Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Um pouco sobre baterias e os seus vícios!

Boas caros amigos.

é o seguinte adquiri recentemente o portátil Asus-N750JV-T4095H

(http://www.fnac.pt/Asus-N750JV-T4095H-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a713413)

e reparei que a bateria do pc está dentro do pc e não da para tirar (como nos macs) e tenho a duvida se eu tiver por exemplo a bateria a 56% e me apetecer jogar um joguito ligo o cabo da alimentação mas provavelmente vai começar a carregar já que a bateria não é removível, e pode ate viciar ou estou errado?

Devo esperar que a bateria acabe para carregar e jogar? um pouco estranho.

Se podessem me falar um pouco sobre essas baterias também agradecia, já fiz uma pesquisa e não encontrei nada.

cumpz

Ricardo Godinho

Resposta:

Caro Ricardo,

O problema da sua bateria pode ser mais simples do que o que pensa.

Pelo que vi na descrição do seu portátil, a bateria que o acompanha é de lítio.

Já publicámos aqui no Pplware um artigo que faz cair alguns mitos relacionados com as baterias, em particular as de lítio.

Pode consultar esse artigo no link abaixo, e recomendamos que o leia na íntegra, para que o entenda bem:

Em primeiro lugar não existe qualquer problema em deixar a sua máquina a carregar mesmo de depois de estar completamente carregado.

Os sistemas estão preparados para comutarem para a alimentação directa à máquina depois das baterias estarem completamente carregadas.

Em segundo lugar as baterias de lítio não viciam e por isso podem carregadas e descarregadas em qualquer altura e com qualquer carga presente.

[Respondido por Pedro Simões]


O Nexus 7 e os seus problemas iniciais

Boa noite,

Estou a pensar adquirir um tablet e estou virado para o Nexus 7, mas li aqui em alguns posts que tem problemas com gps e “toques fantasma” gostaria de saber se vocês sabem se esses problemas foram ultrapassados e se aconselham esse tablet.

Saudações e continuação de um excelente trabalho.

Sérgio

Resposta:

Sérgio,

A escolha que fez é sem dúvida uma excelente escolha no que toca a um portátil com Android. Não vou argumentar que o iPad Mini é melhor ou pior até porque essa não é aqui a questão.

Os problemas que indicou afectaram efectivamente este equipamento, na sua versão 2013. Na altura era graves e deram uma má imagem a um equipamento que prometia muito.

Inicialmente foram os problemas com o GPS, que se desligava de forma mais ou menos aleatória e posteriormente foram os problemas de toque, que levavam a que surgissem toques quando eles não existiam ou que fossem detectados em zonas longe das que foram efectivamente tocadas.

Estes eram problemas graves e foram de imediato endereçados à Google que começou também de forma célere a resolve-los.

Ambos os problemas foram resolvidos passados poucos dias, quando surgiu uma actualização que a Google disponibilizou para esses equipamentos.

Segundo informação que conseguimos recolher, ambos os problemas desapareciam de imediato após a instalação dessa actualização.

Naturalmente que um equipamento comprado agora vai ter já incorporada a actualização no sistema operativo e por isso estes problemas não se vão manifestar.

Pode comprar o seu Nexus 7 sem ter qualquer receio de surgirem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


O Google Now e o S-Voice já estão em Português?

Bom dia

Estou interessado em comprar um smartphone novo. E gostava de ter um Android com assistente de voz, para poder “ordenar” ações como guardar uma tarefa no google calendar, ou uma nota no google keep. O Samsung Galaxy S4 tem o sistema S-Voice, e tem em português do Brasil.

As minhas questões são:

  1. O S-Voice também se encontra em Português, mas de Portugal?
  2. O Google now faz essas tarefas que eu descrevi acima?

Obrigado e continuação de bom trabalho!

Fernando Ferreira

Resposta:

Viva Fernando,

O Google Now faz efetivamente o que pretende, mas por enquanto não sobre o português seja brasileiro ou de Portugal.

Para mandar executar comandos como “Send Text”, “Schedule qualquer coisa To 8am”, entre vários outros, só podem ser feitos em inglês.

Se pretender que o Google Now lhe responda em voz, tem de trocar a linguagem do equipamento para inglês.

Em relação ao S-Voice, se não estou em erro, só tem suporte para português do Brasil, uma vez que a Nuance não tem uma base de dados de linguagens muito abrangente. Isso faz com que todos os comandos possam ser executados nessa língua, o que inclui o que pretende.

[Respondido por Hélder Ferreira]


Como meter o OSX ou o iOS num portátil?

Boas,

Gostava de saber se consigo num Sony Vaio com 7 anos um VGN NR 115 se não estou em erro, desinstalar o sistema operativo w8 e colocar o da Apple ? Se sim como?

Cumprimentos,

Nuno Neves

Resposta:

Caro Nuno,

Refere na sua mensagem, em concreto no título, que pretendem mudar de Windows 8.1 para iOS. Isto é impossível.

Vou assumir que pretendia indicar o OSX, este sim o sistema operativo da Apple para desktops. O iOS é o SO da Apple para dispositivos móveis e esse só corre mesmo em hardware Apple criado para esse efeito.

Antes de avançar com a resposta a esta sua questão devo lembrar que o que se propõe a fazer é, segundo as regas da Apple, empresa detentora do OS X, ilegal.

Existem alguns projectos que conseguiram trazer para equipamentos não Apple (mesmo não sendo desenhado e criado pela própria Apple) o OS X.

Mas uma vez que a Apple tem o hardware que usa padronizado e bem estudado, os drivers para este hardware está criado de forma a tirar o máximo partido das suas capacidades.

Ao querer colocar o OS X em hardware que não tem os drivers criados vão surgir situações que vão levar a que, mesmo conseguindo instalar o SO da Apple, muitos componentes vão ficar sem funcionar de forna correcta ou até nem funcionam de todo.

O que aconselho, e se é mesmo essa a sua vontade, é que procure nos sites que se dedicam a criar essas versões, conhecidas por Hackintosh, qual o nível de compatibilidade do seu Vaio.

Mas por achar que consegue tirar ainda muito desse seu Vaio, deixo-lhe aqui uma alternativa muito mais simples, completamente legal e de custo zero.

Não será melhor instalar no seu portátil uma distribução Linux? Conseguirá ficar com a sua máquina muito mais fluida e funcional, ao mesmo tempo que tem todas as aplicações que provavelmente necessitará.

Não lhe aconselho nenhuma distribuição Linux em especial, até porque isso vai muito ao gosto de cada utilizador, mas aponto-lhe o caminho da que mais está a ser usada, por muitos utilizadores que se iniciam agora.

Descarregue a mais recente versão do Ubuntu, mesmo que seja em Live CD, e via ver como ela se enquadra nesse seu portátil.

Depois tem vários guias no Pplware onde poderá buscar todo a ajuda necessária para começar a usar o Linux.

Por fim, nada melhor que a nossa Comunidade Linux para o ajudar e esclarecer todas as dúvidas.

[Respondido por Pedro Simões]


Um Windows 8 com problemas e o regresso ao 7!

Boa tarde Pplware
Preciso da vossa ajuda!

Tenho um portatil samsung NP550P5C-T01PT (http://www.samsung.com/pt/support/model/NP550P5C-T01PT-techspecs) , veio de origem com o W7, mais tarde instalei o W8 e o desempenho do meu pc caiu!

Tenho 8gb de ram (das quais 6gb é só pro W8!) e muitas vezes tenho o disco a 100% sem tar a fazer nada… ja tentei encontrar soluções mas não consegui.. os drivers instalei os que a samsung disponibiliza pro modelo versao W8 64bit.

O que sugerem? devo regressar pro W7?

Desde já muito obrigado pla vossa atenção,

Cumprimentos a todos,

Jorge Carvalho

Resposta:

Jorge,

Não é normal o que refere na sua questão. Uma máquina com apenas um ano não deve e nem pode ter esse comportamento.

A única razão que pode existir para esse comportamento é a existência de um qualquer problema associado ao software instalado. A mudança para o Windows 8 tem mostrado que as máquinas ficam mais rápidas, mais fluídas e com melhores performances.

O que recomendamos que faça, num primeiro passo, é a actualização lógica para o Windows 8.1. Se tem o Windows 8.1 instalado esta deve estar disponível na loja de aplicações do Windows.

Tenha em atenção que a Samsung teve alguns problemas que vários modelos quanto ao suporte para o Windows 8.1.

Deve verificar se tem disponível uma nova versão da BIOS e, se a tiver, instale-a (primeiro faça a transferência e execute a instalação depois).

Veja aqui na secção firmware:

Outra solução, e que damos sempre, é a reinstalação do Windows 8 de raiz. Poderá estar algum software com problemas e a fazer esses consumos anormais de recursos e assim fica saneado o problema.

Por fim, e se nada do que aconselhamos funcionar, então a solução é mesmo o regressar ao Windows 7.

Mas reforço que não é suposto o Windows 8 ter esse comportamento em máquinas recentes como a sua.

[Respondido por Hugo Cura]


iPad Mini 1 ou iPad Mini 2?

boa tarde, eu gostava de ter uma opiniao…..

Eu quero comprar um ipad mini, mas…. nao sei se compre o ipad mini 1 ou o ipad mini 2, visto o 2 ser 100€ mais caro, será que compensa dar mais 100€ e comprar o mini 2 em vez do mini 1??

A utilização que irei fazer é essencialmente, redes sociais, pdf’s e jogos. Compensará comprar o ipad mini 2??

Resposta:

Tiago. Embora haja actualmente uma diferença significativa entre o iPad mini 1 e o recente iPad mini Retina a escolha, por razões óbvias, deve ser o mais actual e passo a explicar o meu ponto de vista.

O iPad mini tem uma Resolução de 1024×768 píxeis a 163 píxeis por polegada (ppp), já o iPad mini Retina tem uma resolução de 2048×1536 píxeis a 326 píxeis por polegada (ppp).

Só por aqui vemos que os 100 euros de diferença, no único modelo comparável, o de 16GB vale bem a pena. Mas há mais…

O iPad mini tem um Processador A5 dual-core, enquanto o iPad Retina tem o fantástico Processador A7 com arquitetura de 64 bits e coprocessador M7.

Mesmo que seja para uma utilização para uma utilização casual, só o facto de apostar nos jogos é razão para ter o novo processador que dará acesso a um novo mundo de gráficos suportados pela arquitetura 64bits.

Além destas características há todo um conjunto de novidades que o novo iPad mini traz, como as apps Apple gratuitas.

[Respondido por Vitor Martins]


TMN Drive, como adicionar novos pontos?

Boa Tarde

Sabem me informar, no TMN DRIVE, como posso adicionar como favoritos ou de forma a aparecer como as da Galp; um conjunto de bombas Gasolina BP?

Cumprimentos

Nuno Santos

Resposta:

Caro Nuno,

Poderá utilizar o Google Earth para adicionar esses pontos que pretende, que têm de ser definidos manualmente.

Para o fazer, primeiro exporte alguns favoritos que já tenha para que possa carregá-los no Google Earth. Depois poderá mais facilmente editá-los, para adicionar a informação que pretende, e então importar tudo para o TMN Drive.

Veja o processo simplificado neste vídeo:

Os caminhos das opções poderão não estar exactamente no mesmo sítio, mas não é difícil encontrá-los.

[Respondido por Hugo Cura]


Como alterar o nome de uma página do Facebook?

Boa a noite a todos,

Antes de mais vou deixar os meus sinceros parabéns pelo vosso trabalho feito ao longo destes anos.

Gosto, além de tudo, da vossa simplicidade de escrita e compilação da informação que cativa a leitura.

Mas o que me leva a enviar esta mensagem é o seguinte.

Eu sou designer e criei uma imagem para um ginásio. E ao criar um plano de markting, sugeri ao cliente para criar uma pagina de likes no facebook para cativar a curiosidade e futuros clientes. E como ele ainda não tinha registado a marca, disse para por o slogan da marca “Box do fitness”.

Contudo devido a um “boom” de likes nos primeiros dias, rapidamente a pagina chegou aos 900 likes. E quando o ginásio estava para abrir reparamos que o facebook não deixava alterar o nome.Dizendo que depois de ter mais de 200 likes já não era possível.

Agora tenho 2 problemas: 1 que se colocar o nome do ginásio na pesquisa ele não aparece, 2 na publicidade não posso colocar esta plataforma muito importante porque ninguém consegue encontrar.

O que eu lhes pergunto é: existe alguma possibilidade de alterar o nome da pagina? já pesquisei, até perdi likes para ver se conseguia. estou mesmo desnorteado, e não consigo encontrar solução.

Caso tenham alguma possibilidade de me ajudar agradecia uma resposta.

Obrigado pelo vosso tempo,

Rafael Rodrigues

Resposta:

Caro Rafael,

É realmente verdade que o patamar de 200 likes, a ser passado, bloqueia a possibilidade de alteração do nome da página.

No entanto, continua a existir o procedimento manual, feito a pedido, onde é a equipa do Facebook que vai analisar a situação e conceder, ou não, a alteração do nome da página da forma que pretende.

A solução foi confirmada por um utilizador como bem sucedida, para uma página de mais de 600 likes, e ele explica com pormenor como o fazer.

Entre outras coisas, terá que confirmar e dar provas que tem realmente um negócio, associado de alguma forma à página, e tem de justificar essa mudança.

A descrição do problema, a solução e o pedido estão bem detalhados, embora esteja em inglês. Poderá ver tudo aqui:

Boa sorte

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version