Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como ligar 2 monitores à minha placa de vídeo só com 1 HDMI?
Boa tarde,
Como posso ligar dois monitores a um desktop tendo a placa de vídeo apenas 1 saída HDMI e não tendo saída VGA.
Refiro que a placa de vídeo é uma Nvidia GTX 1050TI.
Obrigado
Resposta:
Pelo que consegui ver, essa placa tem 3 saídas de vídeo: HDMI (imagem e som digitais), Displayport (imagem e som digitais) e DVI (imagem digital e analógica).
Ou seja, tem aqui a possibilidade de ligar 3 monitores, desde que utilize as interfaces certas.
Para ligar um monitor HDMI extra, pode utilizar um adaptador Displayport > HDMI ou um adaptador DVI > HDMI, onde neste último caso perderá o som. Pode ainda utilizar um adaptador DVI > VGA, tirando assim partido da velha interface analógica de imagem.
Os adaptadores rondam os 5€.
[Respondido por Hugo Cura]
Posso dar cancelamento de ruído aos meus headphones novos?
Boa tarde,
Tenho uns headphones recentes e bons, mas que não tem cancelamento de ruído.
Existe alguma aplicação Windows, que possa fazer esta funcionalidade para reduzir os ruídos incómodos enquanto estou a trabalhar em ambientes ruidosos?
Existem aplicações para fazer esta função nas videoconferências, mas não encontro nenhuma para utilizar apenas para cancelamento de ruído ambiente.
Obrigado e cumprimentos,
Pedro N
Resposta:
Pedro,
O que pretende não existe, não é fisicamente viável. O cancelamento de ruído nos headphones trabalha com a gravação do som ambiente, reproduzindo instantaneamente uma fase invertida desse mesmo som, de modo a cancelá-lo.
Utilizando um microfone comum para fazer essa gravação, iria estar influenciado por diversos fatores, desde o posicionamento (que seria diferente do com que chega a cada uma das orelhas) à precisão de captação (por não ter sensibilidade adequada), onde o som chegaria aos diferentes locais em alturas diferentes.
Após isso, ainda teria de ser capturado pela placa de som (que introduz algum atraso), ser processado (mais atraso) e ser reproduzido. Estes atrasos iriam inviabilizar o processo.
Portanto, a solução é precisamente a que é vendida: um conjunto totalmente preparado para o efeito.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo reduzir o consumo de recursos no Windows?
Boa Tarde Pplware,
O meu computador Windows 11 (Asus UX533FD) tem sempre o processo “System” acima de 15% de utilização chegando aos 25%. Já tentei de tudo, reinstalei drivers, desativei funções.
Resumindo segui todos os possíveis tutoriais na internet sem sucesso. Inclusive, atualizei para a nova versão do windows 11 que piorou a situação.
Neste momento estou desesperado e sem saber o que fazer. Queria evitar formatar o PC pois iria dar-me muito trabalho, sugerem alguma solução?
Cumprimentos,
José Miguel Pinto
Resposta:
José,
Infelizmente há muitas razões que podem originar esse comportamento, que se trata da imagem do kernel e controla toda a comunicação com o hardware, processos e gestão de memória.
Sendo que já tentou alguns procedimentos, sugiro que experimente a alteração de parâmetros em 2 dos serviços que podem influenciar o comportamento do ntoskrnl.exe (processo System).
Pode copiar o texto abaixo para o bloco de notas, guardar como test.reg, abrir e aceitar submeter as alterações no registo do Windows.
Windows Registry Editor Version 5.00 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\TimeBroker] "Start"=dword:00000003 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\SysMain] "DisplayName"="Superfetch" "Start"=dword:00000003
Ou então, manualmente, pode abrir o registo do Windows, navegar nos 2 caminhos descritos e criar/alterar os atributos referidos.
É uma tentativa, sem garantias de resolução do problema. É natural que uma instalação limpa resolva o problema e infelizmente poderá ter de ser essa a solução.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Posso transmitir a câmara do PC para apps como Instagram ou o TikTok?
Boa tarde.
Existe algum software que permita fazer live a partir do PC via web cam para aplicações em que normalmente se faz por Android tipo tik tok ou até instagram?
Muito obrigado
Luís Costa
Resposta:
Luís,
Esse cenário normalmente não é contemplado pelas apps que está a referir. Estas estão presentes no smartphone usam a câmara presente para fazer a captura de vídeo, seja para fazer lives ou simplesmente gravar e publicar.
Ainda assim, e ignorando a limitação das apps, temos uma solução que pode usar. O software Open Broadcaster Software é a solução mais simples e mais robusta para conseguir o que pretende.
Para complementar, necessita de um software que consiga fazer a ligação ao serviço e a partir dali fazer o streaming. Deixamos duas soluções abaixo, uma para o Instagram e outra para o TikTok:
- Instagram – Use o software YellowDuck
- TikTok – Use o software TikTok Live Studio
Com a conjugação destas ferramentas, eventualmente entre si, conseguirá realizar parte do que pretende.
Tenha apenas presente que não vai usar o smartphone, mas sim clientes que irá instalar no desktop e usar a câmara deste ou outra externa que tenha ligada.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque será que se desligar o meu PC no fim dos jogos?
Exmos. Srs.
Venho por este meio pedir a vossa ajuda sobre uma situação que tem acontecido no meu PC.
Desde algum tempo que quando acabo de jogar, o PC trava, tendo que reiniciar para voltar a usá-lo.
As temperaturas mantêm-se dentro dos 65º tanto na CPU como na GPU, e embora consiga jogar mais de 1 hora sem problemas, assim que saio do jogo o PC bloqueia.
Já mudei de pasta térmica, de cooler, o PC está arrumado por dentro para uma boa circulação de ar.
As características do PC são:
- MB ASUS H81M-P
- CPU Intel Core I5 4570 + Cooler Master X-DREAM I117
- 16 GB DDR3 G-SKILL RipjawsX (2X8GB)
- GPU ASUS TUF GeForce GTX 1650
- 1X SSD 1TB Sandisk SSD PLUS
- 1X HDD 1B Toshiba PC-L200
VENTILAÇÃO
- FRENTE X2 120mm + TOPO x1 120mm + TRASEIRA x1 120mm
Desde já agradeço a ajuda que me possam prestar para tentar resolver este problema.
Atentamente,
José Pires
Resposta:
José,
É normal que num PC que atinge valores elevados de temperatura o sistema se proteja para impedir que sejam evitados problemas.
No entanto, e dado que refere que a temperatura do seu PC não atinge valores anormalmente elevados, o problema não deverá estar aí.
O que pensamos ser a origem do problema é o próprio software do jogo ou, eventualmente, os drivers da placa gráfica ao mudar para o sistema normal.
Assim, o que pensamos ser útil é que procure atualizar os drivers do equipamento, com particular atenção para a parte gráfica.
Não se fique pelo que o Windows ou o fabricante do PC oferece, mas que vá ao fabricante da placa gráfica e ali encontre as mais recentes atualizações.
Pode ainda usar estas duas apps nativas do Windows para detetar eventuais problemas com o hardware:
- Performance Monitor
- Windows Memory Diagnostic
Basta escrever estes nomes na pesquisa do Windows e terá acesso a estas propostas, simples de usar.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões