Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que cuidados devo ter na compra de um switch usado?

Boas tardes,

A minha pergunta se calhar até é muito inocente, mas com todos os perigos que hoje existem ficar de pé atrás aparece-me uma atitude sensata.

Comprei um Switch, da marca Dlink (DGS1210-48), usado. Comprei-o através de uma plataforma de vendas online. Não conheço quem me vendeu o produto. Devo ter cuidados especiais? É possível programar um switch para que ele possa funcionar como um espécie de “cavalo de Tróia”.

Cumprimentos,

Miguel Simões

Resposta:

Miguel,

É realmente uma questão muito pertinente, que faz todo o sentido.

De facto, e considerando esse switch em específico, é um switch que corre um sistema operativo baseado em Linux e, como tal, poderá ser modificado. Inclusivé, é suportado pela comunidade OpenWRT e não pode ser colocado de parte que alguém “habilidoso” possa ter colocado aí algo a mais.

No entanto, como o fabricante disponibiliza o firmware original, o que deve fazer é instalá-lo para garantir que está a utilizar tudo sem modificações.

[Respondido por Hugo Cura]


Que tipo de cabo usar para ligar os equipamentos à rede?

Boa noite,

Tenho lido publicações do Sr. Pedro Pinto referente a ligações de rede. Desconhecia os vários tipos de cabos(direto, cross e invertido).

Estou a montar de raiz um rede em casa. A rede será montada do Modem ao Switch. O switch tem 8 portas.

  • 1 porta para ligar modem wi-fi
  • 1 porta para tv
  • 1 porta gigabyte para Playstation
  • 1 porta computador MAC
  • 1porta computador Windows
  • As restantes portas para uso diversos…

A minha grande pergunta é:

  • Que tipo de cabos devo utilizar nas diversas ligações;
  • Cabo direto?
  • Cabo Cross?
  • Cabo invertido?

Não entendi bem a explicação na publicação do sr. Pedro Pinto quando devemos utilizar cabos invertidos.

Podem me ajudar?

Cumprimentos,

Paulo Sousa

Resposta:

Paulo,

Tal como pôde ler no artigo onde está abordado esse tema, um cabo cruzado é utilizado para ligar equipamentos do mesmo tipo. No seu caso, onde todos os equipamentos vão ligar ao switch, fica claro que a escolha acertada são cabos diretos, os cabos de rede mais comuns.

Além disso, e graças à tecnologia auto MDI-X que predomina atualmente nos controladores de rede, sempre que um dispositivo deva trabalha com uma ligação de rede cruzada, essa tecnologia (geralmente) trata de resolver essa questão. Dessa forma, tudo se torna facilitado para o utilizador, que poderá não ter à mão o cabo que precisa.

Depois, o cabo invertido digamos que é para utilizações muito específicas, totalmente fora do âmbito da sua questão

[Respondido por Hugo Cura]


O que mudou com o Remote Desktop no novo Windows 10?

Bom dia
Sou um leitor assíduo da vossa rubrica. quero agradecer desde já o fantástico trabalho que estão a executar!

Vamos ao assunto que me leva pedir a vossa ajuda…

Antes de sair a v1909 do windows 10 Pro tinha o remoto desktop a trabalhar com três utilizadores ao mesmo tempo… depois de actualizar para a v1909 o remoto desktop deixou de trabalhar… agora só consigo trabalhar com um utilizador de cada vez… isto é, se tentar utilizar o RDP no android para aceder ao pc, este desliga-me do pc para conseguir aceder no android…

Já reinstalei o RDP Wrapper Library v1.6.2_Enable Remote Desktop e continua a fazer o mesmo… instalei um disco á parte com a ultima versão e instalei de novo o RDP Wrapper Library v1.6_Enable Remote Desktop mas sem sucesso…

Agradeço desde já a vossa ajuda se possível.

Abraço
José Rodrigues

Resposta:

José,

Não existe qualquer informação de problemas entre a mais recente versão do Windows 10 e o RDP Wrapper Library.

No entanto, é possível que a Microsoft tenha alterado o seu comportamento para assim proteger o Remote Desktop.

Esta tem sido a porta de entrada de muitos ataques e rto conseguinte, tem agora uma muito maior monitorização.

O que recomendamos é que procure na Internet ocorrências similares e que tente seguir os passos indicados se alguém tiver conseguido eliminar o problema.

Do que vimos, tudo parece estar num ficheiro INI, que deverá ser reconstruído ou obtido de outra fonte.

[Respondido por Pedro Simões]


Consigo usar um comando universal para todos os equipamentos?

Olá!

Tenho ideia de que existem comandos que permitem controlar simultaneamente todos os dispositivos associados a uma sala de estar – nomeadamente 1. a televisão, 2. a box (meo) e 3. o sistema de som.

Eu procurava um comando deste género para um amigo meu, que com um único clique ligasse ou desligasse estes três aparelhos simultaneamente – basicamente simplificando ao máximo a experiência de utilização (mesmo que isto obrigue a uma configuração inicial que demore um pouco de tempo) a um preço o mais em conta possível.
O que me sugerem?

Ainda sobre comandos, conhecem algum comando à venda (com ou sem as características que descrevi) que não precise de pilhas, como o descrito nesta seguinte notícia?: https://tech.nikkeibp.co.jp/dm/english/NEWS_EN/20091117/177713/

Os meus melhores desejos,

João C.

Resposta:

João,

Do que conhecemos, a oferta desse tipo de controlos remotos não é muito alargada.

Olhando ao que de mais competente se encontra no mercado, que poderá não ser ao preço que espera, conhecemos a oferta da Logitech, com a gama Harmony:

Esses controlos remotos têm uma grande capacidade de personalização onde, por exemplo, o mais barato (50€) permite configurar até 8 dispositivos.

É verdade que pode não ser para todos os bolsos, mas a média prazo pode traduzir-se em algo realmente recompensador.

Quanto à questão do controlo remoto sem baterias ou pilhas, não temos conhecimento de produtos colocados no mercado.

[Respondido por Hugo Cura]


Como fazer para eliminar dados definitivamente de um SSD?

Boa tarde, equipa. Venho colocar a seguinte questão.

Vou vender o meu computador portátil que tem um disco SSD (sei que tem o Trim ativo). Após a formatação (Windows 10) a que repõe tudo e demora um bocado, ainda é preciso fazer alguma coisa mais, para não correr o risco, dos meus dados serem recuperados? Passar um programa para limpar os espaços vazios, ou outra coisa?

Obrigado a todos

Rui

Resposta:

Rui,

Sim, na venda de uma drive, seja ela magnética ou SSD, é recomendável garantir que todo o seu conteúdo foi apagado.

Existem imensas ferramentas que o permitem fazer, desde aplicações para todos os sistemas operativos, criação de Pen Drive de arranque apenas para essa finalidade, ou mesmo a partir de BIOS mais avançadas.

No caso, a nossa sugestão vai para duas ferramentas conhecidas, que têm essa funcionalidade:

Nas opções de segurança dessas ferramentas, é claro que é discutível. Pode colocar mais segurança ou menos segurança, sendo que na maioria dos casos o resultado é exatamente o mesmo.

[Respondido por Hugo Cura]


Que SSD devo escolher para a minha motherboard?

Boa tarde Pplware,

É assim, eu tenho a motherboard MSI B150M PRO-VDH e estou a pensar comprar um SSD novo agora na Black Friday mas tenho dúvidas em relação aos modelos compatíveis com a mesma, porque desde então surgiu uma diversidade enorme e houve algumas atualizações na BIOS relativamente a compatibilidades com novos formatos mas eu continuo com dúvidas.

Eu tenho um Samsung 850 EVO 2.5”, portanto esses modelos sei que são compatíveis mas agora que estão mais acessíveis gostava de comprar um puro SSD, podem-me confirmar quais os tipos compatíveis? Nomeadamente os m.2 2280 se o são? E depois a história NVMe ou NAND SATA.

Desde já o meu agradecimento com esperança de uma resposta e cumprimentos pelo bom trabalho realizado,

Fábio Silva.

Resposta:

Fábio,

Há alguns conceitos misturados na sua questão.

Primeiro que tudo, essa motherboard não tem slot M.2 2280, portanto não suporta drives SSD desse tipo.

Depois, a tecnologia NVMe trata-se de uma tecnologia capaz de ligações paralelas, o que torna a velocidade de transferência muito superior. Depende do chipset da motherboard e, no caso dessa, o Intel B150 também parece não suportar. 

Ainda assim, se tiver preferência por uma drive SSD M.2, pode comprar uma placa de expansão PCIe 1x, algumas com suporte NVMe. Basta pesquisar por “m.2 2280 pci adapter” e encontra imensas opções à escolha.

De resto, a outra opção recai exatamente nas tradicionais drives SSD, que são ótimas e totalmente compatíveis com essa motherboard.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version