Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
O que será que se passa com o meu Android?
Bom dia,
Tenho um Redmi Note 10 PRO, com o MIUI 12.5.2, Android 11.
Não consigo fazer download ou partilhar documentos disponíveis através de APPs Android. Por exemplo, se aceder à APP do meu banco, não consigo partilhar o meu IBAN ou um comprovativo de transferência via Whatsapp, ou mesmo guardar no telemóvel diretamente. O mesmo acontece com ficheiros no gmail.
Para além disso, no gmail ou via browser (Chrome), não consigo fazer upload de ficheiros como anexo.
Já procurei nas configurações de segurança, e alterei até as de poupança de bateria para as APPS especificadas, mas nada funcionou.
Alguma ideia de como resolver este problema?
Obrigado,
Pedro Valente
Resposta:
Pedro,
O que parece estar a descrever estará associado a um problema de permissões das apps e do próprio Android.
Pela descrição que apresenta dá a entender que a permissão de acesso a arquivos e media foi revogada e que poderá estar inacessível.
Veja em Definições -> Aplicações -> Permissões -> Ficheiros e multimédia o que tem definido como apps autorizadas.
Caso este esteja sem qualquer app definida, recue e em Aplicações escolha Gerir aplicações e depois selecione o WhatsApp, por exemplo. Aqui dentro veja a área Permissões das aplicações e navegue para ficheiros e multimédia. Permita o acesso e depois tente novamente aceder a ficheiros e enviar para outro contacto.
Caso funcione, deverá repetir este processo para cada app onde tinha esse problema.
[Respondido por Pedro Simões]
Este é um comportamento normal da minha pen no Windows?
Olá.
Queria desde já agradecer pelas vossas respostas a outras questões que coloquei, ajudaram muito.
A minha dúvida de hoje tem a ver com o nome dos ficheiros. Tinha um ficheiro no pc, coloquei na pen e depois não conseguia abrir. Tentava mudar o nome do ficheiro na pen e não me era possível. Copiei o ficheiro para o ambiente de trabalho e ai sim, ele podia ser lido.
Troquei o nome do ficheiro no ambiente de trabalho ( que deu) e depois copiei para a pen e já funcionou.
A minha dúvida é se há alguma forma de permitir que o ficheiro tem um grande número de caracteres ou que o “caminho do ficheiro” dentro de algumas pastas possa ser feito sem problema e se acham que devia trocar de pen dado que nesta, não me era permitido trocar o nome do ficheiro.
Muito obrigado.
Com os mais sinceros cumprimentos
Luís Soares da Costa
Resposta:
Luís,
Parece que essa pen terá o bloqueio ativo, o que o está a impedir de fazer as alterações que pretende.
O mais simples mesmo é copiar todos os ficheiros para o seu disco do computador e fazer uma formatação de baixo nível da pen, dentro do Windows.
Pode escolher qualquer sistema de ficheiros, garantindo apenas que não é uma formatação rápida.
Após isso o problema deverá ter sido resolvido. Caso ainda se mantenha, então recomendamos mesmo que faça a troca da pen, pois poderá ter algum problema.
[Respondido por Pedro Simões]
Devo usar um powerline? E que marca devo escolher?
Boa tarde,
Eu tenho o serviço meo fibra com o router fibergateway( GR241AG) no rés do chão e preciso de ter internet no primeiro andar.
A casa é antiga e tem paredes de pedra, e a luz é monofásica, após alguma pesquisa julgo que a melhor solução será um powerline, mas não sei qual escolher, se da TP-Link ou Devolo.
Qual é que funciona melhor com este router?
Se poderem aconselhar-me agradecia.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Sousa
Resposta:
Pedro,
A solução powerline é, na maioria dos casos, mais eficiente que qualquer solução wifi, porque não depende da comunicação entre dispositivos pelo ar e usa a rede elétrica como rede de suporte.
Assim, consegue facilmente estender a sua rede de casa ligando apenas 2 destes dispositivos, podendo facilmente mudar o extremo da rede com extrema facilidade.
Quanto à marca que deverá escolher, qualquer uma das apresentadas é capaz de lhe dar o que pretende.
A nossa experiência é maior com a Devolo e sabemos que será capaz de lhe oferecer o que procura, de forma simples e sem complicações na configuração.
Ainda assim,certamente que a TP-Link terá um sistema similar e com as mesmas características e funcionalidades.
Dado que devem ser similares, aposte no valor de venda e no que oferecem como extra em cada kit de ligação.
[Respondido por Pedro Simões]
Como posso ter o teclado do meu tablet em PT?
Olá Pplware,
Vi esta semana que analisaram o tablet Chuwi HiPad Pro (https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-tablet-chuwi-hipad-pro-de-108/) e que o teclado que traz não está no nosso idioma.
Estando eu interessado nesse equipamento, em especial pelo preço, pergunto se é possível ter este teclado em Português.
Além disso, e porque as teclas vão estar noutra distribuição, pergunto como poderia ter o teclado com as teclas no nosso idioma.
Basta meter uns autocolantes por cima? Já os vi à venda e não entendi bem como isso funciona.
Obrigado pela resposta e continuem a fazer o excelente trabalho que têm realizado.
Atenciosamente,
Francisco Campos
Resposta:
Francisco,
Independentemente do caracter que está representado em cada tecla, o esquema de teclado é automaticamente alterado pelo sistema operativo de acordo com o idioma escolhido.
Ou seja, considerando que tem escolhido o idioma PT-PT enquanto o teclado é EN-US, as teclas funcionarão tal como se estivesse a usar um teclado PT-PT, nas posições habituais que bem conhecemos, ainda que o símbolo que a represente fisicamente possa não ser o que está efetivamente a ser introduzido. Por essa razão, e principalmente para quem não sabe o teclado de cor, ou no caso de o dispositivo ser partilhado, muitos utilizadores optam por colar autocolantes nas teclas que se diferenciam.
Pode ver mais informação numa análise que fizemos a películas autocolantes para teclados: https://pplware.sapo.pt/tag/peliculas-autocolantes-para-teclados/
O procedimento é muito simples e funciona na perfeição.
[Respondido por Hugo Cura]
Devo ou não usar o Windows do programa Insider?
Pplware, estando eu a experimentar o Windows 11, reparei que posso entrar para o programa Insiders e assim ter acesso às novidades mais cedo e antes de todos.
Li também que a Microsoft desaconselha usar esta versão para a maioria dos utilizadores, porque pode ter problemas.
Assim, pergunto-vos por que razão a disponibiliza se depois não quer que a mesma seja usada. Isto faz algum sentido?
Gostava também de saber se é mesmo problemático usar esta versão e quais os problemas que podem existir. Não está a Microsoft a tentar que ninguém a use, garantindo assim algumas surpresas para quando as lança?
Não estou aqui a querer criar teorias da conspiração, mas fiquei intrigado.
Se puderem ou souberem responder, agradecia.
Rui The Man 🙂
Resposta:
Rui,
A sua conclusão está muito longe de ser lógica e até prática. A Microsoft não tem nenhum segredo com o Windows 11 e o seu programa Insider. Este destina-se a dar acesso a novas versões, ainda em desenvolvimento, a todos os que as querem experimentar.
Em troca, a Microsoft recebe a validação do que desenvolveu e que irá ser acessível a todos em breve. Os erros que existirem vão ser corrigidos e assim não trazem problema para o Windows.
Quanto às recomendações para não ser usado, é também simples de perceber. Estas versões estão muitas vezes ainda a ser terminadas e desenvolvidas. Logo, podem ter problemas que simplesmente tornam o Windows não utilizável.
Se for isso numa máquina de trabalho, pode ser um problema para si e a Microsoft não se quer responsabilizar por esse problema.
Assim, recorde então que estas versões podem e devem ser usadas, mas em ambientes controlados e que não tragam problemas para quem as avalia.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões