Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


É possível jogar o FIFA 8 no Windows 10?

É possível jogar o FIFA 8 no Windows 10?

Por que depois de eu ter instalado diz que quer drivers de aceleração não sei o que é isso? Por que o meu PC tem memória de RAM de 4g

Nataniel Jaime

Resposta:

Nataniel,

Para garantir que consegue correr o FIFA 8 no Windows 10 deve garantir que o seu PC tem cumpridos os requisitos mínimos.

Do que podemos ver, assumindo que tem presente o que é pedido, o problema estará na placa gráfica. 

Veja se esta é uma das suportadas e se tem a memória gráfica suficiente. Esta é uma das garantias que tem de dar. Para saber estes dados, pode ler este nosso guia.

Por outro lado, poderá ser também necessário fazer a atualização dos drivers. Veja no site do fabricante se existe alguma atualização pendente

[Respondido por Pedro Simões]


Redmi Note 7 ou um Pocophone… qual aconselham?

Bom dia!

Solicito mais uma vez os vossos sábios conselhos!

Estou indeciso entre comprar um Redmi Note 7 ou um Pocophone… qual aconselham sendo que estou mais inclinado para o Redmi por questões de €€€..? Valerá o Pocophone o investimento superior?

Os meus melhores cumprimentos,

David Grenho

Resposta:

David,

Esta é uma decisão que só o David poderá tomar, já que depende diretamente do orçamento. É verdade que nem sempre os mais caros são melhores mas, neste caso, ambos têm um preço muito bom considerando as características e, portanto, o mais caro é consideravelmente superior.

De facto são muito bons, cada um no seu segmento, e o Pocophone F1 está num segmento de desempenho de topo da geração anterior (tem o Snapdragon 845, a geração atual é o Snapdragon 855). A qualidade de construção é semelhante, já que ambos têm a estrutura em plástico, mas o Pocophone F1 é melhor na generalidade dos aspetos, desde desempenho, qualidade de ecrã, qualidade fotográfica. A autonomia é semelhante.

Portanto, resumindo, aqui a escolha é entre modelos baratos de gama média e outro de gama alta, e na minha opinião vale a pena a diferença.

[Respondido por Hugo Cura]


A memória que o PC consome é toda necessária?

Boa tarde PPlware,

Tenho algumas dúvidas sobre o funcionamento da memória de um PC: O meu PC tem já alguns anos e tem apenas 4 GB de memória, e por isso passo a vida a vigiá-la e a tentar geri-la, nomeadamente com os gestores de tarefas. Costumo usar várias aplicações ao mesmo tempo.

Já pesquisei na net e nunca encontrei explicação para a diferença entre as indicações de memória, (a usada pelo Chrome), do gestor de tarefas do Windows (10) e a “pegada de memória” do gestor de tarefas do Chrome. Os dados de um, não coincidem com os do outro. Alguém consegue-me explicar a diferença entre memória utilizada e pegada de memória utilizada?

Mais: existe alguma forma de eliminar alguns itens de ocupar memória (Não de aplicações que uso e sei que posso terminar a tarefa, mas de outros que o Windows carrega automaticamente – vejo, por exemplo, muitos “Anfitrião de serviço…” que não sei se são essenciais)

Por sugestão vossa estou a usar a extensão “The great suspender” no Chrome – e é fantástico para reduzir a memória utilizada pelo browser.

Muito Obrigado

Ricardo Santos

Resposta:

Ricardo,

Não é suposto que o utilizador se preocupe dessa forma com a memória ocupada. É suposto, sim, que tendo noção de que há uma limitação de recursos, faça então uma utilização mais comedida.

Sim, os valores de memória alocada diferem nesses locais, simplesmente porque uma é a memória efetivamente alocada por um processo (no Chrome) e a outra é a memória que o sistema operativo aloca para esse processo. Mas diria que, para o caso, é irrelevante.

Quanto a outros processos que possam estar a ocupar memória desnecessariamente, sim, há essa possibilidade, mas nunca será um “Anfitrião de serviços”.

No gestor de tarefas, no separador processos, se ordenar os processos por nome (clicando em “Nome”) verá que surge mais informação na organização desses processos. Nomeadamente, Poderá ver as grupos “Aplicações” (refere-se a aplicações realmente abertas), “Processos em segundo plano” e “Processos do Windows”.

Em “Processos de Windows”, que é onde estão listados os “Anfitrião de serviços”, entre outros, não é suposto que tente controlar o que quer que seja. Já em “Processos em segundo plano”, aí sim, pode tentar perceber no que pode poupar alguns recursos. Se tiver dúvidas a que aplicação se refere determinado processo, pode utilizar a pesquisa direta, clicando com o botão direito > Procurar online. Há sempre explicações detalhadas disponíveis online, pelo que será relativamente fácil decidir o que fazer.

Para evitar que algumas aplicações surjam em segundo plano, pode bloquear o seu início no arranque do Windows. Para tal, no separador “Arranque”, veja quais as aplicações que estão no estado “Ativado”. Se verificar que não precisa de determinada aplicação, clique com o botão direito sobre ela > Desativar.

Acerca da memória ocupada, note que o Windows utiliza o ficheiro de paginação (pagefile ou swap file) para o utilizar como extensão da RAM. Ou seja, quando a RAM atinge sensivelmente os 85~90% de capacidade, o ficheiro de paginação, que é guardado em disco, é utilizado como extensão da RAM. Se tiver um disco mecânico (os vulgares HDD), então sentirá um quebra abrupta na prestação do computador. Por outro lado, se tiver uma drive SSD, o facto de ter de recorrer ao ficheiro de paginação passará quase despercebido.

Com isto quero dizer que, se ponderar um upgrade ao computador e tiver indeciso entre RAM ou drive de armazenamento, e no caso de ter um disco HDD (mecânico), então a melhor escolha para upgrade é uma drive SSD. A razão é simples: além de tornar tudo mais rápido, vai também ser extremamente útil para uma extensão da RAM, já que tem prestações muito boas para servir como ficheiro da paginação.

[Respondido por Hugo Cura]


Há alguma razão para não conseguir instalar um browser no Windows 10?

boa tarde.

agradeço vossa ajuda e resposta . podem enviar pro dfcamra@sapo.pt obrigado

tenho um pc novo com win10, mas ao tentar instalar outro browser ,tipo opera o que eu mais gosto, nao consigo.
ao ver na net li este vosso artigo .

gostaria de saber se tem alguma forma de contornar esta proibiçao ?
tem como instalar algum browser diferente no win10?

obrigado.

daniel camara

A Microsoft não quer que instale o Chrome ou o Firefox no Windows 10

13 SET 2018 · BROWSERS82

A posição da Microsoft sobre o Windows 10 revelou uma faceta que muitos desconheciam desta empresa. Se por um lado procurou forçar a atualização para esta nova versão, por outro, tem tentado que os utilizadores usem o seu software de todas as maneiras possíveis.

O mais recente caso vem do seu browser, o Edge, que parece estar prestes a ser imposto aos utilizadores que tentam instalar o Chrome ou o Firefox………………….

Resposta:

Daniel,

Não existe qualquer situação identificada e conhecida que impeça a instalação de qualquer browser no Windows 10.

O que temos visto, de forma pontual, é a apresentação de mensagens a tentar convencer os utilizadores a usar o Edge em detrimento de outros browsers.

No entanto, e sem qualquer limitação, a instalação deste software é permitido e possível.Tipicamente esta acontece sem erros e sempre de forma direta.

A resposta que podemos dar é em jeito de pergunta. Não existe qualquer limitação nesse Windows 10? Está mesmo autorizado a instalar software?

Existe uma situação, mas que é inerente do próprio sistema operativo. No caso do Windows 10 S, que chega com alguns PCs, a instalação de software apenas é possível via a loja de apps da Microsoft. Será esse o seu caso?

Aproveitamos para pedir que indique se tem algum tipo de erro quando tenta instalar esses mesmos browsers. Sem a informação que nos poderá dar com essas respostas não podemos ajudar muito mais.

[Respondido por Pedro Simões]


O Chrome não me deixa escrever, sabem porquê?

Olá,

Venho por este meio solicitar ajuda na resolução de um problema com o Chrome.

Após atualizar recentemente para a versão 76, deparei-me com erros na inserção de caracteres que me impedem de utilizar normalmente este navegador. Até esta versão, sempre funcionou direito.

Exemplos: quando digito algo na pesquisa do browser, na autenticação em caixas de email, no tradutor, mapas, youtube ou em qualquer outra aplicação através do Chrome, aparecem caracteres diferentes dos que digitei através do teclado do portátil.

Experimentei desinstalar e voltar a instalar o Chrome e volta a funcionar bem. Mas se fechar o browser e voltar a abri-lo os erros repetem-se.

Utilizo outros navegadores que funcionam perfeitamente. Este problema só se verifica no navegador do Chrome e após ter atualizado para a versão 76.

Consigo navegar normalmente no Chrome selecionando as páginas guardadas na barra de marcadores, mas inserindo caracteres já não dá. Apenas dá se copiar e colar um link, ou qualquer palavra, na pesquisa ou nas diferentes aplicações do navegador.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade na tentava de resolução desta questão.

Cumprimentos,

Edmundo Rocha

Resposta:

Edmundo,

A solução para o seu problema pode vir de 2 lados. Cada um deles pode ser testado de forma isolada, ambos com o mesmo possível resultado.

Na primeira forma, o que pode testar é fazer a reposição das definições do Chrome. Isso necessita apenas que aceda ao seguinte endereço chrome://settings/resetProfileSettings (que deve colar na barra de endereços).

Siga os passos apresentados e em minutos tem o Chrome com as mesmas definições que tinha depois de ter sido instalado a primeira vez.

Na segunda solução, mais trabalhosa, deverá fazer a reinstalação do Chrome. Obtenha-o deste link e faça a instalação normal.

No final esse problema deverá ter desaparecido e todos os carateres surgiram como é pretendido.

[Respondido por Pedro Simões]


Porque não consigo ter o máximo de velocidade na Internet?

Boa Tarde

O meu nome é Luís Rocha e sou Cliente MEO.

Atualmente tenho o Fiber Gateway com a velocidade de 500/100 down/up

Tenho um segundo Router (para ter maior cobertura wireless) que é um TP LINK Archer C7 v.4.0

Utilizo um cabo de rede (“home made”), interno pelas paredes e que utilizando as vossas indicações na pagina pplware, tudo funciona bem, menos a velocidade que me chega aprox. nos 100 mbits quando deveriam ser 500.

Já testei num PC que tenho na sala (perto do Fiber Gateway) e recebo os 500 (por cabo de rede). Fiz também o teste de ligar o cabo de rede interno direto ao Fiber Gateway com pelo menos uns 15 a 25m de distância ( o tal home made, mas não sei a medida exata) e só me chegam na mesma os 100 a outra divisão onde tenho o meu segundo PC. Esta ligação é direta do Fiber Gateway ao PC 2 para testar a velocidade. Cerca de 15 a 20m de distancia (cabo Cat5e) e só chega aprox. 100Mbits.

Concluo então que é do cabo de rede (home made). o Cabo de rede é CAT5e, no entanto já tem uns anos e pode ter-se danificado.

Estou a pensar comprar um novo cabo, mas agora de Cat.7. Gostaria de vos perguntar por favor, se um cabo de Cat.7 funcionará bem com o Fiber Gateway e com o meu TP-LINK Archer C7 ?? Esta é a minha grande questão. Tenho receio que devido às altas frequências os equipamentos não estejam devidamente preparados e seja gastar dinheiro para deitar fora.

Gostaria imenso que soubessem a resposta à minha questão 🙂 🙂

Muito Obrigado

Os melhores cumprimentos

Luís Rocha

Resposta:

Luís,

Sim, tudo indica que o problema está na qualidade do cabo de rede, que não consegue fazer o sincronismo com largura de banda de 1Gbps.

A especificação mais recente é retrocompatível com a anterior, pelo que não tem nada a perder (a não ser no preço) quando utiliza cabos de especificação superior em equipamentos que são mais limitados.

O espectral de frequências referido para cada categoria são máximos admissíveis, não são valores fixos, e portanto não terá qualquer problema quanto a isso.

Resumindo, pode (e deve comprar) a especificação mais elevada. Daqui a uns anos, vai certamente tirar partido dela.

[Respondido por Hugo Cura]


Como migrar o WhatsApp do Windows Phone para o Android?

Boas,

Antes de mais, parabéns pelo artigo sobre o que é ter um Windows Phone em 2019, no meu caso um Lumia 950.

Gostei do artigo, mas faltou uma espécie de manual de ajuda para transferência de informação para android ou Ios.

Para contactos e mensagens, já conheço o contact+sms backup. Já usei no passado na transição de outros lumias e funciona

Mas como é para mim, a informação pertinente tb existe no WhatsApp, daí enviar este mail.

  • Qual a melhor aplicação (grátis ou não) para fazer a transferência dos dados do WhatsApp do meu lumia 950 para o android 9 (Nokia 7 Plus).

Grato por tudo, aguardo vossa resposta.

Saudações,

André Gomes

Resposta:

Saudações, André Gomes

Obrigado e já sabe que pode sempre ver tutoriais de procedimentos relativos ao Windows 10 Mobile no Pplware. Nomeadamente, já abordámos o contact+sms backup e outras soluções de modo a simplificar e atenuar a transição para Android!

Não obstante, para WhatsApp já experimentámos diversas alternativas e só uma resultou! Falamos do WinWazzapMigrator, que é uma ferramenta que não é gratuita mas é a única opção para a sua necessidade!

No site dedicado ao software encontra diversas informações sobre a ferramenta que aconselho a consultar antes de efetuar a compra!

Espero ter ajudado

[Respondido por Eduardo Mota]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

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