Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Um Skype guloso por recursos!

Olá boa noite, ha dois dias que estou com problemas no skype, sempre que entro o processador chega aos 100%, já limpei a pasta temp. do skype, mas mantem-se tudo igual.

Com outra conta skype nao acontece.

Mais alguem já apresentou queixas/reclamações sobre o que possa estar a acontecer?

Obrigado

Bruno Matias

Resposta:

Bruno,

Já por diversas vezes tive problemas com algumas versões específicas do Skype e sempre com uma manifestação identica à que apresenta.

O consumos elevado de recursos, sem causa ou razão aparente acaba por levar a que todo o sistemas se mostre lento e com uma péssima performance.

A forma que sempre encontrei para contornar este problema passou pela remoção do Skype e pela reinstalação do mesmo.

Em alguns casos muito específicos tive de instalar versões anteriores ou versões de desenvolvimento, que podem ser encontradas no site do Sype.

Em todas as situações o problema desapareceu e passei a usar a aplicação sem qualquer problema.

O que recomendamos é isso mesmo. Comece por desinstalar o Skype e volte a instalar a mesma versão.

Caso ainda assim o problema se mantenha, recomendamos que instale uma versão mais antiga ou um versão de teste.

[Respondido por Pedro Simões]


Macbook Pro com problemas de bateria no Mavericks

Boas noites Amigos,

Há muito que “vasculho” as vossas publicações e todo o vosso site/blog, pois está muito mais bem explanado nos assuntos que muita revista e jornal sobre “tecnologia/gadgets/brinquedos para gente maior” e tenho uma questão a colocar-vos.

Tenho um Macbook Pro 13’’, Mid 2012 se interessa para o caso, e noto que a bateria após a actualização para o novo sistema operativo da Apple, o Mavericks OS, está a “dar de si”… Passo a explicar…

A bateria antes da actualização durava cerca de 8 horas “mais cousa, menos cousa”… Pelo que agora dura cerca de 5h e “estamos a ser amigos”….

Noto que “drena” muito mais rapidamente, ao contrario do que diz toda a publicidade ao mesmo sistema.

Já efectuei todo o tipo de calibração, “reset” e tudo mais que falam no sita da Apple, Youtube e Sites quase tão bom como o vosso….

Caso me consigam dar uma ajuda, ficava-vos imensamente gratos.

Com os maiores cumprimentos,

Artur da Silva

Resposta:

Artur,

Como utilizador de Mac e do OSX, só lhe posso dizer bem do Mavericks.

Este novo SO veio dar uma vida nova ao meu equipamento e, para além das novidades, veio trazer uma melhor gestão dos recursos e em especial da bateria.

É por isso que estranho a situação que descreve, sendo levado a pensar que o problema possa estar não no sistema operativo mas sim noutra aplicação que esteja a consumir de forma anormal esse recurso vital.

O OS X Mavericks tem agora uma forma simples de sabermos quais as aplicações que nos estão a consumir a energia e o seu comportamento ao longo do tempo.

Já dedicámos um artigo completo a esta novidade e pode lá saber muito mais para consegur “ler” o seu sistema.

O artigo em causa pode ser encontrado abaixo:

Perca algum tempo a explorar todas estas opções e vai com certeza encotrar a aplicação que lhe está a consumir de forma anormal a bateria.

[Respondido por Pedro Simões]


Eliminar erros no envio de emails no Gmail

Boa tarde

Venho vos pedir uma grande ajuda para um problema que me está acontecer assim de repente sem que eu tenha feito alguma coisa.

Meu gmail não me deixa enviar emails acusa um erro “Ocorreu um erro de servidor e o seu e-mail não foi enviado.(#707) neste momento estou no Brasileiro e só consigo enviar emails do meu Nexus4 de outra forma que seria meu PC acontece este erro.

Já tentei resolver indo Labs desativar mas tenho tudo lá desativado não sei mais o que fazer.

Peço vos ajuda e desde já agradeco.

Jose Viana

Resposta:

José,

O erro que descreve, o 707, está bem identificado e tem uma solução simples.

Da muita informação que a Internet fornece sobre este assunto, há uma que salta à vista e que é unanime.

O problema deverá estar na utilização das funcionalidades Labs no Gmail. Para confirmar este problema pode aceder à sua conta de Gmail com todas as funcionalidades Labs desactivadas.

Ao aceder ao endereço abaixo vai ter acesso a um Gmail sem Labs:

Nesse endereço deve tentar enviar uma mensagem e ver se o problema desapareceu.

Caso se confirme, o quere comendamos é que aceda às definições dos Labs do Gmail e que os desactive a todos e torne a ativar 1 a 1 até descobrir qual o que está a causar o problema.

Pode aceder a estas definições através do botão roda dentada que está na zona superior direita do Gmail e aí dentro escolher Definições.

Depois deve seleccionar o separado Labs e escolher os Labs a serem desactivados.

Se preferir aceda directamente a este separador neste endereço.

[Respondido por Pedro Simões]


E o que acham da Expansys?

Olá, tenho visto algumas notícias aqui no vosso site, e falam do Expansys. Gostava de saber se é realmente (100%) confiável.

Obrigado

Rafael Matias

Resposta:

Rafael,

A Expansys é uma loja online com nome firmado. Nunca efectuei lá qualquer compra, mas de certeza que é realmente fiável e toda as compras lá feitas são remetidas aos seus compradores, depois de pagas.

Deixamos os restantes leitores, quer tenham boas ou más experiências com compras na Expansys, que as transmitam ao Rafael Matias para que ele possa decidir se faz lá a compra ou não.

[Respondido por Pedro Simões]


Um problema bicudo no Windows

Boas

Precisava de uma grande ajuda.

O meu pc sempre que inicio depois de aberto tudo aparece uma msg numa pequena janela o Windows não consegue abrir este ficheiro.

O ficheiro é do tipo = mip.dat e não sei como resolver isso.

Fecho o ficheiro e abre logo outra janela a pedir para autenticar um protocolo qualquer e diz que vai ser criada uma pass.

Faço ok e abre outra janela onde aparece para escolher uma cena e depois para criar uma pass faço isso e reinicio o pc mas continua sempre o mesmo erro.

Já estou farto de dar voltas e não dou com o gato.

O mais interessante é que de um momento para o outro este erro também começou a aparecer no meu portátil exatamente a mesma coisa.

Ambos usam Windows 7

já me disseram que podia ser do microsof Outlook mas mesmo assim não sei pois eu não tenho o Outlook configurado

Agradecia ajuda por favor pois penso ser um problema fácil de resolver aqui para os grandes carolas do pplware.

João Mota

Resposta:

Caro João,

Com os detalhes que forneceu, pelo que consegui apurar isso trata-se de um problema relacionado com o anti-vírus McAfee. Tem algum software da McAfee instalado?

Note que por exemplo, no caso do Adobe Flash Player, aquando da instalação manual online, é (ou era) sugerido a instalação de um produto McAfee gratuito, verifique se tem algum instalado.

Supostamente, o ficheiro mip.dat inclui uma de lista endereços IP cuja aplicação Gestor de Vulnerabilidades do McAfee irá verificar em termos de ameaças.

Se eventualmente a situação não ficar resolvida com a desinstalação de um hipotético produto McAfee, percorra atentamente a lista de aplicações instaladas e desinstale tudo aquilo que não sabe o que é e que lhe pareça suspeito, mas com cuidado. No caso de não ter a certeza, procure fazer uma pesquisa por palavras-chave relacionadas com o item que pensa ser problemático, para pode obter mais informação.

Verifique ainda os programas se são iniciados automaticamente no arranque do Windows. Para isso pode recorrer à explicação na primeira parte deste artigo.

[Respondido por Hugo Cura]


Como reportar um bug no iOS e qual a melhor app para ler blogs?

Boa tarde, já foi à uns dias que mandei mensagem privada para o vosso Facebook e não tive resposta. Se poderem então responder ao que estou a enviar agora, agradecia.

Primeira dúvida que tenho: Encontrei um bug no iOS 7.0.4 (Iphone 5) e não vejo muita gente a falar sobre ele, gostava de o reportar à Apple ou algo do género e não sei como fazer porque até sou novo no mundo do iOS.

Segunda dúvida que tenho: Vocês conhecem/recomendam alguma App (free ou não) para se poder aceder a blogs com uma facilidade identica ao Tapatalk? Gostava de ter acesso ao vosso blog e outros no iPhone e a versão web não fica muito bem.

Já tentei usar a App do próprio fórum mas é bastante lenta e tem um visual muito antigo. Até o programador que fez a App para Android teria feito algo melhor para iOS.

Fui utilizador Android durante algum tempo e actualmente só uso no tablet porque o Android é muito lento e tende a ter falhas de sistema parvas que raramente acontece no iPhone.

Cumprimentos

Resposta:

Caro Jaime,

Vamos dividir as suas questões em dois para ser mais simples responder.

Em primeiro lugar, os bugs que detectar no iOS ou no OS X podem ser reportados directamente à Apple através de uma página existente para o efeito.

Esta página não é propriamente fácil de encontrar, mas está disponível a todos para reportarem os seus problema e os bugs que econtrarem.

Aceda ao link abaixo para reportar o problema detectado:

Para a segunda questão, infelizmente não temos resposta directa. Não conhecemos nenhuma aplicação que seja especializada em aceder e ler blogs.

O que o Jaime pode usar é um bom leitor de feeds RSS, e aí ter os seus sites favoritos a apresentar as principais notícias.

Uma segunda alternativa é usar o Pulse ou o Flipboard para iOS. Estas duas aplicações são o que mais se poderá aproximar do que pretende.

[Respondido por Edgar Clérigo]


150 mb ou de 300 mb no Wireless, o que é isso?

Boa Noite,

Tenho MEO Fibra de 30 mb. Quando vejo equipamentos como routers, adptadores wireless, ranger externder’s deparo me sempre com a versão de 150 mb e outra de 300 mb. Qual é a diferença entre os dois?

Wilson

Resposta:

Wilson,

A informação que vê nesses equipamentos refere-se à capacidade de transmissão dos mesmos.

As normas de transmissão têm evoluido ao logo dos anos e cada vez conseguem transferir um maior volume de trafego por periódo de tempo.

Em concreto essas velocidades estão associadas à norma N. Esta consegue valroes de transmissão mais elevados quando comparado com as anteriores, atingindo velocidade de 150 ou 300 megabits, dependendo se usam MIMO de dois ou quatro fluxos simultâneos.

Respondendo à sua questão no final, os 150 ou 300 megabits estão associados ao volume de tráfego de dados que esses equipamentos conseguem transferir num periódo de tempo.

Claro que estes valores só se conseguem em trocas de da dados entre equipamentos dentro da mesma rede e o acesso à Internet irá constrangir essa troca de dados, limitando a taxa de transferência.

[Respondido por Pedro Simões]


SMSs em duplicado?

Olá,

estou a escrever-vos porque comprei recentemente um telemóvel Sony Ericsson Xperia Go e estou tendo problemas com os sms’s recebidos pois recebo várias vezes a mesma menagem e há vezes que recebo um SMS muito mais tarde que a hora que foi enviado.

O que estará a causar este problema?

Cumprimentos

José Rocha

Resposta:

Caro José,

Nunca tive um problema semelhante e não conheço uma solução que tenha a certeza que resolva esse problema, mas em tempos li algo que o podia provocar.

A recepção de SMSs em duplicado só acontece com o mesmo contacto? Isso poderá dever-se a uma diferença entre os números associados a um contacto. Verifique se esse contacto tem mais que um número, e se sim, certifique-se que estão os 2 associados ao mesmo contacto. Além disso, verifique se o contacto está gravado com o número +351… ou apenas com o número de 9 dígitos.

Uma incoerência no que referi pode provocar com que surjam mensagens em duplicado para o mesmo contacto, ou até agrupadas em diferentes “conversas” na aplicação mensagens.

Caso continue a ter problemas, experimente outra aplicação para gerir os SMSs como o Go SMS ou Hancent, gratuitas na Google Play Store.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

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