Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como ter várias saídas de som da minha TV LG?
Olá.
Sigo-vos diariamente e já aprendi muito convosco. Tenho uma questão para a qual não encontro solução.
O meu pai tem instalada uma tv LG modelo 43UM7600PLB na sala.
Como sofre de surdez, é usual colocar o nível do som muito alto. Quando está sozinho usa uns auscultadores Bluetooth, mas se houver mais pessoas a partilhar a tv tal já não é possível, porque a tv só permite uma solução: ou som ambiente ou auscultadores (ligação direta ou Bluetooth).
Parece-me que todas as tvs têm esta limitação! Já experimentei com um transmissor Bluetooth ligado a porta USB e não resultou. Nada reproduzia nos auscultadores.
Conhecem alguma solução capaz de o meu pai ouvir a tv por Bluetooth e nós ambiente?
Grata.
Joana Belo
Resposta:
Joana,
De acordo com as nossas pesquisas, tudo indica que o sistema operativo da LG, o WebOS, permite fazer o que pretende. Infelizmente não tivemos oportunidade de testar, mas deixamos-lhe o passo a passo para que possa verificar se faz o que pretende.
Assim, deve fazer o seguinte:
- certificar que os auscultadores estão emparelhados com a TV
- no controlo remoto, pressionar o botão das opções (roda dentada) durante 5 segundos, para aceder às opções do som
- selecionar Som > Saída de som > descer até Bluetooth e selecionar os auscultadores emparelhados
- no menu de configuração de som, escolher a opção “Som bluetooth surround + colunas internas da TV”
- clicar na lista de dispositivos bluetooth à direita e selecionar os auscultadores
- feito
Dependendo da versão do sistema operativo da TV, é possível que o caminho ou os nomes para as opções não sejam exatamente estes, mas não deverá diferir muito.
[Respondido por Hugo Cura]
Samsung Galaxy A12 ou o Xiaomi Redmi Note 9s?
boa tarde
gostaria de saber vossa opinião sobre o smartphone Samsung galaxy A12 em comparação com o Xiaomi redmi note 9s .
meu pedido de opiniao sobre galaxy a12 é pelo o fato de o poder comprar através de pontos a um preço aproximado de 120€ e como é pra uma utilização normal e básica gostaria saber se vale a pena
ou se ha alguma alternativa que possa ser interessante ate 150€.
grato
com cumprimentos
daniel camara
Resposta:
Daniel,
Comparando os 2 smartphones que refere, o Xiaomi Redmi Note 9s é superior em praticamente tudo.
Ainda que o tamanho de ecrã seja semelhante, a resolução é superior (1080×2400 contra 720×1600), o processador é superior (Snapdragon 720G 8nm contra Mediatek Helio P35 12nm), o tipo de memória interna (UFS 2.1 contra eMMC 5.1), o conjunto de câmaras, a capacidade de gravação de vídeo (4k@30fps + 1080p@30/60/120fps contra 1080p@30fps) e o suporte da normal Wi-Fi ac.
Digamos que estes modelos podem até ser considerados de gama diferente, sendo o Galaxy A12 de gama baixa, e o Redmi Note 9s já como um início de gama média.
Pelo valor de 150€, pode ficar certo que o Redmi Note 9s é uma das melhores opções. Há um outro que merece a pena ser considerado, que é o Realme 7, muito próximo em termos de especificações e preço, com a vantagem de ter um ecrã com taxa de atualização de 90 Hz.
Boas escolhas!
[Respondido por Hugo Cura]
iPhone 12 Pro ou uma máquina fotográfica?
Boa noite, estou com uma dúvida. Agradecia bastante se me pudessem ajudar.
Estou indeciso entre um iPhone 12 Pro/Pro Max e uma máquina fotográfica que esteja no mesmo valor.
A minha pergunta é se dentro do valor do iPhone referido, encontro uma máquina fotográfica melhor que o iPhone ?
Com os melhores cumprimentos
Pedro Caetano
Resposta:
Pedro,
Esta resposta dependerá sempre do que quiser fazer com o seu smartphone e/ou com a máquina fotográfica.
De qualquer modo, e numa resposta genérica, o que faz com a câmara fotográfica conseguirá fazer com o iPhone 12 Pro/Pro Max.
A Apple tem apostado no campo da fotografia e atualmente tem uma das melhores propostas no mercado dos smartphones.
Há vários exemplos de fotógrafos profissionais que optaram por smartphones e em especial o iPhone, simplificando tudo.
Assim, e respondendo à sua questão, o iPhone 12 Pro/Pro MAx conseguirá dar-lhe o que uma máquina fotográfica oferece.
[Respondido por Pedro Simões]
Posso ter o certificado digital da covid 19 na app id.gov.pt?
Olá,
Além do cartão de cidadão e da carta de condução, é possível ter disponível o certificado digital de vacinação covid 19 na app id.gov.pt?
Obrigado.
Honorato
Resposta:
Caro Honorato,
Ainda não é possível ter o certificado digital de vacinação Covid na app id.gov.pt. Atualmente, é possível ter digitalmente os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão
- Carta de Condução
- Cartão da ADSE
- Identificação digital da Defesa.
No entanto, é muito natural que tal aconteça em breve, já que se trata de um documento emitido por uma entidade do estado e que tem grande importância atualmente. Resta aguardar.
[Respondido por Hugo Cura]
Que smartwatch escolho para receber chamadas?
Boa tarde, procuro um smartwatch que atenda chamadas, mas não quero da marca Apple ou Samsung. Será que pode ajudar-me?
Isabel Abreu
Resposta:
Isabel,
Uma vez que deixa de fora a Apple e a Samsung, limita um pouco as possibilidades que existem e que pode optar.
Ainda assim, existe uma solução que pode optar e que fará o que pretende, ao mesmo tempo que fica bem servida.
Falamos das propostas que a Huawei tem no mercado no campo dos smartphones. Atualmente a marca tem novas propostas que deverá ponderar.
Em primeiro lugar, poderá optar pelo Huawei Watch 3, que com o eSIM dispensa o smartphone e pode receber e fazer chamadas diretamente.
Como segunda opção, tem o Huawei GT 2, que não tendo SIM, pode ainda assim receber chamadas, dependendo da ligação Bluetooth ao smartphone.
Estas opções podem ser encontradas na loja online da Huawei, fazendo a compra diretamente no site.
[Respondido por Pedro Simões]
Que erro é este que tenho no Windows com o Insiders?
Bom dia, estou com um problema no windows insider e não sei como poderei resolver
Já tenho conta registada no windows insiders e neste pc ia para ativar essa parte clicando na “introdução” e aparece esta mensagem de erro.
Alguém sabe como resolver isto?
Conseguem-me ajudar a resolver isto, por favor?
Gonçalo Costa
Resposta:
Gonçalo,
A mensagem apresentada não parece associada a problemas com a sua conta. Do que sabemos é possível ter vários PCs no programa Insiders.
Essa mensagem mostra que há problemas em contactar os serviços da Microsoft, algo que pode estar associado a problemas temporários.
O que recomendamos é que vá insistindo no processo até que consiga registar o PC no programa Insiders.
Provavelmente vai receber de imediato o Windows 11, razão para que deverá estar a aderir ao Insiders.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões