Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Solução de Internet na TV para um hotel

Boa tarde!

Enquanto uma pessoa que gosta de estar a par de tudo que existe em várias áreas, tecnologia principalmente, recebei todos os vossos updates via rss. Assim sendo, achei pertinente contactar-vos porque creio que talvez me possam ajudar.

Com intuito de oferecer algo inovador no hotel que trabalho, e que neste momento está a efectuar algumas renovações, ando há procura de uma solução simples e fiável para que um cliente do nosso hotel pudesse sentado na sua cama, aceder apenas à Internet na Tv do quarto, onde aí poderia fazer tudo o que quisesse, desde aceder Facebook, twitter, ou simplesmente navegar no Youtube, etc.

Não consigo ver nada que me ajude muito nessa questão, e por isso pedia humildemente a vossa ajuda. Serão boas soluções usando uma Android Tv ou Raspberry Pi (via Chromium), ou sugerem outra solução?

Os nosso LCD’s não são smart tvs e o que procuramos seria algo que sempre que o hóspede quisesse aceder à Internet, acedia tipo HDMI da Tv, tendo à sua disposição um teclado com rato.

Fico a aguardar as vossas sugestões.

Muito obrigado e excelente fim de semana para toda a vossa equipa!

Atenciosamente,

Sérgio Torre

Resposta:

Sérgio,

Considerando a utilização de rato e taclado para interagir, o sistema mais adequado terá que ser baseado no formato típico de desktop.

Ora, supondo que pretende alguma contenção no investimento e que isso é algo para desenrascar o cliente, onde o desempenho não será determinante, o Raspberry Pi parece-me ser bastante adequado ao pretendido.

Será conveniente depois ter um Hub USB, eventualmente com alimentação externa, para que consiga ligar o rato, o teclado e depois ter no mínimo uma porta extra para que o cliente possa colocar um pen drive ou algo que pretenda.

Por cada conjunto, o investimento não deverá ultrapassar os 80€.

[Respondido por Hugo Cura]


Dúvidas Xubuntu em várias frentes

Bom dia

1º gostaria de claro que pouco percebo de informática mas com a noticia que a microsoft acabaria com o XP que perguntei a amigos meus (que percebem mais do que eu) o que seria melhor e eles disseram que poderia ficar com o XP mas já não teria actualizações para reparar as falhas que pudessem vir a surgir.

Tenho algumas questões que se fosse possível da vossa parte me possam esclarecer.

1ª questão – gostaria de saber se o xubuntu é um bom SO ao nivel da performance para o meu velhinho portátil toshiba Satellite M70-320 com

  • Intel® Centrino™ processador Intel® Pentium® M 760,
  • velocidade de relógio : 2.0 GHz
  • front side bus : 533 MHz
  • cache de nível 2 : 2 MB
  • memoria: 2,048 MB
  • placa grafica: ATI Radeon X700 HyperMemory, 128 MB PCI Express

2ª questão – com já mencionei na questão anterior tenho o xubuntu instalado e sou cliente MEO mas estou a ter dificuldades em visualizar o ambiente gráfico da meocloud a qual já “instalei” seguindo os passos que são apresentados no site alem disso já tive um técnico da PCMedic lá em casa mas também não conseguiu resolver o problema da visualização gráfica pois o sistema diz que a mesma se encontra instalada consigo fazer os comando de “start” “stop” etc no programa de comandos do Xubuntu e a mesma criou a pasta com uma copia dos ficheiros que tenho na cloud

3ª questão – e ultima – gostaria de saber como posso tornar o Xubuntu mais seguro ao nível vírus pois antigamente utilizava muito o homebanking e é algo que deixei mas gostaria de voltar a utilizar sem grandes preocupações depois colocar o portátil a 100%.

Muito obrigado pela vossa compreensão e desculpem a extensão do comentário.

Mais uma vez obrigado

Pedro Reis

Resposta:

Pedro,

A escolha do Xubuntu para dar uma nova vida ao seu portátil foi acertada. Qualquer distribuição Linux consegue trazer dar um novo folego a uma máquina, mesmo que esta não seja nova.

Vamos responder à suas questões de forma detalhada para que não se misturem ou baralhem

1) O hardware que tem na sua máquina é mais que suficiente para que consiga tirar dela muitas e boas horas de trabalho com o Xubuntu.

A sua dúvida é comum e a resposta, sendo o SO baseado em Linux, é quase sempre a mesma.

Os requisitos mínimos para correr esse sistema operativo não são nada elevados e conseguirá tirar o máximo proveito do hardware que tem.

Pode verificar no site do próprio Xubuntu que o seu hardware é mais que suficiente:

To get a smooth experience when running multiple applications parallel on the desktop, it is recommended to have at least 1 GB of memory.

It is recommended to have at least 20 GB of free space. This allows new application installations as well as saving your personal data on the hard disk in addition to the core system.

2) A informação que nos disponibiliza sobre o problema na utilização da interface gráfica da Meo Cloud no seu Xubuntu não nos permite ajudá-lo.

No entanto não o vamos deixar sem uma resposta que o possa ajudar. O que podemos recomendar é que tente usar as instruções que temos disponíveis no artigo abaixo ou que contacte o suporte da própria Meo Cloud no endereço https://meocloud.pt/help

A equipa de apoio é extremamente rápida a responder a estes problema e com certeza que o vão conseguir ajudar.

3) A eterna questão da segurança nos sistemas operativos sempre deixou preocupados os utilizadores que têm uma atenção especial nestes temas.

A primeira premissa que tem de ter presente é que não há sistemas 100% seguros. Isto não deve servir como fonte de preocupações mas sim como alerta e consciencialização para os problemas que existem.

Os sistemas baseados em Linux ou Unix são por norma mais seguros e imunes a problemas de segurança muito por causa do seu sistema de protecção de utilizadores e dos próprios ficheiros.

O que podemos recomendar para aumentar a segurança do seu Xubuntu é que cumpra as normais regras de segurança.

Evite usar a conta de administrador ou uma com permissões similares na utilização diária e tenha sempre muito cuidado com a origem do software que instala na sua máquina.

É claro que o Flash e outros componentes propensos a problemas vão estar presentes, mas o sistema operativo protegerá contra problemas.

Outro ponto a ter presente é que deve ter sempre o software actualizado com as mais recentes versões disponíveis.

[Respondido por Pedro Simões]


Um portátil que não gosta de corrente eléctrica!

Olá bom dia,

Apresento-vos um problema com um Toshiba A300-1M1:

1) desliga-se e reinicia continuamente quando está ligado através do carregador;

2) não se desliga se estiver ligado só com a bateria;

3) não se desliga se estiver em “modo de segurança” mesmo se ligado com o carregador;

4) quando ligado com o carregador a bateria carrega.

Tem instalado o Windows Vista 32 bit, placa gráfica de 256mb, foi limpo, colocada massa térmica e a temperatura não é alta.

Nas Informações do sistema > Componentes não existem dispositivos com problemas.

Se o formatar e colocar software novo resolve a situação? Pesquisei nos fóruns mas não encontrei um problema como este e decidi contactar-vos.

Obrigado

António Pontes

Resposta:

António,

O seu portátil está com um comportamento estranhamente anormal e bizarro.

Do que descreveu parece-me que podemos descartar um problema com o hardware, pois esse comportamento não se verifica quando corre o Windows corre em modo de segurança.

A única opção que resta é ser mesmo um problema com a actual instalação do Windows, o que poderá resolver com a reinstalação do sistema operativo.

Recomendamos no entanto que, se possível, opte por uma versão mais recente do Windows.

Poderá ainda fazer alguns testes antes, com a utilização de uma distribuição Linux. Desta forma testa o comportamento da sua máquina com um sistema operativo diferente e com uma forma de comunicação com o hardware também diferente.

O mais provável é que o Windows tenha corrompido algum dos seus componentes relacionados com a gestão de energia e que esteja a reagir da forma que nos apresentou por um problema associado a isso.

[Respondido por Pedro Simões]


Ligar um Chromecast a um projector, é possível?

Tenho um Chromecast e comprei um projetor. Gostaria de saber se consigo projetar as imagens da tv para o projetor através do Chromecast.

Como faço isso?

Anderson

Resposta:

Anderson,

O Chromecast é capaz de reproduzir conteúdos directos de vários serviços, como Netflix, YouTube, HBO, Hulu, Pandora, Google Play Movies e mostrar separadores do Google Chrome.

Não será possível fazer o que pretende, pois o Chromecast não é capaz de receber conteúdos… além de que a própria TV também não é capaz de enviar os conteúdos mostrados no próprio ecrã.

Para resolver essa questão, terá obrigatoriamente de colocar no projector os mesmos inputs que coloca na TV.

[Respondido por Hugo Cura]


Como aceder às câmaras de vigilância fora de casa?

Boa noite.

Antes de mais, obrigado por existirem e me acompanharem todos os dias.

Tenho instalado em casa um sistema de video-vigilância com câmaras CCTV (4 ao todo) e um receptor ligado por HDMI à televisão da sala.

O receptor das câmaras é um H.264 Digital Video Recorder, modelo AS-0450. Tenho-o ligado a um router da MEO (thomson) e consigo através de um programa instalado no meu PC, o DVRClient e ligado à rede de casa ver as imagens somente nesse PC.

A minha duvida é como poderei ter acesso às imagens das câmaras a partir de qualquer PC fora de casa ou através de uma aplicação no telemóvel fora da rede wi-fi onde o receptor está ligado.

Obrigado pela ajuda e pela vossa extraordinária disponibilidade.

Cumprimentos.

Álvaro Gomes

Resposta:

Álvaro,

Sendo possível aceder ao que pretende a partir da rede local, apenas o router está a condicionar o acesso a esse PC a partir do exterior.

Para conseguir aceder basta configurar o reencaminhamento de portas para o exterior. Temos um guia para esse mesmo router e que deve servir na perfeição para o que pretende:

[Respondido por Hugo Cura]


Onde andam as aplicações do meu Samsung S4?

Boas

Eu tenho um Samsung Galaxy S4 e após uma actualização da Samsungapp, esta desapareceu. Há alguma maneira de voltar a instalar?

Cumprimentos

João Godinho

Resposta:

João,

Pela a informação que fornece não consigo perceber exactamente a que aplicação se refere. Qual era mesmo o nome específico dessa aplicação? Para que servia?

Seja como for, não foi há muito tempo que a Samsung actualizou a aplicação AllShare e passou a chamar-lhe Samsung Link. Tipicamente as aplicações não desaparecem após uma aplicação, mas é normal que possam mudar de nome.

Verifique na sua lista, poderá mesmo ter mudado de nome.

[Respondido por Hugo Cura]


Como adicionar um aniversário o calendário da Google?

Boa tarde,

Existe alguma maneira de adicionar um evento no calendário como aniversário?

Cumprimentos,

Pedro Fernandes

Resposta:

Pedro,

No serviço Calendário da Google existe um calendário pré-definido chamado “Aniversários”, mas que não pode adicionar-lhe directamente novas ocorrências.

Esse calendário “Aniversários” é um agregador de eventos definidos no campo “Aniversário” de cada contacto.

Resumindo, para que seja notificado de um aniversário, esse contacta terá de estar na lista de contatos e ter o dia de aniversário definido na sua informação.

Pode aceder aos contactos a partir do seguinte link:

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version