Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


É legal trocar a motherboard de um smartphone e manter o IMEI?

Boa noite Pplware,

Precisava que me ajudassem a esclarecer uma situação que me tem intrigado.

Possuo um Samsung S9 Plus que teve que entrar para assistência por anomalia. Foi efectuada a troca da placa principal mantendo o mesmo IMEI.

Gostava de saber até que ponto é legal trocar a placa principal mantendo o mesmo IMEI quando cada placa possui o seu próprio.

Obrigado desde já

Cumprimentos,

Vasco Vaz

Resposta:

Vasco,

O IMEI é um número de identificação único, exclusivo de cada motherboard. É identificado por uma partição especial no sistema, chamada EFS.

Embora exista forma de o alterar, utilizando procedimentos não oficiais, supostamente não poderá ser feito de forma legal… mas apenas alguns fabricantes procedem dessa forma.

No caso da Samsung, as motherboards de substituição não têm o seu próprio IMEI, por serem produzidas para exatamente substituição e não para produção/produto final. No momento da reparação, é reposto o IMEI original, utilizando procedimentos oficiais da marca.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque será que o Wi-Fi do meu computador não funciona?

Olá,

Tenho um problema com o wifi no meu computador Samsung 13 polegadas com Windows 10.

Em casa, ele liga normalmente à rede, mas sempre que me desloco para qualquer lado, nunca consigo ligar-me a qualquer rede.

Desde logo, quando clico no ícone da rede não abre o respetivo menu para ver as redes disponíveis;

Então, tento configurar a rede manualmente, mas nunca dá.

Se for possível dar-me uma dica sobre o procedimento a adotar, fico reconhecido.

Orlando Martins

Resposta:

Orlando,

Tudo indica que a origem desse problema está nos drivers em utilização, para a placa de rede Wi-Fi.

Com as diversas atualizações que o Windows 10 vai tendo, é muito provável que o driver tenha sofrido alguns efeitos colaterais que não era suposto existirem.

Primeiro deve procurar na página do fabricante se, para esse modelo, são disponibilizados os drivers Wi-Fi. Mesmo que se tratem dos drivers originais, ou seja, que não tenham surgido updates, é importante serem instalados, desde que compatíveis com o Windows 10.

Se existirem, convém então remover primeiro o driver antigo, para instalar depois o driver novo. Para o fazer basta abrir o menu iniciar, escrever “Gestor de dispositivos” e abrir. Depois, na lista, em placas de rede, basta procurar o driver correspondente à rede Wi-Fi e desinstalá-lo.

Se possível, o Windows deve ser reiniciado. Neste processo de reinício, é provável que o Windows instale o seu próprio driver. Aqui, é pertinente testar a ligação Wi-Fi e verificar se funciona, apenas para fique a conhecer o comportamento do driver disponibilizado pela Microsoft, no caso de ser instalado automaticamente.

Contudo, deve dar preferência ao driver original e instalá-lo, para verificar se funciona, se é melhor ou se é pior, para que possa tomar uma decisão.

Se não funcionar em nenhum dos casos (que não é nada provável), deve procurar por um driver no site do fabricante do chip da placa de rede (eventualmente Realtek), sendo necessário identificar a referência do chip.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


O Apple Watch 4 ainda vale a pena ou espero pelo próximo modelo?

Boa noite a todos,

Recentemente adquiri um iPhone XR.

Estou a pensar aventurar-me para o mundo dos smartwachs, como apreciador que sou de relógios e tecnologia.

Tenho ouvido falar muito no Xiaomi Band 4, mas não acho que seja um bom complemento ao iPhone.

Estou mais inclinado a comprar o Apple Watch Series 4 para ser um complemento ao iPhone.

Para Setembro devem apresentar um novo Apple Watch, será que valerá a pena esperar? Fala-se muito no facto do actual não ter uma app de origem para medição do sono. Será que as apps que não são de origem são suficientes e gratuitas? Ou, não sendo assim tão precisas, será mesmo ideal esperar pelas características do próximo smartwatch?

Ou haverá alguma alternativa ao smartwatch da Apple que esteja ao mesmo nível?

Obrigado.

Cumprimentos,

Nuno F.

Resposta:

Nuno,

Correndo um pouco a história, diríamos que o Apple Watch 5 não sairá nos próximos 6 meses.

Por norma, e considerando todos os lançamentos anteriores, o calendário da Apple para este gadget tem o seguinte timing:

No entanto, a Apple irá certamente lançar em 2020 o Apple Watch 5, onde provavelmente poderá ser anunciado no início do ano e lançado depois em setembro de 2020.

Quanto a outras alternativas, ao mesmo nível que um Apple Watch está para o ecossistema Apple, infelizmente não há.

[Respondido por Vitor Martins]


A box Android deixou de ter Wi-Fi, o que devo fazer?

Boa tarde pplware,

Sou seguidor assíduo do vosso site onde dão as notícias em primeira mão, adoro o site.

Estou a pedir ajuda para um problema que me está a enervar… Já tenho a algum tempo uma box Android X96 Max no qual nunca consegui ligar a rede Wi-Fi…

Na ligação por cabo funciona normalmente… Já mudei configurações da rede… IP estático e nada…

Aparecem as redes disponíveis sem problema e ao introduzir a palavra passe só fica guardada, não liga…

Muito obrigado desde já pela ajuda e atenção…

Cumprimentos para toda a equipa.

Ricardo Tomé

Resposta:

Ricardo,

Aqui deverá tomar uma solução que muitas vezes é usada nos smartphones Android.

Esta passa pela eliminação de todas as redes e definições deste elemento. A sua localização depende do equipamento e da ROM usada, mas estará nos mesmos menus onde faz a reposição de fábrica do Android.

Aí encontra a opção para fazer a reposição de rede, o que deverá ser suficiente para ultrapassar o seu problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ligar o teclado Bluetooth ao smartphone Android?

Boa tarde,

Estou a enviar esta mensagem, pois surgiu-me uma dúvida relacionada com as portas USB e MICRO-USB.

Gostaria de saber se é possível ligar um teclado Bluetooth com receptor unifying USB a um Smartphone com entrada Micro USB, através de um adaptador Micro USB – USB, permitindo, desta forma, a utilização do teclado no telemóvel.

Obrigado pela atenção disponibilizada.

Fico a aguardar resposta.

Cumprimentos,

Afonso Gama

Resposta:

Afonso,

Parece-nos que está a complicar algo que de forma natural é extremamente simples.

Diz-nos que o teclado em causa é Bluetooth e que quer usar um adaptador. Porque não liga simplesmente esse teclado ao smartphone com a ligação Bluetooth?

O seu smartphone de certeza que suporta essa ligação e tudo será mais simples.

Ainda assim, se pretender usar esse adaptador unifying USB, deve arranjar um cabo OTG para o fazer. Ao ligar estes elementos o teclado será detectado, identificado e funcionará sem problemas.

[Respondido por Pedro Simões]


Que ROM usar para dar uma nova vida ao meu smartphone?

Olá galera!

Eu postara uma solicitação de ajuda, mas, como talvez não o fizera no canal adequado, volto a postá-la aqui.

O problema é o seguinte:

Tenho um Yutopia, YU5050, que veio com o cyanogen 12, instalado nele. Esse sistema é um lixo(o smartphone também não é grande coisa, embora eu colocasse boas expectativas nele). Só dor de cabeça. Gostaria que me ensinassem como instalar um outro sistema operacional nele – pode ser qualquer um que seja suportado –

lembrando que o tutorial tem que vir a nível infantil, devido à minha inexperiência com a matéria.

Por favor, estendam-me a mão, pois já não sei o que fazer com essa tranqueira de S.O.

Agradeço desde já pela atenção, na esperança que me apresentem uma alternativa que não seja, doar para um desafeto.

Cordiais abraços. Fico-lhes muito grato.

s7rong

Resposta:

s7rong,

A existência de ROMs alternativas às que acompanham os smartphones Android depende sempre da sua popularidade junto da comunidade.

Isto explica-se de forma simples. É assim que estes sentem a necessidade de desenvolver para estes equipamentos e assim mantê-los atualizados.

No caso do seu smartphone, a última ROM que encontrámos com certeza de funcionar é o LineageOS 13. Existem muitos artigos que falam de versões mais recentes, mas a verdade é que nenhum provou estar a funcionar.

O que recomendamos é que verifique a muita informação disponível na Internet sobre este o seu smartphone e que tente seguir os tutoriais apresentados.

Existem vários vídeos que encontra numa simples pesquisa no Google e que poderá seguir. Outro local de informação muito útil é o fórum XDA Developers. Este link é dedicado ao YU Yutopia. Por lá encontra informação importante e até pode trocar impressões com outros utilizadores.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version