ter o idioma português? (2) Mas não é necessário acesso root para isso? (3) E ao trocar de ROM, não se perde garantia? (4) Se comprar na GearBest, vem com a ROM deles? (5) E se comprar na Honorbuy, por exemplo, já vem com outra ROM? (6) Qual? Como sabemos então quais as ROMs que os smartphones trazem em cada loja?

Help…

Obrigado!

Resposta:

Hélio,

Numerei as questões que colocou, para facilitar as respostas:

  1. Considerando o idioma PT-PT, a generalidade das lojas já envia smartphones com pack de idiomas instalado, pelo que não tem de andar a trocar de ROM. No entanto, essa modificação feita por eles perder-se-á ao fazer um update, e por essa razão a versão do sistema está alterada de modo a que não surjam updates automáticos… ou seja, vai permanecer sempre na mesma versão. Isso não é necessariamente mau, mas podia ser melhor 🙂
  2. Não é relevante, o processo de instalação não requer passar por esse passo.
  3. Não.
  4. Sim.
  5. Vem também com uma ROM semelhante. Se não for a mesma, é feita da mesma forma, com o mesmo objectivo e com as mesmas consequências.
  6. Não sabemos. É receber e ver.

A minha recomendação é verificar se o smartphone que adquiriu está de acordo com as suas necessidades. Se não estiver, recomendo que vá ao site xiaomi.eu e faça a instalação da ROM deles para o seu modelo, que inclui o pack de idiomas completo e várias correcções muito interessantes. Além disso, há uma versão mensal que tem updates automáticos.

É um processo simples, sem complicações, e não precisa de se estar realmente a preocupar com a ROM que vem já instalada.

[Respondido por Hugo Cura]


A Gearbest é um site de confiança para compras online?

Olá boa tarde,

Sou obviamente um leitor assíduo da vossa página e devo, mesmo, dizer que é o melhor que existe em Portugal e por isso o meu imenso obrigado a todos.

O meu contato vai no sentido de obter a vossa opinião quanto à compra de um smartphone através do site Gearbest. Já efetuei várias compras online mas nunca através deste site.

Muito obrigado.

Atentamente,

Vitor Ribeiro

Resposta:

Vítor,

A Gearbest é um dos melhores sites, oriundos da China, que pode utilizar para as suas compras com toda a segurança. Além de ter dos melhores preços e sempre com promoções interessantes, tem métodos de envio especiais da China para Portugal, que tornam o processo isento de taxas de alfândega.

Além disso tem também armazém em território da UE, com o mesmo objectivo.

O tempo de envio a partir de qualquer uma das origens é cerca de 15 dias.

Note apenas os métodos que deve escolher, tendo em conta o armazém de origem:

Boas compras!

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo comprar o Vernee Apollo Lite?

Bom dia,

Estou interessado em comprar um Vernee Apollo Lite, das lojas disponibilizados no Website da marca, todas elas enviam a partir da china,não consigo encontrar na Europa, vindo da china terei que pagar taxas alfandegarias?

Como poderia evitar pagar as taxas?

Qual seria a melhor loja para comprar, quer a nível de envio, quer a nível de serviço pós venda?

Obrigado

Cumprimentos,

Daniel Correia

Resposta:

Daniel,

Existem lojas como a Gearbest ou a igogo.es que têm métodos de envio especiais que permitem evitar taxas de alfândega.

No caso, a loja Gearbest tem o Vernee Apollo Lite disponível no armazém HK-2, que é de Hong Kong. Assim, pode escolher um método de envio especial, onde o produto é desalfandegado em Espanha e depois encaminhado para Portugal, sem quaisquer custos para o destinatário.

O método que deve seleccionar é Standard Shipping – Local Direct Express.

Quanto ao serviço pós-venda, não tem grandes alternativas. Qualquer uma delas, após verificado que será realmente necessária uma intervenção técnica, o produto terá de ser enviado para a China para que seja reparado.

No fundo é este o “compromisso” necessário fazer por estar a adquirir um produto a muito bom preço, comparando com o nosso mercado.

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo sincronizar os meus dois discos?

Boa noite,

Tendo 2 HDD externos, e querendo que um funcione como backup do outro, qual o software que aconselham, que permita que, após o 1º backup, se faça somente o backup das novas alterações no 1º disco?

Desde já agradeço a atenção dispensada,

José Maia

Resposta:

José,

O processo ideal, mas que exige hardware capaz de o fazer, é colocar os discos num sistema de RAID 1, tendo sempre 2 (ou mais) discos exactamente com as mesma informação, a todo o instante, com o objectivo a salvaguardar em caso de falha de um dos discos. Isto não necessita de software e é controlado por hardware. Normalmente é suportado pelas motherboards de desktops.

À parte disco, há muitos softwares capazes de fazer backups incrementais da informação pretendida. Muitos deles são pagos (uma excelente opção é o Acronis True Image), mas existe uma excelente alternativa gratuita, que é o Allway Sync:

Com este software pode fazer exactamente o que pretende, com a periodicidade que entender.

[Respondido por Hugo Cura]


Preciso da chave do Windows 10? E o ISO traz das actualizações?

Boa tarde pplware,

Recentemente tive um problema com o meu windows 10 e terei de formatar o disco para fazer nova instalação.

Acontece que a origem do meu windows 10 provem da actualização do windows 8.1 pro, que comprei a licença. Gostaria de saber se a chave do windows 8.1 serve para colocar no windows 10 tal como li num dos vossos artigos.

Outra das minhas questões prende-se com o facto de querer fazer uma instalação limpa, para isso pretendo criar uma pen de arranca com o software que a Microsoft disponibiliza. Essa pen de arranque já terá as novas actualizações??

Continuação de um excelente trabalho e Obrigado pela atenção dada,

Cumprimentos

Marco Salgado

Resposta:

Marco,

Quando actualizou o Windows 8.1 para o Windows 10 a Microsoft associou uma licença ao seu computador.

Isto significa que não precisa de se preocupar com a chave do Windows 10 e com a instalação do mesmo.

Faça todo o processo de instalação de forma normal e a chave deverá ser obtida automaticamente pelo seu computador sem qualquer problema.

Quanto à criação da pen usb de instalação, se usar as ferramentas da Microsoft ou se obtiver o ISO a partir do site de download, vai de imediato ter presente a maioria das actualizações.

Esta não conterá ainda com a última actualização cumulativa, mas pelo menos a Actualização de Aniversário irá estar presente.

[Respondido por Pedro Simões]


Que se passa com o meu Redmi Note 3 Pro?

Boa tarde,

Comprei um Redmi Note 3 Snapdragon (Pro) no site powerplanetonline.com.

Quando o liguei, reparei que a bateria indicava -2%. Também não consigo fazer updates nem usar o fingerprint scanner.

Já alguém vos tinha reportado uma situação semelhante?  Existe alguma solução que conheçam?

Obrigado,

Cumprimentos,

José Diogo Pimentel

Resposta:

José,

Embora não seja normal ver esse tipo de informação na capacidade da bateria, julgo não ser um problema.

Quanto à impossibilidade de fazer updates, é um sintoma normal dos smartphones Xiaomi vendidos por lojas oriundas da China. É-lhe adicionado um pack de idiomas, sobre a versão Chinesa, e se o software for actualizado irá perder esse pack de idiomas, pelo que, para isso não acontecer, o update é inviabilizado.

A impossibilidade de utilizar o sensor de impressões digitais deve ser um mero bug.

Para corrigir tudo isso, o que recomendo é recorrer ao site xiaomi.eu e instalar a ROM personalizada por eles, que inclui o pack de idiomas, várias melhorias (sem aplicações chinesas ou serviços não utilizados na europa) e permite updates automáticos mensais.

Como esse smartphone tem o bootloader bloqueado, deve fazer o pedido oficial para que seja desbloqueado, a partir daqui:

Depois precisa de instalar a recovery (ver aqui – o Redmi Note 3 Pro é designado por “kenzo”) e depois deve fazer este procedimento:

Veja tudo com atenção, aqui:

Boa sorte!

[Respondido por Hugo Cura]


Ferramenta para restauro do Windows 10? E como ejectar uma pen USB?

Primeiro que tudo, os meus parabéns e agradecimentos pelo trabalho que vêm desenvolvendo. É de facto magnífico!

Desde à muito tempo que diariamente vos acompanho e agora preciso da V/ preciosa ajuda.

Duas questões:

1 – o Hiren’s Boot CD ainda tem utilidade na ajuda na resolução de problemas ou já está algo obsoleto? A última versão – 15.2 – já é de fins de 2012!!! O próprio sitio e a página no FB “pararam” nessa altura. Haverá algo novo e actual? O que recomendam?

2 – tenho dois portáteis, um com o Win10 Pro e o outro com o Win10 Home. Uma mesma PEN no Win10 Home tem a possibilidade de “ejectar” e no Win10 Pro não aparece tal opção! Há algo errado ou será característico das versões em causa?

Desde já o meu muito obrigado,

José Manuel

Resposta:

José,

A versão actualmente disponível do Hiren’s Boot CD ainda pode ser usada para a resolução da maioria dos problemas que possa encontrar, mesmo que seja com sistemas operativos recentes, como o Windows 10.

O que se passou para parar no tempo está relacionado com problemas legais, uma vez que o Hiren’s Boot CD usava muito software que legalmente não podia usar.

Uma alternativa ao Hiren’s Boot CD que pode usar é o Ultimate Boot CD, que tem também ele um conjunto grande de ferramentas.

Quanto à opção para ejectar as drives USB, esta está presente no Windows, independentemente da versão. Ao não aparecer no seu Windows 10 Pro, mostra que este tem um qualquer problema.

Há no entanto uma forma de conseguir ejectar de forma correcta as suas drives. Basta que no explorador de ficheiros do Windows clique com o botão direito do rato em cima da drive e escolha a opção de ejectar.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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