Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Porque está o meu Xiaomi Mi 9T a apagar texto quando o abano?

Boas tribo pplware!

Tenho um “problema” com o meu Xiaomi Mi 9T, que ao escrever no outlook e inclinando ou abanando o telemóvel involuntariamente, me apaga parte ou completamente o mail (palavras/frases) que estava a escrever!

Deve ser certamente alguma configuração que tenha de retirar, mas por mais que tenha pesquisado no telemóvel e na net ainda não consegui descobrir. Conseguem dar-me alguma dica para o poder “sacudir” sem perder o conteúdo que já escrevi?

E sobre a Xiaomi Mi Band 4 já há solução para a colocar em português?

Abraços e obrigado pelo vosso EXCELENTE trabalho desenvolvido em todos estes anos!

Augusto Barros

Resposta:

Augusto,

Essa é uma opção conhecida de algumas ROM e que deverá estar presente na do seu Xiaomi. A ideia é permitir que seja eliminado texto com um simples abanar do smartphone. Deverá estar ativa, provavelmente vindo assim de fábrica, pelo que a deve desativar. Procure por essa opção nas configurações (abanar ou shake) e desative-a.

Caso não a encontre, poderá verificar também se o seu teclado não tem essa opção presente. Por norma há também teclados que criam esse atalho físico.

Quanto à Mi Band 4, infelizmente a Xiaomi ainda não disponibiliza de forma oficial o idioma português para a sua smartband.

A única opção é mesmo aguardar que esta chegue ao nosso país, algo que não deverá demorar muito mais tempo.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque não vejo todos os comentários no Facebook da minha filha?

Muito bom dia, à equipa Pplware!

Tenho uma filha menor com conta no Facebook, temos amizade, e reparo que nas publicações que a mesma posta, não está visível todos os gostos e há comentários invisíveis também.

Como posso ver o perfil da pessoa que colocou gostos e comentários nas publicações da minha filha?

Envio em anexo, 3 exemplos de imagens da situação que reporto.

Agradecimentos.

Luiz

Resposta:

Luiz,

De acordo com a informação que funcionamento que o Facebook fornece, e também pelo que testámos, os comentários e Gostos não têm as suas próprias definições de privacidade.

A única definição de privacidade “em cima da mesa” é a visibilidade da publicação. Todos os utilizadores que podem ver uma publicação, podem também ver toda a interação feita nela, exceto os comentários que foram ocultados pelo autor da publicação.

Assim, para os comentários que poderão ter sido ocultados, a contagem do número de comentários aparece, mas o comentário só aparece para o autor do post e para o autor do comentário.

Contudo, resta a questão dos Gostos, que não é controlável. Por isso, tudo pode não ser mais que um problema do Facebook que, com alguma regularidade, falha na apresentação de conteúdos.

Sugiro que experimente consultar esses detalhes em dispositivos diferentes (smartphone e computador) para perceber se a informação está realmente atualizada em ambos.

[Respondido por Hugo Cura]


Como recupero o disco do meu PC que avariou?

Bom dia,

Tenho um disco externo da WD de 2TB que deixou de funcionar (a fonte  de alimentação deu o berro).

Abri a caixa e meti o disco numa docking station para ver se  reconhecia e não perdia a informação que lá tinha armazenada.

No  entanto aparece-me o disco mas não me deixa aceder e pede-me para  formatar, o que eu quero evitar.

Atribui uma letra ao disco mas ele aparece-me como raw e queria  passá-lo para ntfs.

Gostaria portanto de saber como seria a melhor maneira e mais segura  de o fazer para conseguir recuperar o maior número de dados possivel.

Antecipadamente grato.

Júlio Miguel Guerreiro

Resposta:

Júlio,

Primeiro que tudo, falta perceber se é um mero disco externo ou se se trata de uma dispositivo NAS como os WD My Book ou WD My Passport. Se for um destes últimos, então o disco está encriptado, portanto, não é recuperável… a menos que seja utilizada a solução ACE Data Recovery:

Essas drives estão encriptadas por omissão, mesmo que não tenha sido definida uma palavra-passe.

Já se for um simples disco numa caixa, então o problema poderá ter sido originado por uma falha de energia (será o caso?!), uma desativação inesperada sem usar a opção de remoção segura, dano físico ou outros, onde a tabela de partições terá ficado corrompida.

Há soluções para resolver esse problema, onde geralmente a recuperação é total. Deixo um exemplo de um software opensource:

Existem depois outras soluções de recuperação:

E é claro, poderá sempre pesquisar por “partition table recovery” para encontrar outras alternativas.

[Respondido por Hugo Cura]


Perdi o meu calendário ao repor o Android! Como o recupero?

Exmos. Snrs.

Muito boa tarde,

Como leitor assíduo, solicito a v/ajuda, para o seguinte problema :

Tenho um smartphone Lenovo 7504 X e depois de repor as definições de fábrica, constatei que tudo o que tinha marcado no calendário. . . desapareceram, embora depois de consultar nos ficheiros, todas as datas existam.

Assim, solicito a v/ajuda, sobre o que devo fazer para ter as referidas datas no calendário.

A cópia de segurança que existe no Google Drive, não é a mesma pois a data que necessito é anterior a 16/10.

Se possível, desde já agradeço a v/ajuda, passo a passo ou através de um link.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,

Atentamente,

Demétrio Morais

Resposta:

Demétrio,

Ao não indicar qual a app que está a usar, deixa a nossa resposta limitada e sem o grau necessário que precisa para lhe resolver de forma definitiva o problema.

A vantagem de usar apps como o Google Calendar, ou outras baseadas em serviços Web, surgem em momentos como os que está a atravessar agora.

Aparentemente usou uma app proprietária e que assim não sincronizou com o servidor. Também parece que a reposição do seu backup não correu da forma pretendida, uma vez que não sincronizou os dados.

Uma solução que poderá usar é passar a usar o Google Calendar. Este suporta a importação de dados nos formatos ical ou csv. Caso o seu backup esteja nesse formato, conseguirá recuperar todos os dados passados.

[Respondido por Pedro Simões]


A app Pplware no meu Android tem problemas. Ajudam-me?

Bom dia equipa!

Venho reportar um problema que vou tendo regularmente.

Entre 4-6 meses, regularmente, a app deixa de conseguir aceder à internet para receber novos conteúdos.

Por norma, apagar e reinstalar resolve.

Não fiz qualquer alteração a nível de permissões nem limpeza de cache.

Actualmente, tenho um redmi 3, android 5.1.1, Miui 9.6.2 global.

Anteriormente tinha um Lumia 720 win8.1 e Lumia 735 win10 e também acontecia o mesmo.

Já revi também a configuração do router e não tenho nenhum bloqueio que justifique (com 3/4g a situação é igual).

Pplware v2.2.44

Têm conhecimento deste tipo de situação?

Obrigado,

Pedro Rodrigues

Resposta:

Pedro,

Essa situação que descreve é nova e não é do nosso conhecimento. Uma vez que parece estar apenas a suceder a si, pensamos que esteja relacionada com o seu equipamento.

Provavelmente está a encher a memória de armazenamento e por isso deixa de conseguir guardar novos conteúdos, queixando-se de problemas de acesso à Internet.

Ao apagar e desinstalar liberta o espaço que necessita para funcionar por mais esse tempo que indica.

Um bom teste que pode fazer, para confirmar que é mesmo a falta de espaço é, quando o erro surgir, eliminar a cache da app e/ou o armazenamento usado.

Caso funcione, o problema está identificado e está mesmo no espaço ocupado.

Faça esse teste e reporte-nos para que depois tentemos resolver de forma central, com uma atualização da app.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu Office só corre como Admin! O que se passa?

Boas

Venho pedir a vossa ajuda para um problema que me surgiu com o Office 2007 pro

De um momento para o outro todas as aplicações do Office só abrem como administrador isto aconteceu após atualização do win 10

Aparece a ampulheta mas desaparece logo como se o atalho não soubesse onde localizar o ficheiro exe

Como e possível resolver

Obg

Paulo Silva

Resposta:

Paulo,

Uma breve pesquisa no Google devolveu o que pensamos ser a solução para o seu problema.

Deverá fazer a reparação da instalação do Office, algo que é simples e rápido, dentro do Windows 10.

Aceda a Definições -> Aplicações -> Aplicações e funcionalidades. Ai dentro terá a lista de apps instaladas no Windows 10, entre elas o Office 2007.

Deverá carregar nessa entrada e escolher Modificar. Será apresentada uma mensagem a pedir autorização, o que deverá concordar.

Na nova janela, da app do Office, deverá escolher a opção Reparação rápida. Esta decorrerá de forma rápida e no final deverá ter o seu problema resolvido.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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