Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Mais um pedido de Root
- Um Mac com problemas graves!
- Problemas com o VirtualBox
- Aceder ao PC sem este estar ligado…
- Sincronizar o iPad sem cabos?
- Restaurar um iPhone com iOS 7
- Um Touchpad que perdeu o toque…
- Outlook.com no Thunderbird
- Office no iPad, ou similar!
- Que acesso à Net escolher?
- Segurança física ou virtual dos dados?
- Um Chrome que não quer abrir…
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Mais um pedido de Root
Bom dia.
Necessito da vossa ajuda,tenho um samsung galaxy grand duos e não consigo fazer root já tentei com unlock root e nao deu certo.
Qual será o metodo mais facil?
Edilson Jose
Resposta:
Caro Edilson,
Nem sempre é possível fazer root com um “simples clique”, numa aplicação
Uma rápida pesquisa levou-me a um guia bastante detalhado para o fazer:
Siga cada passo com atenção e não deixe de fazer nenhum deles.
[Respondido por Hugo Cura]
Um Mac com problemas graves!
Bom dia,
Recentemente adquiri por um familiar um MacBook Branco de 2008 (pré-unibody) aqueles que a Apple deixou de fabricar, pois o meu Mac Mini morreu de um dia para o outro.
A máquina em si tem se comportado muito bem até que uns dias para cá noto que a temperatura oscila entre os 60/90 graus celsius o que torna o computador super quente e com medo que este possa vir a subre-aquecer decidi correr o “Apple Hardware Test” vindo com os DVDs em todos os Mac.
Porém deparo-me com este erro “4SNS/1/40000000: TC0D-102.875” o que após umas pesquisas no Google vejo que é um problema com os sensores de temperatura! Ora isto explica o problema, mas visto que o Mac não tem garantia, não tem Apple Care existe alguma maneira de contornar o problema?
Será que se abrir o computador e limpar o dissipador ou altear a pasta térmica pode ajudar ou até mesmo corrigir este erro? Pois de momento é a única máquina que tenho!
Cumprimentos
André Marques
Resposta:
André,
Do que pude apurar o despiste do problema está correcto. O problema está nos sensores de temperatura do CPU
Esta é, parece-me a parte boa, ou menos má da sua questão. A pior vem agora e daqui para a frente.
Essa avaria pode significar problemas muito em breve. Ao não controlar o aquecimento do processador pode acabar por queimá-lo, levando a que a máquina fique inutilizada.
O que recomendamos é que o leve a um reparador autorizado e que estes vejam o que pode ser feito pela sua máquina.
Sim, pode abrir o seu mac e ver o estado do CPU, limpando-o e vendo como está o seu estado, mas lembre-se que é uma oepração delicada.
Deixamos aqui dois conjuntos de guias que o podem ajudar:
Para que possa estar um pouco mais descansado e com alguma salvaguarda, recomendamos que entretanto use a aplicação Mac Fan Control, que o Pplware já apresentou.
[Respondido por Pedro Simões]
Problemas com o VirtualBox
Olá,
Sou assíduo internauta do vosso site.
Sempre acompanho as mais variadas notícias sobre informática e tecnologia, bem como tutoriais e dicas de softwares.
E, navegando, deparei-me com uma novidade que gosto muito, que é o “Consultório Pplware”. E é justamente para esta sessão do site que eu gostaria de enviar um problema que estou enfrentando e não consigo obter solução, mesmo já tendo pesquisado muito na internet.
Vou descrevê-lo de forma rápida para que melhor entendam. É o seguinte: instalo o virtualbox normalmente, crio uma máquina, também de forma normal, mas quando vou instalar um sistema operacional, a partir de um arquivo .iso, não dá certo, dá sempre uma mensagem de erro, que é esta: “could not get the storage format of the medium”.
Quando clico em detalhes, surge um relatório que diz:
Código de Resultado: VBOX_E_IPRT_ERROR (0x80BB0005)
Componente: Medium
Interface: IMedium {29989373-b111-4654-8493-2e1176cba890}
Chamador: IVirtualBox {3b2f08eb-b810-4715-bee0-bb06b9880ad2}
RC do Chamador: VBOX_E_OBJECT_NOT_FOUND (0x80BB0001)
Em anexo, segue uma imagem do ocorrido para que vocês possam melhor apreciar o problema, e quem sabe, encontrar uma solução.
Depois de tanto pesquisar e não conseguir nada para o meu problema, resolvi pedir ajuda e vejo que vocês podem ajudar. Antecipadamente, agradeço a atenção e compreensão dispensadas.
Atenciosamente,
José Faustulino de Sousa
Internauta
Resposta:
José,
Do que pude apurar, esse problema está quase sempre associado a um problema do ISO e não do VirtualBox.
O que aconselhamos é que volte a descarregar o ISO, ou que o volte a copiar da fonte, para que não tenha problemas.
Para despistar o problema e tirar fora um possível problema do VirtualBox, o ideial é descarregar um ISO de uma qualquer distribuição de Linux e que a instale numa nova máquina virtual.
Se esta funcionar de forma correcta então o problema está mesmo no ISO e não no VirtualBox.
[Respondido por Pedro Simões ]
Aceder ao PC sem este estar ligado…
Boas a todos os membros e visitantes do pplware. Tenho uma questão relacionada com o facto de poder aceder ao PC sem estar ligado.
Eu queria que, quando estiver noutra rede wireless sem ser a da minha casa, como a do café,escola, etc, poder aceder ao meu computador portátil sem estar ligado. Pois se ele estivesse ligado eu usava o teamviewer ou algo do género.
Tenho uma zon hub e queria saber como o configurar para, por exemplo, estar na internet com o telémovel, ou mesmo noutro pc e,através do browser, “entrar” no meu computador.
Muito Obrigado
Pedro Teixeira
Resposta:
Caro Pedro,
A solução que procura foi já apresentada no Pplware. Deverá activar no seu PC o mecanismo designado de WOL (“Wake On Lan”) ou RWU (“Remote Wake-Up”).
Este mecanismo permite que o seu computador esteja desligado e, após de receber um pacote de dados específico, acorde para que o possa usar.
Este mecanismo está por norma desactivado e requer que mexa na BIOS da máquina e que altere alguns parametros da configuração de rede do Windows.
Note que, e esta informação é muito importante, é aconselhavel que o PC esteja ligado por cabo à rede de casa e não por wireless.
Só tendo uma ligação activa, neste caso a rede cablada, é possível que este acorde.
Do lado do Zon Hub necessitará de alterar também algumas configurações para que possa encaminhar o tráfego WOL para o PC em causa.
Todas as configurações necessárias e toda a informação que precisa no podem ser encontradas no artigo do Pplware que apresentamos abaixo:
O que não está explicado nesse artigo, e que deverá implementar, é o método de acesso ao PC. Pode usar uma das muitas formas de acesso remoto, desde o Remote Desktop do Windows ou o VNC.
[Respondido por Pedro Simões]
Sincronizar o iPad sem cabos?
É possível sincronizar, de alguma maneira, o ipad com o windows sem cabos?
Bruno Sousa
Resposta:
Bruno,
A resposta à sua questão é sim! O iOS e o iTunes já prevêm essa situação.
É possível sincronizar um iPad, ou iPhone ou iPod, através da rede sem fios, desde que este estej na mesma rede que o PC ou Mac onde o iTunes esteja a ser executado.
Para isso deve ligar uma vez o seu iPad ao iTunes, por cabo. Nas opções do dispositivo, no iTunes, deve aceder à zona dos Opções.
Aí encontrará várias opções, entre elas a que define que pretende sincronizar o iPhione por Wi-Fi.
Depois dessa opção activa, sempre que o pretender pode iniciar a sincronização dos equipamentos, desde que estes estejam na mesma rede e detectáveis pelo iTunes.
[Respondido por Pedro Simões]
Restaurar um iPhone com iOS 7
Bom dia equipa do pplware,
Desde já peço desculpa pela pergunta, mas tenho um iPhone 4 em que na qual coloquei o iOs 7 beta 6 e visto que não sou developer agora não me permite ativar o iPhone, agradecia a vossa ajuda com urgência
Obrigado
Rafael Lopéz
Resposta:
Rafael,
A forma mais simples de contornar esse problema é fazer um restauro ao iPhone, através do iTunes.
Basta que ligue o iPhone ao PC ou Mac e que lance o iTunes. Depois de detectado o dispositivo deve aceder-lhe no iTunes.
No separador sumário vai ter a opção de restaurar o iPhone.
Esta opção coloca o iPhone com as opções de fábrica e com o último iOS disponível.
Depois apenas necessita de restaurar o último backup e o seu iPhone voltará ao ponto em que estava antes de ter instalado o iOS 7.
[Respondido por Pedro Simões]
Um Touchpad que perdeu o toque…
Bom Dia.
Não sei como mas, sem querer, desactivei as funções(ampliar, reduzir, scroll, …) do touchpad do meu pc. Sabem com as reactivo?
Bruno Sousa
Resposta:
Bruno,
Assumo que o seu touchpad é da Synaptics. Para voltar a ter essas funções de volta deverá aceder à aplicação do Synaptics e reactivar os movimentos pretendidos.
Caso não a ache no Windows, recomendamos que aceda às configurações do rato. Aí vai achar de certeza a configurações que pretende.
Caso não o consiga fazer, o ideal é reinstalar os drivers e o software de gestão da Synaptics.
Consegue arranjar esses drivers e o software nesta página.
[Respondido por Pedro Simões]
Outlook.com no Thunderbird
Boa tarde PPLware
Comecei na semana passada a utilizar o thunderbird, dantes utilizava o WLMail so que nao havia a possibilidade de encriptar a DB das passwords com uma master password.
O problema é que com o thunderbird apenas vejo a pasta de entrada do hotmail/outlook, tenho uma pasta configurada para a universidade e outras que servem para indexação de mensagens que não consigo aceder a partir do thunderbird, nem sequer sei se ha novas mensagens nessas pastas.
Há alguma forma de sincronizar as pastas tal como acontece com as contas gmail?
Obrigado desde já e, parabéns pela ajuda que têm prestado
Diogo Ribeiro
Resposta:
Diogo,
A resposta para esse seu problema pode ter surgido ontem, quando a Microsoft anunciou a disponibilização do suporte para IMAP no serviço de email Outlook.com.
O que recomendamos é que altere as configurações dessa conta para que posse a usar o acesso ao email por IMAP.
As configurações que irá necessitar são as seguintes:
IMAP Servidor de IMAP: imap-mail.outlook.com Porto de IMAP: 993 Cifra: SSL
SMTP Servidor de SMTP: smtp-mail.outlook.com Porto de SMTP: 587 Cifra: TLS
O IMAP é de tal forma modular que permite inclusive indicar quais as pastas que pretende sincronizar, não exibindo as que não subscrever.
[Respondido por Pedro Simões]
Office no iPad, ou similar!
Qual é a aplicação mais parecida com o Office para ipad?
Bruno Sousa
Resposta:
Bruno,
Existem várias aplicações que conseguem disponibilizar aos utilizadores do iPad uma experiência de utilização similar ao Office.
Existem algumas pagas e outras gratuitas, como seria de esperar, e algumas correm no iPad e outras em serviços Web.
O ideal é testar as que encontrar e decidir qual a que mais se adapta ao que pretende.
Vamos deixar aqui alguns exemplos para que possa decidir a que quer usar.
Web: Google Drive, Microsoft Office Web Apps e iCloud iWorks
No iPad: iWorks, Documents To Go, Quickoffice Pro HD, Smart Office 2
Claro que existem muitas outras, mas deixamos essas dicas para os leitores colocarem nos comentários.
[Respondido por Pedro Simões]
Que acesso à Net escolher?
Boas, já frequento o vosso site há uns tempos e agora tenho uma questão em que me podem ajudar.
O problema é o seguinte, este ano vou começar a faculdade e na casa onde vou ficar não há net fixa e os outros ocupantes já têm net movel deles.
Assim queria que vocês me indicassem qual a operadora que me faria o melhor preço em internet movel ou fixa para eu usar em casa.
Não preciso de tráfego ilimitado, penso que 3-5 Gb chegam para uma utilização normal de net certo?
Quaisqueres downloads que tivesse que fazer, faria-los nos fins de semana que viesse a casa.
Também não precisa de ser muito veloz, 10mb de velocidade chegam bem.
A zona em que vou ficar é celas em coimbra (para vocês saberem por causa de cobertura)
Obrigado
Telmo
Resposta:
Caro Telmo,
Deixamos desde já os nossos votos de sucesso para essa nova jornada!
No caso, por acaso até conheço a zona de Celas em termos de cobertura 4G, já que lá fiz uns testes de cobertura há uns meses, e não terá qualquer problema (3G igualmente). Com (quase) toda a certeza também haverá cobertura idêntica nos outros operadores, portanto penso que não terá problemas.
Quanto à escolha do tarifário de rede móvel o melhor é avaliar todas as soluções e decidir. Tenha em atenção os preços promocionais que duram apenas por alguns meses.
-
Na TMN há o tarifário Regular até 10Mbit, com 5GB e um preço promocional de 11.73€ (válido por 6 meses).
-
Na Vodafone há o tarifário Plus até 5Mbit, com 4GB e um preço promocional de 11.72€ (válido por 4 meses), no entanto o tarifário acima (Max) tem velocidades até 14.4Mbit, com tráfego “ilimitado” e preço promocional de 15€.
-
Na Optimus há umas condições mais difíceis de descrever, o melhor é mesmo consultar a página dos tarifários.
[Respondido por Hugo Cura]
Segurança física ou virtual dos dados?
A cada dia que passa surgem novas forma de os hackers conseguirem entrar no nosso computador e ter acesso aos nossos ficheiros e passwords das contas.
Tudo isto porque por vezes colocamos as nossas passwords, numero do cartão, entre outros dados, através do teclado (ou por download de um ficheiro, mas a minha questão não vai por aqui).
O que venho perguntar é se conseguimos contornar o problema da desencriptação de passwords através do teclado virtual que o nosso SO possui, uma vez que letras e números são inseridos através de “clicks” (0 ou 1) em vez de serem inseridos via teclado (onde cada carater possui uma interpretação.
Será esta uma maneira suficiente de estarmos seguros? Além de procurar sempre uma navegação mais segura com o “https” ou uma “navegação sem registo” (nome no chrome) em locais onde o computador é partilhado por dezenas de pessoas.
Resumindo:
Inserindo as nossas passwords pelo teclado virtual, conseguimos estar assim mais seguros?
Quais as outras técnicas?
Obrigado a toda a equipa do Pplware!
Melhores cumprimentos,
Diogo
Resposta:
Diogo,
Sim, a situação que descreve é efectivamente um problema que todos devem ter presente e que devem tentar evitar.
Os teclados físicos podem ser “ouvidos” e os dados de acesso de determinados sites acedidos de forma relativamente fácil
A solução passa por usar um teclado virtual, assente em software. Naturalmente que é impraticável usar um teclado destes numa utilização diária, pelo que o que aconselhamos é a sua utilização em situações pontuais, em que irá aceder a dado sensíveis.
Deixamos abaixo duas propostas que pode usar:
Note que o Oxygner é de todos o mais seguro, pois apresenta a cada utilização um layout de teclado diferente e porque impede que sejam feitas capturas de ecrã da sua janela.
[Respondido por Pedro Simões]
Um Chrome que não quer abrir…
Boas.
Tenho uma duvida urgente e agradecia se me pudessem responder. Quando tento abrir o Google Chrome ele não abre logo, tenho de o tentar abrir varias vezes para ele abrir uma vez, no entanto as tentativas falhadas criam processos. Sabem como posso resolver estre problema?
Desde já obrigado pela atenção.
Resposta:
Bruno,
Parece que existe aí um qualquer problema que está a impedir o lançamento do Chrome.
O que recomendamos para o ultrapassar é que o remova e volte a instalar. Desta forma fica com uma instalação “fresca” e sem problemas.
O facto de fazer esta reinstalação não provoca que perca quaisquer dados, caso tenha a sua conta Google a sincronizar o seu brower.
Se o estiver a fazer, assim que reinstalar o Chrome e voltar a autenticar-se, todos os dados voltam a ser carregados no Chrome e o seu browser estará exatamente como estava antes de o remover, com a excepção do erro que tinha!
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.