Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Já há previsões para o desligar da rede 2G?

Olá boa noite Pplware.

Tenho a seguinte questão. Eu estava interessado em adquirir um telefone da marca Punkt mais precisamente o MP01 mas ele só trabalha na rede 2G GSM.

Sei que é uma rede que aos poucos a nível mundial está a ser desligada mas em Portugal existe alguma previsão para o seu encerramento?

Obrigada e continuação de um excelente trabalho

Miguel Silva Pereira

Resposta:

Miguel,

Sim, é verdade que a rede 2G (850/900MHz e 1800/1900MHz) já está inativa em alguns países, como é o caso do Japão (2011), Singapura (2017), Taiwan (2017) e Austrália (2018). Nos EUA será no final de 2020.

No entanto, no que diz respeito à Europa, em 2017 o CEO da Vodafone disse que a rede 2G (pelo menos nessa rede) não será desligada pelo menos até 2025, devido à existência de muitos dispositivos legacy M2M e IoT pendurados nessa rede:

Portanto, pelo menos durante 6 anos é expectável que não hajam interrupções nessa rede em Portugal, que ainda é suportada integralmente por todos os operadores.

[Respondido por Hugo Cura]


Como ter um vídeo a tocar à hora certa numa televisão?

Boa tarde pplware,

venho pedir a vossa ajuda para a seguinte problema que me questionaram no lar onde trabalho:

Na sala de estar tem uma televisão da marca Samsung modelo UE40M5005AW e queriam que um video que fizeram a explicar como se lava as mãos e que colocaram numa pen interrompesse a emissora todos os dias às 12:00h, às 16:00h e às 19:30h fim do qual a emissora voltasse ao normal.

Existe algum dispositivo que se possa adaptar a esta televisão para esta questão?

Desde já o meu muito obrigado.

Paulo Santos

Resposta:

Paulo,

Essa é uma excelente questão e, diga-se, uma ideia genial.

A TV, por si só, com toda a certeza que não tem capacidades para fazer essa tarefa sozinha, mas há forma de o fazer, recorrendo a outras ferramentas.

Refiro-me, por exemplo, a placas de desenvolvimento como o Arduino ou Raspberry Pi.

Recorrendo a um LED infravermelhos, utilizando a codificação correta da TV de forma a emular o clique nos botões do controlo remoto, com agendamento para as horas pretendidas, é possível fazer isso para qualquer TV.

Não temos isso a funcionar, mas qualquer informático, com umas horitas de pesquisa e implementação, conseguirá implementar esse sistema. É provável que conheça, perto de si, alguém com plenos conhecimentos para o fazer.

Deixamos ainda a ligação para os respetivos grupos no Facebook, onde poderá colocar a questão e pedir alguma outra orientação mais técnica, se necessário:

Bom trabalho!

[Respondido por Hugo Cura]


Uma grande confusão com Bitcoins! Quem me ajuda?

Caríssimo REDATOR Eduardo Mota:

Muito agradeço a resposta a umas dúvidas corriqueiras do universo da “BITCOMANIA”.

O meu senhorio PENSIONISTA REFORMADO (que mora noutra cidade diferente da minha) é um mortal que decidiu apostar 250 €, aparentemente, por 2 OCASIÕES DIFERENTES, em duas empresas de Bitcoins, respetivamente.

Acontece que, ao se registar e negociar entusiasticamente nessas empresas, fê-lo através dum PC novo, em ambiente Windows 10.

Entretanto, apesar dos meus avisos PRÉVIOS para não se meter nesta vertente de negócio sem uma formação pertinente e esclarecida e de o ter alertado com os conselhos úteis do site da DECO-Proteste , faz presentemente cerca de 15 dias que, o meu senhorio, não vendo a côr de eventuais lucros e perdendo a paciência, decidiu pedir-me ajuda por forma a eu poder ASSUMIR E GERIR PESSOALMENTE (MAS NA MESMA EM NOME DELE), uma vez que tem 78 anos e não possui nem  conhecimentos nem dextreza razoáveis de informática. Em jeito de socorro, pediu-me então,  encarecidamente para atuar no lugar dele e gerir-lhe o negócio que, eu próprio , confesso ter AGORA  de aprender tudo por autodidatismo como o fiz para a informática desde finais de 2014.

Acontece que ontem, deixou-me na garagem, um outro segundo PC portátil mas velho ao contrário do primeiro,  e a funcionar com o “crónico” Windows Vista que, como sabemos, deixou de ser suportado tecnicamente pela Microsoft.

As questões que pessoalmente lhe gostaria de colocar — agradecendo naturalmente a sua ou qualquer informação providenciada por outrem, por si recomendada — possível e preciosa ajuda, são as seguintes :

1.Dadas as limitações de suporte e atualização do WINDOWS VISTA, se é TECNICAMENTE VIÁVEL E SEGURO trabalhar neste ambiente , tendo em conta a exigência técnica das plataformas e respetivos negócios ( envolvendo transações financeiras e geradores duma multiplicidade e troca de emails)?

2) Se a sua RESPOSTA À QUESTÃO 1. fôr NEGATIVA, qualquer eventual e posterior REINSTALAÇÃO DO WINDOWS VISTA OU OUTRO WINDOWS no PC portátil velho do meu senhorio, poderá VIR A INVIABILIZAR ou afetar necessariamente o NEGÓCIO/PLATAFORMA (de Bitcoins) de origem ?

3.Duma forma geral, SERÁ POSSÍVEL E SEGURO MUDAR DE PC ao gerir este tipo de negócios?

4. A conta bancária do meu senhorio é da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS. Para que ele não fosse VÍTIMA DE BURLA INFORMÁTICA, aconselhei-o a retirar a maior parte do dinheiro depositado nessa conta, ao que ele correspondeu prontamente.

Todavia, segundo me inteirei aqui neste site, SALVO ERRO, a CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS não aceita DIRETAMENTE as transferências de eventuais lucros provenientes dos negócios de bitcoins.

A ser assim, peço que me confirme — EXPLICANDO COMO SE O FIZESSE A UMA CRIANÇA –, se será então melhor, o meu senhorio abrir uma conta PAY-PAL, CERTO? Como se procede NA PRÁTICA E EM CONCRETO, por forma a viabilizar os fluxos financeiros PLATAFORMA » PAY-PAL»CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, seja em termos das necessárias DILIGÊNCIAS BUROCRÁTICAS, SEJA em termos do SEU FUNCIONAMENTO E MANUSEAMENTO PRÁTICO?

POR FIM, PELO MEU SENHORIO E PELOS DEMAIS INTERNAUTAS PRINCIPIANTES INTERESSADOS NESTAS QUESTÕES PRÁTICAS DAS BITCOINS ,

AGRADEÇO-LHE ENCARECIDAMENTE TODAS AS EVENTUAIS E POSSÍVEIS RESPOSTAS A ESTAS QUESTÕES, na certeza de que as mesmas possam CORRESPONDER ÀS EXPETATIVAS DE MILHARES DE OUTROS TANTOS ENTUSIASTAS DAS BITCOINS E AJUDANDO POR ESTA VIA, A CATIVAR MAIS VISUALIZADORES DO PPLWARE nestas TÃO NOBRES CAUSAS CONTEMPOR NEAS QUE SÃO A BUSCA, CONTRIBUTO E PARTILHA PAULATINAS DO CONHECIMENTO.

S.F.

Resposta:

Bom dia.

Quanto às suas dúvidas relativamente às criptomoedas, aviso em primeiro lugar que deve limitar ao máximo a utilização do computador com Windows Vista por este não ser suportado pela Microsoft.

Quanto às criptomoedas em si, elas estão alojadas em que plataforma/software? Caso estejam numa exchange (corretora) como a Binance, Coinbase, Kraken, etc. poderá aceder às mesmas em qualquer computador!

Quanto a passar o dinheiro para a CGD, pode fazê-lo através da Coinbase. Na Coinbase pode transferir os fundos para o PayPal e do PayPal pode transferir para a CGD.

Atenciosamente,

[Respondido por Eduardo Mota]


Como posso resolver o problema Bluetooth do meu MacBook Pro?

Olá,

Meu micro MacBook Pro 2015 apresentou falha no Bluetooth após a instalação do IOS 10.14.6. Já testei todas as dicas informadas em pesquisa pela rede e em nenhuma consegui resultado.

  • Testei a depuração – SHIFT + OPTION
  • apagar a linha Bluetooth no Library/Preferences
  • etc

Sendo assim peço sua ajuda em algo que eu não tenha tentado ainda.

Att,

Alberto Rocha

Resposta:

Alberto,

Esse problema pode ter várias causas e assim, várias soluções. Sem acesso ao MAcBook Pro não é simples de detetar.

De qualquer modo, recomendamos algumas dicas e opções que pode testar. No artigo abaixo temos várias pequenas alterações que pode testar.

Leia o artigo que deixamos abaixo e teste todas as indicações para que tente resolver o problema:

Provavelmente vai encontrar ai a solução que procura.

[Respondido por Pedro Simões]


A falta de rede que sinto é por falta da Banda 20?

Estimada equida do Pplware.

Em primeiro lugar, agradeço o vosso trabalho e a inovação que trazem diariamente até nós.

A minha questão prende-se com o que li acerca da banda 20: tenho há dois anos e meio um redmi note 3 pro, que é de muito longe o melhor que já tive na gama abaixo de 200€.

No entanto, apercebi-me no que tenho pouca ou nenhuma rede no andar -1 da empresa onde trabalho, ao passo que outro colegas com nokia, apple ou asus, etc. recebem facilmente chamadas ao meu lado enquanto o meu telemóvel está sem rede disponível. (Vodafone)

O problema será a ausência dessa banda 20?

Penso trocar de telemóvel em breve e gostaria de manter-me na redmi (note 7 ou note 7 pro); esses telemóveis terão esse problema?

Muito grato pela vossa atenção,

Bom trabalho!!

Cumprimentos,

Simão P. S. Santos

Resposta:

Simão,

Sim, é quase certo que o problema será a falta da banda 20. Essa banda de frequência mais baixa, a 800MHz, tem uma penetração superior comparando com outras bandas, pelo que é capaz de chegar mais longe e mais eficazmente que qualquer outra banda de rede móvel.

O Redmi Note 7, na versão Global, claro, suporta integralmente as frequências de rede móvel a funcionar no nosso país, pelo que não terá esse problema. Além disso, é um excelente smartphone, muito competente a todos os níveis considerando que custa pouco mais de 150€.

[Respondido por Hugo Cura]


Existe algum emulador universal para apps do Windows?

Olá, meus caros.

 

Existe alguma maneira, algum software/emulador “universal”, que permita conseguir correr, com toda a compatibilidade, software mais antigo nos computadores mais modernos?

Do género: “Sou um gamer saudosista, gostava de poder jogar um jogo de 1995 que já não jogo há muito tempo, e o jogo não corre no Windows 10 nem com modo de compatibilidade, e nem sequer consigo instalá-lo, mas basta abrir este programa que com ele por detrás, o jogo já corre (género sandbox).”, ou “Tenho este programa de escritório que só corre em Windows 95, não encontro alternativas gratuitas para ele hoje em dia e gostava de o usar novamente, mas ele não corre em Windows 10 e…(ler o que está acima que é igual)”.

Sei o que é a virtualização de sistemas operativos, mas com os do Windows, que são pagos, é preciso ter a licença dos mesmos, coisa que não tenho. E, caso não haja nenhuma alternativa viável, é possível o Pplware criar uma iniciativa pública, open-source, para a construir?

Bom fim-de-semana a todos por aí.

J. L. Braga

Resposta:

J. L. Braga,

Sim, é possível virtualizar o ambiente para conseguir correr software criado para sistemas operativos mais antigos e destinados a outras arquiteturas.

Para o caso de jogos para Windows, o VirtualBox é provavelmente a solução mais simples e rápida para o fazer.

Temos um guia num artigo, onde também encontrará a ligação para versões mais antigas do Windows:

Já para jogos que correm apenas no MS-DOS, pode ser utilizado o DOSBox, um emulador x86 que inclui o MS-DOS:

Adicionalmente, existem emuladores online que podem ser corridos a partir do browser e dão acesso direto a imensos jogos. Um exemplo:

É nostálgico! Boas jogatanas!

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version