Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


O que estará a gerar estes ataques na minha rede?

Boa tarde.

Estou registado num site cá de Portugal desde 2007 e juntamente com o peopleware é dos que visito diariamente.(visitava)

A semana passada os administradores baniram-me dizendo que eu fiz umas centenas de requests. (Não me disseram o que era isso, pois eu não sei).

Após alguma troca de mensagens com eles, fiquei sem saber o porquê de me terem banido e sem respostas às perguntas que lhes ia fazendo, uma das quais se alguém se teria apropriado da minha conta ou algo semelhante. Simplesmente ignoraram e disseram que o assunto estava arrumado.

Tenho o Kaspersky Total Security e em principio o PC limpo.

A minha questão é, é possível alguém ter feito isto por mim? Através só da conta ou através de IP?

Alguém tem alguma ideia o que poderá ter sido?

Obrigado desde já.

Atentamente

Jorge Gomes

Resposta:

Jorge,

Do que descreve, os requests que foram feitos são pedidos ao servidor, que poderiam ter como objetivo criar um DoS. Não quer dizer que tenham sido feitos de forma propositada ou sequer com esse propósito.

Essa identificação foi realizada através do seu endereço IP, que também é registado sempre que acede a esse site.

Esse suposto ataque pode ser feito de várias formas, não tendo necessariamente de ser feito pelo utilizador.

Um simples malware pode ter essa capacidade e fazer isso de forma encapotada e silenciosa.

Por outro lado, e uma vez que é registado o IP, pode perfeitamente ser realizado por outro qualquer equipamento dentro da sua rede local, desde um smartphone ligado ao Wi-Fi ou outro PC.

Detetar uma situação dessas pode não ser simples, tendo de ser monitorizado o tráfego até que seja detetada uma situação e tráfego anormalmente elevado.

Com esse padrão poderá depois ser identificado o equipamento dentro da rede que está comprometido e a atacar esses sites.

[Respondido por Pedro Simões]


Como aumento os thumbnails no Windows 10?

Boa tarde.

Gostaria de saber se existe algum modo de aumentar a dimensão dos thumbnails do explorador do windows para um tamanho superior ao “imagens muito grandes”.

Acontece que apenas tenho um ecrã de 14″ e gostaria de pré-visualizar imagens com maiores dimensões.

Obrigado,

Pedro Calado

Resposta:

Pedro,

O Windows tem apenas esses diferentes tamanhos de thumbnail para as imagens do seu sistema operativo.

No entanto, existe uma opção que pode explorar e que lhe dará uma visão diferente das imagens que tem presentes nas diferentes pastas do sistema.

Falamos da própria pré-visualização, que pode ser ativada no explorador de ficheiros. Para isso só precisa de escolher o menu Ver e depois ativar a opção Painel de pré-visualização.

Isso irá abrir, do lado direito do Explorador de ficheiros uma pré-visualização das imagens que tiver escolhidas.

Poderá aumentar ou diminuir essa área, tendo assim as imagens maiores ou mais pequenas. Só precisa de ajustar ao seu ecrã de 14 polegadas.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ligar um Huawei a um PC do mesmo fabricante?

Boa tarde,

Tenho uma questão relacionada com a ligação do meu P30 Pro NE com o meu Matebook, não sei se será algo relacionado diretamente ou não com a atualização do smartphone para a EMUI 11 a semana passada, pois só reparei ontem que estava com a falha de ligação quando queria ir buscar uma imagem ao smartphone pelo Matebook e não consegui.

Acerca de uma semana mais coisa, menos coisa como mencionei acima chegou a atualização para a EMUI 11 ao smartphone, fiz a atualização e não necessitei de usar a ligação entre o smartphone e o Matebook por estes dias e então não consigo afirmar plenamente que foi após a atualização que ficou sem ligação, apenas que antes da mesma funcionava perfeitamente e daí a minha associação… mas como o PC Manager está diferente em termos de aspeto não sei se a falha terá a ver com algo ou alguma atualização do Matebook, ou do smartphone.

Coloco em emparelhamento por Bluetooth, ou OpenHop Quick Connect e em ambos me dá a mesma mensagem de erro no smartphone “Matebook (e em baixo) falha na ligação”.

Já vi em fotos que ai na Pplware usam também um Matebook e um Mate 30 :), depararam-se com o mesmo problema? ou tiveram informações ou relatos da mesma situação?

Obrigado

Marco Sousa

Resposta:

Marco,

Não temos detectado qualquer problema na utilização do PC Manager e os smartphones da Huawei. 

Não temos também conhecimento de um problema generalizado entre esta app e os smartphones.

Efetivamente o seu problema poderá estar relacionado com a chegada da EMUI 11 e a versão do PC Manager que tem instalada.

Assim, o que recomendamos é que verifique na app e no site se existe alguma atualização que possa instalar.

O mais simples é aceder ao site do PC Manager e carregar no botão que está no topo, para download.

Instale a versão mais recente e verifique se o problema ainda continua a existir após esse passo.

[Respondido por Pedro Simões]


Como espalhar áudio por vários espaço de uma casa?

Bom dia equipa Pplware,

Preciso pôr 3 caixas de som com fio em espaços diferentes para passar a mesma música , utilizando o Spotify.

Sendo que a pessoa não gosta da ideia dos fios passarem pelos paredes.

Para o caso vejo duas soluções.

  1. adaptador que faça a ligação wireless e possa aproveitar as caixinha que já tem.
  2. um sistema de som com caixas bluetooth.

Nestes dois casos saberiam me indicar algo que faça estas funções?

Agradeço a atenção.

Diego Medeiro

Resposta:

Diego,

Na informação que nos dá, não detalha que “caixinhas” de som já tem e que interface tem disponível para entrada de som.

Em todo o caso, a solução mais sensata passará sempre pela primeira sugestão que dá. Já que as colunas já existentes terão a capacidade (suponho) de som necessária, então precisarão apenas de uma interface de comunicação sem fios.

Mas claro, a escolha dessa solução depende do isso depende do nível de som que estamos a falar, que não faço ideia do que se trata. Se estivermos a falar de colunas com uma potência já considerável, pode ser utilizado um kit wireless, nomeadamente um conjunto de transmissor + recetor bluetooth, como por exemplo o Avantree Lock Set. Existem kits de nível profissional, a partir dos 400€, mas suponho que isso saia fora do propósito pretendido.

Depois, se as colunas já existentes forem, digamos, “fraquitas”, a solução poderá passar por adquirir colunas bluetooth já com capacidade de múltiplo emparelhamento como alguns modelos da JBL ou Sony, entre outras marcas.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso usar um adaptador USB/HDMI num Chromecast?

Caros amigos,

Gostaria de saber, caso vocês saibam, se o Chromecast 3 funciona com um adapatador USB/HDMI?

É que a minha tv apenas dispõe dessa entrada USB.

Obrigado

Miguel Brito

Resposta:

Miguel,

Um adaptador USB/HDMI típico serve, essencialmente, para utilizar uma porta USB como saída para um monitor num computador, até porque faz uso de uma tecnologia específica, chamada DisplayLink. Esse adaptador não é apenas uma conversão de contactos entre as diferentes interfaces, pois tem eletrónica no seu interior, que necessita de controladores adequados para funcionar.

O que pretende, é fazer de uma porta USB de uma TV, como uma entrada de vídeo HDMI, que requer outras considerações, e teria de funcionar como uma interface de captura HDMI que, mais um vez, necessitaria dos respetivos controladores.

Resumindo, numa TV nunca conseguirá colocar isso a funcionar.

Uma possível solução, e considerando que nessa TV (que suponho ser relativamente antiga) tem entrada SCART ou RCA, poderá considerar adquirir uma box de TV com saída AV, onde pode recorrer a um simples adaptador AV/RCA para ligar imagem e som à TV.

[Respondido por Hugo Cura]


Por qual telefone troco o meu OnePlus 7 Pro?

Bom dia

Sei que têm escrito e apresentado propostas, mas mesmo assim estou em dúvida.

Eu tenho um Oneplus 7Pro.

Gosto dele, e estou essencialmente satisfeito.

Mas gosto imenso de fotografia, sobretudo, os pequenos detalhes de objetos e animais/bichos, e às vezes sinto ou fico com a sensação de que poderia obter melhores resultados.

Nesse sentido, tenho lido e procurado propostas.

Mas, também não gostaria de gastar muito dinheiro. Por isso, vinha perguntar, se até 300-400 euros, atualmente existe algum telemóvel que tenha câmaras que justifique trocar comparativamente ao OnePlus 7Pro.

Tenho lido bastante sobre o POCO X3, e o preço agrada-me. Mas fico bastante em dúvida se justifica a perda de performance? e se as câmaras são efetivamente um bom salto. Ou se existe outro equivalente (vejo câmeras a 108 mp), por pouco mais…

Bem julgo que me terão entendido.

Não necessito de telemóvel para jogos, embora lhe dê muito uso diário ( o meu 7Pro chega final do dia ao deitar com menos de 20% e às vezes ainda o carreguei a meio um bocado), mas que tenha uma performance boa digamos, e as câmaras sejam efetivamente melhores e justifiquem o gasto de dinheiro.

Obrigado

Sebastião Miguel de Sena Coelho

Resposta:

Sebastião,

Primeiro que tudo, o OnePlus 7 Pro é um smartphone topo de gama com 2 anos. Está enquadrado com a tecnologia de topo na altura do lançamento, embora estivesse longe de ser dos melhores na área fotográfica, aliás, a OnePlus tem estado sempre um pouco distante dos melhores nessa área.

O POCO X3 é um smartphone de baixa/média gama, e naturalmente que os 64MP da câmara principal, comparando aos 48MP do OnePlus 7 Pro, nada significam em termos do resultado final na qualidade fotográfica.

Por um valor de 300 a 400€, será difícil encontrar um modo que justifique a troca, em termos de qualidade fotográfica, e apenas e só neste aspeto. Sim, por no resto das características, o OnePlus 7 Pro sairá a ganhar.

Assim, e num valor a partir de 450€, o Huawei P30 Pro é dos melhores na qualidade fotográfica tendo em conta o preço, na alta gama. Já olhando à gama média, atualmente, tem o Galaxy A52 disponível a partir de 350€, que é um smartphone com materiais e acabamentos mais modestos, mas que é representativo do que se encontra na gama alta desta marca.

Portanto, olhando ao orçamento que tem disponível, seria um modelo que poderia merecer ser testado… Mas com o risco provável de ser rejeitado por todos os outros aspetos de topo que o OnePlus 7 Pro oferece.

[<strong”>Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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