Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Como usar o smartphone para acordar o meu PC?

Boa tarde,

A minha questão tem a ver com a possibilidade de ligar um PC, com o telemóvel, quando se está noutra rede que não a do computador.

Eu fiz as configurações no PC, instalei o TeamViewer no PC e no telemóvel, instalei a APP Wake on Lan e liguei o PC à internet por cabo e deu certo, mas só quando estou na mesma rede que o PC que pretendo “acordar”.

Será que haverá outra maneira de se ligar o computador sem se estar na mesma rede?

Obrigada,

Com os melhores cumprimentos,

Ana Rodrigues

Resposta:

Ana,

Sim, é possível “acordar” o computador remotamente, mesmo que não esteja ligada à rede local.

Uma das partes já tem configurada, e bem, mas agora falta dar permissões ao router para que possa receber esse pedido a partir do exterior.

O que precisa de fazer é a configuração do reencaminhamento de portos, ou portas. Tipicamente, o “Magic Packet” que permite o Wake On Lan é transmitido via UDP no porto 7 ou 9. Assim, deve aceder às definições do seu router e fazer essa configuração, correspondendo ao IP (ou DNS) do seu computador.

É uma opção que pode variar de router para router, mas pode consultar um artigo nosso que explica como fazer todo o processo. Deve apenas olhar à parte “omo configurar Port Forwarding?”:

[Respondido por Hugo Cura]


É normal ter de autorizar comandos com o Assistente da Google?

No vosso artigo referem o seguinte:

Com a aplicação Assistente, pode:

  • Efetuar chamadas rápidas (por exemplo, “Liga à mãe”).
  • Enviar mensagens de texto (por exemplo, “Envia uma mensagem de texto à minha melhor amiga”).
  • Enviar emails ao seu chefe (por exemplo, “Aqui está o relatório mais recente”).
  • Definir lembretes (por exemplo, “Lembra-me de comprar um presente de aniversário para a Sara”).
  • Definir eventos do calendário (por exemplo, “Define um evento do calendário para jantar com o Carlos amanhã das 19:00 às 21:00”).
  • Tocar música (por exemplo, “Toca música jazz no YouTube”).
  • Obter direções (por exemplo, “Dá-me direções para casa”).
  • Obter informações meteorológicas (por exemplo, “Vou precisar de guarda-chuva hoje?”)

Por exemplo, quando dizem que efectua chamadas rápidas ou envia mensagens de texto, ou mails, não somos nós que temos que dar o último passo na ação ?

Isto é:

Se eu dizer (liga ao António Manuel) ele diz que vai ligar, aparece o numero de telemóvel no ecrã, mas depois nós é que temos de carregar no numero para efetuar a ligação. Certo ?
O mesmo para mensagem de texto e mails. A mensagem de texto aparecer no ecrã e nós temos de clicar para o sms ir.

É assim ?

Obrigado pela ajuda que me poderão dar.

Cumprimentos

jose luis santos

Resposta:

Luís,

O assistente da Google tem algumas ações que realiza de forma automática, como pesquisas ou a definição de lembretes, e outros que requerem uma intervenção do utilizador, como as chamadas ou o envio de mensagens.

Assim, é normal que no exemplo que refere tenha de intervir para realizar a ação. Esta poderá ser uma forma da Google garantir que apenas as ações certas são executadas.

Pode parecer um passo desnecessário, mas que garante ao utilizador uma proteção adicional. Basta um comando certo e remotamente são dadas ordens a um telefone.

[Respondido por Pedro Simões]


Vale a pena instalar a nova EMUI 10?

Muito bom dia,

Antes de mais queria vós dar os Parabéns pelos vossos artigos.

Não sei se este será local indicado para por está questão, mas visto entenderem melhor que eu sobre este assunto. Gostaria de saber se está actualização que está a ser feita aos poucos do Emui 10, compensa em termos de tamanho?

Pelo que li numa das vossas publicações de terá 4,5Gb de tamanho. Neste momento tenho um Huawei mate 20 pro, mas conheço uma pessoa que têm o Mate 20 lite e não sei se compesa a atualização. Está dúvida deve se mesmo ao tamanho e se deixa os equipamentos mais lentos.

Mais uma vez peço desculpa pelo incomodo e agradeço desde já a vossa atenção.

Atenciosamente

Rute Botelho

Resposta:

Rute,

A atualização pode ter um tamanho que pode parecer grande demais, mais isso não significa que vai perder esse espaço no armazenamento do dispositivo.

Primeiro que tudo, o espaço disponível para o sistema não é o mesmo que utiliza para aplicações, fotos e vídeos, e por isso não terá que se preocupar com essa questão.

Além disso, assim que a atualização for instalada, o sistema eliminará automaticamente tudo o que não for necessário, de forma a otimizar o espaço ocupado.

Quanto à questão se “compensa” a atualização… a resposta é rápida e direta: claro que sim!

Além de trazer novos recursos e mais estabilidade no sistema, traz também mais segurança, já que é baseada numa versão do Android mais recente. Não é suposto que o smartphone fique mais lento e, como tal, não terá que se preocupar.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo ativar o Assistente da Google?

Boa tarde

Gostava de uma ajuda na seguinte situação.

Eu tenho um Huawei Mate 10 Pro e continuo sem conseguir ter a assistente a funcionar.

Quando ativo a assistente e falo ocorre sempre o mesmo erro “Não é possível aceder ao Google neste momento” mas se escrever já reconhece o português e funciona.

Contudo se fizer uma pesquisa com voz a mesma funciona e reconhece a língua portuguesa.

Versão de EMUI atualizada assim como Google.

Podem ajudar?

Obrigado

Vladimiro Araújo

Resposta:

Vladimiro,

Pode existir um qualquer problema com a app Google que tem instalada no seu Huawei Mate 10 Pro. Por isso, o que remendamos é que altere o idioma desta app e do próprio smartphone para inglês e que tente verificar se o problema se mantém.

De seguida, volte ao português e confirme que o problema está resolvido ou se ainda está presente como antes.

Caso a segunda parte seja a resposta, deve remover a app do seu smartphone, sem manter os dados.

Após este passo, deverá novamente instalar a app e confirmar que o problema ficou resolvido de forma total.

[Respondido por Pedro Simões]


Como converter um cartão micro SD em memória interna?

Boa tarde.

Comprei um smartphone Xiaomi 7 com 2gb RAM e 16 GB de memória. Adquiri um cartão micro SD de 64gb para armazenamento externo.

Gostaria que me explicassem como devo converter o cartão micro SD em memória interna (internal storage).

Obrigado

Ricardo Ferreira

Resposta:

Ricardo.

Não é possível, nativamente, fazer o que pretende. E há uma razão importante para isso: garantir a estabilidade e desempenho do sistema.

A velocidade de um cartão microSD é muito inferior à velocidade do armazenamento interno do dispositivo, pelo que se utilizasse aplicações instaladas no cartão, iria ter quebras de desempenho acentuadas.

Assim, o armazenamento do cartão microSD é apenas destinado aos conteúdos multimédia, como fotos, vídeos e música, e há algumas aplicações que têm capacidade de fazer uso dele.

Se mesmo assim estiver interessado em tentar utilizar o cartão como armazenamento interno, há várias formas de o fazer recorrendo a aplicações de terceiros, com ou sem permissões de acesso root. Algumas delas, sem root, pode por exemplo ver aqui:

Há outras opções que encontrará facilmente se fizer algumas pesquisas. Note que é muito importante que seja um cartão rápido, preferencialmente U3 V30.

[Respondido por Hugo Cura]


Devo confiar na mensagem que acabei de receber?

Exmos Senhores,

Acabei de receber o email abaixo e gostaria de saber se foi enviado pelos serviços Sapo.pt ou se é fake.

Obrigada,

Maria Rabottini

De: SAPO [mailto:importante@sapo.me]

Enviada: 27 de novembro de 2019 09:13

Para: *******@sapo.pt

Assunto: Notificação VJR5989: a comunicação para rabottini@sapo.pt foi interrompida

Importância: Alta

Nossas desculpas pelo inconveniente, mas parece que nossas mensagens para *******@sapo.pt não estão mais sendo entregues ou são redirecionadas.

Desativamos temporariamente o envio de qualquer comunicação para *******@sapo.pt.

Para que possa continuar recebendo nossas mensagens importantes (ou seja, mensagens do Centro de Comunicação do Sapo.pt, comunicação do website, notificações de mudanças na conta etc.), por favor, faça o seguinte:

Clique aqui para confirmar que recebeu esta mensagem e para continuar recebendo mensagens importantes enviadas para *******@sapo.pt.

A tarefa é necessária para que sua conta esteja totalmente funcional em tempo hábil.

Obrigado por sua compreensão.

Mensagem enviada em 27 Nov 2019 para *******@sapo.pt.

Resposta:

Olá Maria,

O email é claramente um esquema de phishing (tentativa de roubo de credenciais).

Há dois pormenores que o evidenciam imediatamente: o texto, que não está escrito em português correto/comum, e o link, que aponta para um endereço que não é do Sapo.

Pode ver na imagem abaixo:

Tenha cuidado.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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